Ser estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Moraes, Maria Laura Brenner de
Orientador(a): Ferreira, Márcia Ondina Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7849
Resumo: Inúmeras exigências, expectativas e mudanças vêm sendo colocadas ao trabalho docente e escolar. O professorado tem sido alvo de uma série de tensões e conflitos, que chegam, até mesmo, a comprometer seu desempenho profissional. De um lado, sente-se compromissado com o ensino e a aprendizagem dos alunos; de outro, submete-se às constantes exigências das políticas públicas em educação. Muitas dessas políticas acabam exigindo dos(as) professores(as) mais esforços para cumprir dignamente sua função. Nesse sentido, este estudo analisa os motivos que levam os docentes a buscar qualificação para o exercício do seu trabalho, a partir de narrativas orais de professoras da Educação Básica, que vivenciam a dupla experiência: docência e formação profissional, em cursos de formação inicial de professores. Tais cursos são oferecidos por uma Universidade particular e comunitária, em dois municípios localizados na zona sul do estado do Rio Grande do Sul ¾ Pelotas e Canguçu. Como referência básica, toma-se a análise de Karl Marx sobre as relações sociais estabelecidas no interior do modo de produção capitalista (1981; 1982; 1989) e os estudos de Lüdke; Boing (2004), Oliveira (2004, 2005), Sampaio; Marin (2004), Vieira (2004), como também os de Apple (1987), Ball (1994, 2001, 2005), Bonafé (1999), Esteve (1995), Hargreaves (1998), Huberman (1995) e Lawn (2001), sobre a natureza das reformas educacionais e mudanças no trabalho docente, Os dados, aqui disponíveis, foram coletados, basicamente, a partir de dois tipos de fontes: questionários individuais, aplicados ao universo de docentes/estudantes regularmente matriculado em duas turmas dos referidos cursos, e entrevistas realizadas com uma pequena amostra de docentes/estudantes, escolhida em função das suas trajetórias e particularidades na ocupação docente, o que permitiu maior aprofundamento dos objetivos da pesquisa, quais sejam: investigar o que incita, motiva professores/as a se qualificarem para o exercício do trabalho docente; examinar como os(as) docentes vêm respondendo as demandas impostas pela dupla experiência: docência e formação profissional. Neste estudo, foram consideradas docentes em busca de qualificação profissional, as que já exerciam trabalho docente, antes mesmo de ingressarem nos cursos de formação inicial, sendo este ingresso representativo de uma iniciativa de qualificação profissional. A pesquisa empírica mostrou que, embora as docentes/estudantes não se considerem desqualificadas para exercerem seu trabalho, ingressam em cursos de formação inicial devido à naturalização da desqualificação do professorado, promovida pelas políticas reformadoras aplicadas no Brasil e nos demais países latino-americanos, desde os anos 90. Por conta desta naturalização, empenham-se em se adequar às novas exigências formativas. Esta iniciativa, decorrente de outras causas e não de necessidades sentidas desde a experiência docente, evidenciou-se, na maioria dos casos, como mais uma forma de intensificação do trabalho docente, evidenciando que os tempos dedicados para a formação profissional, assim como para a organização da vida privada, dos lazeres e do descanso, são dependentes do tempo disponibilizado para o trabalho.
