Educação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C
Ano de defesa: | 2013 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos
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Departamento: |
Faculdade de Nutrição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2716 |
Resumo: | Objetivo Realizar intervenção de educação nutricional com pré-escolares, estimulando o consumo de alimentos que aumentam o aporte de ferro para o organismo e também para o consumo de alimentos fontes de vitamina C, que é um facilitador da absorção desse mineral. Métodos A intervenção foi realizada com 42 crianças, de quatro a seis anos de idade, que estudavam no turno da manhã de uma Escola Municipal de Educação Infantil, da cidade de Capão do Leão, RS. Foram coletados dados socioeconômicos, de saúde da criança e antropométricos. Como estratégia de educação nutricional foram utilizados métodos lúdicos visando o incentivo ao consumo de preparações alimentares ricas em ferro e vitamina C. As crianças foram avaliadas em relação a aprendizagem sobre o tema e a aceitação das preparações oferecidas. Palestras com informações de nutrição e saúde foram repassadas aos pais e/ou responsáveis, professores e merendeiras visando consolidar as práticas de nutrição no ambiente familiar das crianças. Resultados O perfil antropométrico demonstra alta prevalência de risco de sobrepeso (27,3%) para crianças menores de cinco anos de idade e de sobrepeso (31,6%) naqueles com cinco anos ou mais. Foi verificado aumento do conhecimento das crianças em relação aos alimentos que visam prevenir a anemia e aumento no consumo das preparações ricas em ferro e vitamina C inseridas na alimentação escolar. Conclusão A estratégia de educação nutricional de caráter lúdico produziu resultados positivos junto aos pré-escolares quanto à adesão ao consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C para prevenção da anemia, e pode ser usado como modelo para estímulo ao consumo de outros alimentos e o combate a outras deficiências nutricionais. |
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2015-03-24T18:04:03Z2015-03-24T18:04:03Z2013-07-30BRASIL, Renata. Educação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, 2013.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2716Objetivo Realizar intervenção de educação nutricional com pré-escolares, estimulando o consumo de alimentos que aumentam o aporte de ferro para o organismo e também para o consumo de alimentos fontes de vitamina C, que é um facilitador da absorção desse mineral. Métodos A intervenção foi realizada com 42 crianças, de quatro a seis anos de idade, que estudavam no turno da manhã de uma Escola Municipal de Educação Infantil, da cidade de Capão do Leão, RS. Foram coletados dados socioeconômicos, de saúde da criança e antropométricos. Como estratégia de educação nutricional foram utilizados métodos lúdicos visando o incentivo ao consumo de preparações alimentares ricas em ferro e vitamina C. As crianças foram avaliadas em relação a aprendizagem sobre o tema e a aceitação das preparações oferecidas. Palestras com informações de nutrição e saúde foram repassadas aos pais e/ou responsáveis, professores e merendeiras visando consolidar as práticas de nutrição no ambiente familiar das crianças. Resultados O perfil antropométrico demonstra alta prevalência de risco de sobrepeso (27,3%) para crianças menores de cinco anos de idade e de sobrepeso (31,6%) naqueles com cinco anos ou mais. Foi verificado aumento do conhecimento das crianças em relação aos alimentos que visam prevenir a anemia e aumento no consumo das preparações ricas em ferro e vitamina C inseridas na alimentação escolar. Conclusão A estratégia de educação nutricional de caráter lúdico produziu resultados positivos junto aos pré-escolares quanto à adesão ao consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C para prevenção da anemia, e pode ser usado como modelo para estímulo ao consumo de outros alimentos e o combate a outras deficiências nutricionais.Objective To conduct nutrition education intervention for preschool children, encouraging the consumption of foods capable of increasing iron level in the body, as well as food sources of vitamin C, since it is an absorption facilitator of that mineral. Methods The intervention was conducted with 42 children aged four to six years old, studying in the morning shift of a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brazil. Socioeconomic, anthropometric and child health data were collected. Playing methods were used as the nutrition education strategy in order to encourage consumption of meals rich in iron and vitamin C. Children’s learning about the topic and acceptance of the offered meals were assessed. Lectures on nutrition and health information were given to parents and/or guardians, teachers and cooks to consolidate the nutrition practices in the children’s family environment. Results The anthropometric profile shows a high prevalence for risk of overweight (27.3%) in children under five years old and for overweight (31.6%) in those aged five years or more. Increases were noticed in children's knowledge on food items that help preventing anemia and in the consumption of food preparations rich in iron and vitamin C inserted in school meals. Conclusion The nutrition education strategy of playfulness rendered positive results among the preschoolers concerning the adherence to the consumption of foods source of iron and rich in vitamin C to prevent anemia, therefore it can be used as a model for encouraging the consumption of other foods and combat other nutritional deficiencies.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e AlimentosUFPelBrasilFaculdade de NutriçãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOAnemiaAvaliação nutricionalEducação nutricionalFerroVitamina CNutritional assessmentNutrition educationIntervention studyIronVitamin CEducação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina CNutrition education of preschool: consumption foods rich in iron and vitamin Cinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258025E3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786423H4Lindemann, Ivana Lorainehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776651Z3Kaufmann, Cristina Corrêahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211833J5Buchweitz, Márcia Rúbia DuarteBrasil, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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