O impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Grischke, Paulo Eduardo
Orientador(a): Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7852
Resumo: Esse trabalho de pesquisa tem o objetivo de contribuir para a análise das transformações ocorridas na organização do trabalho escolar e, principalmente, no trabalho e na identidade dos docentes que atuam na Educação Profissional, por meio do estudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET-RS. Transformações essas produzidas tanto pela reestruturação do setor produtivo, quanto pelas recentes reestruturações da Educação Profissional. Nesse sentido foram analisadas as mutações no mundo do trabalho do pós-fordismo, abarcando categorias como: trabalho docente, trabalho imaterial, serviços, trabalho produtivo, trabalho cognitivo, trabalho relacional, competência, empregabilidade, gerencialismo, empreendedorismo ou auto-empresariamento. Categorias essas com enormes implicações sobre a identidade e a subjetividade do trabalhador na sociedade contemporânea, na qual a economia é, cada vez mais, baseada na informação e no conhecimento. A passagem para o pós-fordismo aponta para a instalação de novas relações entre as forças de trabalho e a sociedade. O paradigma fundamental do pós-fordismo, como modo de produção largamente socializado, é baseado na comunicação social de atores flexíveis e móveis, pois é ela que alimenta a inovação, as tecnologias da informação e a chamada economia do conhecimento. E este novo paradigma seria, portanto, o do trabalho imaterial. Assim, os professores que atuam na educação profissional na atualidade enfrentam novos desafios. As mudanças na organização do trabalho, os efeitos das novas tecnologias sobre a identidade e a cultura profissional, o papel dos sistemas simbólicos sobre o mundo do trabalho e as exigências de maior qualidade na produção e nos serviços, dão novas demandas à construção e reestruturação dos saberes e conhecimentos na atividade docente da educação profissional.
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Nesse sentido foram analisadas as mutações no mundo do trabalho do pós-fordismo, abarcando categorias como: trabalho docente, trabalho imaterial, serviços, trabalho produtivo, trabalho cognitivo, trabalho relacional, competência, empregabilidade, gerencialismo, empreendedorismo ou auto-empresariamento. Categorias essas com enormes implicações sobre a identidade e a subjetividade do trabalhador na sociedade contemporânea, na qual a economia é, cada vez mais, baseada na informação e no conhecimento. A passagem para o pós-fordismo aponta para a instalação de novas relações entre as forças de trabalho e a sociedade. O paradigma fundamental do pós-fordismo, como modo de produção largamente socializado, é baseado na comunicação social de atores flexíveis e móveis, pois é ela que alimenta a inovação, as tecnologias da informação e a chamada economia do conhecimento. E este novo paradigma seria, portanto, o do trabalho imaterial. Assim, os professores que atuam na educação profissional na atualidade enfrentam novos desafios. As mudanças na organização do trabalho, os efeitos das novas tecnologias sobre a identidade e a cultura profissional, o papel dos sistemas simbólicos sobre o mundo do trabalho e as exigências de maior qualidade na produção e nos serviços, dão novas demandas à construção e reestruturação dos saberes e conhecimentos na atividade docente da educação profissional.This paper aims to contribute to the analysis of the changes into school work organization, mainly those related to Vocational Education and teachers´ work and identity, through a case study at Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, CEFET–RS. These transformations have been produced in the new context of the organization of the productive sector and the restructuring process of vocational education. In doing so, these Post-Fordist changes were analyzed using theoretical categories such as: teachers´ work, immaterial work, services, productive work, cognitive work, affective work, competence, employability, management, enterprising business or self-management. These categories have had wide implications for the workers´ subjectivity and identity in the contemporary society, where the economy is more and more based on information and knowledge. This Post-Fordist changes point to new relations between the labor force and the society. The paradigm of Post-Fordism, as a widely common mode of production, is based on social communication amongst mobile and flexible actors, which supplies innovation, technologies of information and knowledge based economy. This new paradigm is based on the notion of immaterial work. Thus teachers working on the vocational education nowadays have faced new challenges. The work organization changing, the new technologies effects on the professional culture and identity, the role of symbolic systems in the work and the demands for larger quality in the production and services give new requirements for building and re-building knowledge for teaching of vocational education.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReestruturação produtivaTrabalho imaterialTrabalho docenteIdentidadeProductive restructuringImmaterial workTeacher's workIdentityO impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS.The impact of productive and educational relationships on work and teacher identity: a case study of CEFET-RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6329494222509160http://lattes.cnpq.br/7674934224612535Hypolito, Álvaro Luiz MoreiraGrischke, Paulo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.txtDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.txtExtracted texttext/plain489930http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7852/6/Dissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.txtbc4f9df03639d285e34ae0b349e3a8b4MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.jpgDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7852/7/Dissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf.jpgb6f1fd7328320a7f79798ded9d790c87MD57open accessORIGINALDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdfDissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdfapplication/pdf1293767http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7852/1/Dissertacao_Paulo_Eduardo_Grischke.pdf00741db8f61d29a2c147b3a9a571d09fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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