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Nesse sentido, este estudo analisa os motivos que levam os docentes a buscar qualificação para o exercício do seu trabalho, a partir de narrativas orais de professoras da Educação Básica, que vivenciam a dupla experiência: docência e formação profissional, em cursos de formação inicial de professores. Tais cursos são oferecidos por uma Universidade particular e comunitária, em dois municípios localizados na zona sul do estado do Rio Grande do Sul ¾ Pelotas e Canguçu. Como referência básica, toma-se a análise de Karl Marx sobre as relações sociais estabelecidas no interior do modo de produção capitalista (1981; 1982; 1989) e os estudos de Lüdke; Boing (2004), Oliveira (2004, 2005), Sampaio; Marin (2004), Vieira (2004), como também os de Apple (1987), Ball (1994, 2001, 2005), Bonafé (1999), Esteve (1995), Hargreaves (1998), Huberman (1995) e Lawn (2001), sobre a natureza das reformas educacionais e mudanças no trabalho docente, Os dados, aqui disponíveis, foram coletados, basicamente, a partir de dois tipos de fontes: questionários individuais, aplicados ao universo de docentes/estudantes regularmente matriculado em duas turmas dos referidos cursos, e entrevistas realizadas com uma pequena amostra de docentes/estudantes, escolhida em função das suas trajetórias e particularidades na ocupação docente, o que permitiu maior aprofundamento dos objetivos da pesquisa, quais sejam: investigar o que incita, motiva professores/as a se qualificarem para o exercício do trabalho docente; examinar como os(as) docentes vêm respondendo as demandas impostas pela dupla experiência: docência e formação profissional. Neste estudo, foram consideradas docentes em busca de qualificação profissional, as que já exerciam trabalho docente, antes mesmo de ingressarem nos cursos de formação inicial, sendo este ingresso representativo de uma iniciativa de qualificação profissional. A pesquisa empírica mostrou que, embora as docentes/estudantes não se considerem desqualificadas para exercerem seu trabalho, ingressam em cursos de formação inicial devido à naturalização da desqualificação do professorado, promovida pelas políticas reformadoras aplicadas no Brasil e nos demais países latino-americanos, desde os anos 90. Por conta desta naturalização, empenham-se em se adequar às novas exigências formativas. Esta iniciativa, decorrente de outras causas e não de necessidades sentidas desde a experiência docente, evidenciou-se, na maioria dos casos, como mais uma forma de intensificação do trabalho docente, evidenciando que os tempos dedicados para a formação profissional, assim como para a organização da vida privada, dos lazeres e do descanso, são dependentes do tempo disponibilizado para o trabalho.Countless requirements, expectations, and changes have been taken into account concerning both the teaching and the scholastic areas. Teachers have been facing a sequence of tensions and conflicts which may put at risk even their professional development. On one hand, they find themselves committed with the teaching process and students´ learning; on the other hand, they submit to constant requirements from educational public politics. A great part of these politics ends up demanding more efforts from teachers in order to achieve their objectives. In this way, this research analyzes the reasons that take teachers to a higher qualification to develop their work. This analysis was carried out mainly through oral statements set by Primary School teachers who face a double experience process: teaching and teachers qualification courses. These courses were run by a particular community University in two towns on the southern region of Rio Grande do Sul – Pelotas and Canguçu. As a base reference, it is taken the analysis of Karl Marx concerning the social relationships established in the capitalist way of production (1981; 1982; 1989) and the studies of Lüdke; Boing (2004), Oliveira (2004, 2005), Sampaio; Marin (2004), Vieira (2004), as well as the studies of Apple (1987), Ball (1994, 2001, 2005), Bonafé (1999), Esteve (1995), Hargreaves (1998), Huberman (1995) e Lawn (2001), concerning the content of the educational reshuffles and the changes in the teaching practice. Various data presented in this research were collected basically from two types of sources: individual questionnaires applied to a range of teachers and students who were regularly enrolled in two groups of the courses mentioned above, and interviews conducted with a small sample of teachers and students; these interviews were chosen according to the teachers´/students´ experiences and particularities concerning the teaching area; this methodology made researchers go deeper into research aims: investigating what incites teachers to qualify themselves targeting their teaching performance; verifying how teachers have been dealing with the requirements imposed by the double experience process: teaching and professional qualification. Some teachers who had already been teaching, and that had no higher qualification, were considered, in this research, as the ones to take part of the qualification courses.The empirical research showed that despite teachers and students do not think they are less prepared than others to develop their jobs, they get enrolled in qualification courses. This is probably due to a natural, but not normal, disqualification of teachers’ staff as a whole, and the responsible factors for this disqualification are some current teaching politics which have been applied in Brazil and in other Latino-American countries since the 1990s. The initiative of offering the courses, which did not have to do with teachers´ previous needs, pointed that in almost all cases there was an intensification of the teaching practice, proving that all time dedicated to the professional qualification as well as to the organization of private life, of leisure activities, and resting time, are dependent upon the time available for work.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho docenteFormaçãoIntensificaçãoReformas educacionaisTeaching practiceQualificationIntensificationEducational reshufflesSer estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam?To be a teacher while being a student: why do teachers get qualified?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1362310290702459http://lattes.cnpq.br/5250139595129075Ferreira, Márcia Ondina VieiraMoraes, Maria Laura Brenner deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.txtDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.txtExtracted texttext/plain197441http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7849/6/Dissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.txt9cbd819072184d201d3629de3aad1013MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.jpgDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7849/7/Dissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdf.jpgb61ce4d2f7899c6a9f748445515993afMD57open accessORIGINALDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdfDissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdfapplication/pdf456036http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7849/1/Dissertacao_Maria_Laura_Brenner_de_Moraes.pdfef86ae34692f370848192b0838a266a8MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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