As repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-RO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa, Ana Claudia Venturin da
Orientador(a): Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10237
Resumo: Esta tese tem como objetivo central investigar como a performatividade impacta o trabalho docente em escolas públicas municipais, do Ensino Fundamental I, de Vilhena/Rondônia. Tenciona conhecer melhor a realidade vivenciada pelos docentes com as mudanças no trabalho provocadas pelas políticas educacionais neoliberais. Essas políticas têm como base o desempenho, a comparação, o resultado e a competitividade, características próprias do mercado, introduzidas na educação com várias consequências para escolas, alunos, sociedade e, principalmente, para os docentes que são interpelados a todo o tempo por essas políticas na busca de determinadas performances que atendam às demandas do modelo neoliberal. A fundamentação teórica teve como embasamento os estudos sobre neoliberalismo, avaliação externa em larga escala, trabalho docente, cultura da performatividade e mal-estar docente, de autores como Stephen Ball, Michael Apple, José Manuel Esteve, dentre outros presentes na literatura nacional. Na busca de compreender os efeitos disseminados pela cultura da performatividade no trabalho docente, a pesquisa de abordagem qualitativa entrevistou professores das escolas da rede pública municipal, na cidade Vilhena/Rondônia. Constatou-se que a instituição da cultura da performatividade, atrelada ao processo de reconfiguração do papel do Estado, e a condução de reformas e políticas educacionais neoliberais brasileiras têm produzido uma intensificação e um aumento do mal-estar docente no contexto educacional de Vilhena-RO.
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Essas políticas têm como base o desempenho, a comparação, o resultado e a competitividade, características próprias do mercado, introduzidas na educação com várias consequências para escolas, alunos, sociedade e, principalmente, para os docentes que são interpelados a todo o tempo por essas políticas na busca de determinadas performances que atendam às demandas do modelo neoliberal. A fundamentação teórica teve como embasamento os estudos sobre neoliberalismo, avaliação externa em larga escala, trabalho docente, cultura da performatividade e mal-estar docente, de autores como Stephen Ball, Michael Apple, José Manuel Esteve, dentre outros presentes na literatura nacional. Na busca de compreender os efeitos disseminados pela cultura da performatividade no trabalho docente, a pesquisa de abordagem qualitativa entrevistou professores das escolas da rede pública municipal, na cidade Vilhena/Rondônia. Constatou-se que a instituição da cultura da performatividade, atrelada ao processo de reconfiguração do papel do Estado, e a condução de reformas e políticas educacionais neoliberais brasileiras têm produzido uma intensificação e um aumento do mal-estar docente no contexto educacional de Vilhena-RO.This thesis aims at to research how performativity impacts the Teachers' work in Elementary public schools, in the city of Vilhena, Rondônia. It intends to better understand the teachers experience with the changes in their labor process caused by neoliberal educational policies. Such policies are based on performance, comparison, results and competitiveness, characteristics of the market, introduced in education with various consequences for schools, students, society and, especially, for teachers who are addressed all the time by such policies in the search for certain performances that meet the demands of the neoliberal model. The theoretical foundation was based on studies on neoliberalism, large-scale evaluation, teaching work, culture of performativity, teacher malaise by authors such as Stephen Ball, Michael Apple, José Manuel Esteve, among others present in the national literature. In an attempt to understand the effects disseminated by the culture of performativity in teaching work, the qualitative approach research interviewed teachers from municipal public schools in the city of Vilhena, Rondônia. It was found out that the institution of the culture of performativity, linked to the process of reconfiguration of the role of the state, and the conduction of Brazilian neoliberal educational reforms and policies have produced an intensification and increase in teachers' malaise in the educational context of Vilhena-RO.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOPerformatividadePolíticas educacionaisTrabalho docenteIntensificaçãoMal-estar docentePerformativityEducational policiesTeachers’ workIntensificationTeachers’ MalaiseAs repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-RORepercussions of performativity on teachers' work in municipal public schools in Vilhena-ROinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/7281763072578366http://lattes.cnpq.br/7674934224612535Silva, Simone Gonçalves dahttp://lattes.cnpq.br/6170208004906513Hypolito, Álvaro Luiz MoreiraCosta, Ana Claudia Venturin dareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAna_Claudia_Venturin_da_Costa_Tese.pdfAna_Claudia_Venturin_da_Costa_Tese.pdfapplication/pdf1675010http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10237/1/Ana_Claudia_Venturin_da_Costa_Tese.pdfdf885226d6485bd707fb39eab0c12fb6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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