Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
Orientador(a): Senna, Nádia da Cruz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
App
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420
Resumo: O presente trabalho contempla minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O título o trabalho, Homo Selfies, se refere ao homem que faz selfies, uma nova forma de se autorretratar, obtida a partir do smartphone do sujeito por ele mesmo. A ideia da pesquisa é se valer deste fenômeno virtual midiático para trazer estas imagens para o campo da pintura, conferindo-lhes materialidade inexistente no espaço virtual devido a atual ausência de impressão de fotografias, e discutir as novas formas que as pessoas se oferecem como imagem na contemporaneidade devido às facilidades que a tecnologia oferece. Aproprio-me das figuras através do aplicativo de paquera Happn, que captura as pessoas que cruzam o caminho de quem o utiliza. Partindo destas premissas, é feita uma reflexão acerca do trabalho produzido traçando paralelos com a produção do autorretrato na arte no passado e presente e das relações do sujeito contemporâneo com o outro.
id UFPL_3c0fa45863a84d8d35ca7782eece9b7e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4420
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2019-05-08T13:16:42Z2019-05-032019-05-08T13:16:42Z2018-04-10AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420O presente trabalho contempla minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O título o trabalho, Homo Selfies, se refere ao homem que faz selfies, uma nova forma de se autorretratar, obtida a partir do smartphone do sujeito por ele mesmo. A ideia da pesquisa é se valer deste fenômeno virtual midiático para trazer estas imagens para o campo da pintura, conferindo-lhes materialidade inexistente no espaço virtual devido a atual ausência de impressão de fotografias, e discutir as novas formas que as pessoas se oferecem como imagem na contemporaneidade devido às facilidades que a tecnologia oferece. Aproprio-me das figuras através do aplicativo de paquera Happn, que captura as pessoas que cruzam o caminho de quem o utiliza. Partindo destas premissas, é feita uma reflexão acerca do trabalho produzido traçando paralelos com a produção do autorretrato na arte no passado e presente e das relações do sujeito contemporâneo com o outro.The present work encompasses my research of Masters in Visual Arts in the line of Processes of Creation and Poetics of the Daily Life. The title of the paper, Homo Selfies, refers to the man who makes selfies, a new way of self-portraying got from the one's smartphone by himself. The idea of the research is to use this virtual media phenomenon to bring those images to the field of painting, giving them non-existent materiality in the virtual space due to the current absence of photo printing, and discuss the new forms that people offer themselves as image in contemporary times due to the facilities that technology offers. I take advantage of the figures through the app Happn, which captures people who cross one another way. Starting from these premises, a reflection is made on the work produced by drawing parallels with the production of self-portraiture in art in the past and present and the relations of the contemporary subject with the other.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArte contemporâneaPinturaSelfieAplicativoSujeitoContemporary artPaintingAppSubjectHomo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneosHomo Selfies - From appropriation of digital images to painting: Portraits of contemporary self-portraitsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7934895639256662http://lattes.cnpq.br/6259571036663263Pellegrin, Jose Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/5639712285450838Senna, Nádia da CruzAmorim Júnior, Flávio MichelazzoAMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação.pdf.txtDissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain104681http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txta3c54deae5f10173ec1fd9acdc00762cMD56open accessTHUMBNAILDissertação.pdf.jpgDissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2153http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg04fc80d0aa122a01b0e04c203831006fMD57open accessORIGINALDissertação.pdfDissertação.pdfapplication/pdf14481746http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf4eb081158cd5e7b76e832ed828800480MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/44202023-07-13 03:01:12.25open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:01:12Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Homo Selfies - From appropriation of digital images to painting: Portraits of contemporary self-portraits
title Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
spellingShingle Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Arte contemporânea
Pintura
Selfie
Aplicativo
Sujeito
Contemporary art
Painting
App
Subject
title_short Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
title_full Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
title_fullStr Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
title_full_unstemmed Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
title_sort Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos
author Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
author_facet Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7934895639256662
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6259571036663263
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pellegrin, Jose Luiz de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5639712285450838
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Nádia da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
contributor_str_mv Pellegrin, Jose Luiz de
Senna, Nádia da Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Arte contemporânea
Pintura
Selfie
Aplicativo
Sujeito
Contemporary art
Painting
App
Subject
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Pintura
Selfie
Aplicativo
Sujeito
Contemporary art
Painting
App
Subject
description O presente trabalho contempla minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O título o trabalho, Homo Selfies, se refere ao homem que faz selfies, uma nova forma de se autorretratar, obtida a partir do smartphone do sujeito por ele mesmo. A ideia da pesquisa é se valer deste fenômeno virtual midiático para trazer estas imagens para o campo da pintura, conferindo-lhes materialidade inexistente no espaço virtual devido a atual ausência de impressão de fotografias, e discutir as novas formas que as pessoas se oferecem como imagem na contemporaneidade devido às facilidades que a tecnologia oferece. Aproprio-me das figuras através do aplicativo de paquera Happn, que captura as pessoas que cruzam o caminho de quem o utiliza. Partindo destas premissas, é feita uma reflexão acerca do trabalho produzido traçando paralelos com a produção do autorretrato na arte no passado e presente e das relações do sujeito contemporâneo com o outro.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T13:16:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03
2019-05-08T13:16:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420
identifier_str_mv AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4420/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3c54deae5f10173ec1fd9acdc00762c
04fc80d0aa122a01b0e04c203831006f
4eb081158cd5e7b76e832ed828800480
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801847067807580160