Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Morelatto, Felipe [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/190954
Resumo: Esta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto.
id UNSP_3bda31e409681f3b863f2b401f0c1d3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190954
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivoPainting and appropriation: the poetic action in the interface between the personal and collectiveArte ContemporâneaApropriaçãoPinturaContemporary ArtAppropriationPaintingEsta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto.This dissertation consists of an analysis of my preexisting plastic production of the body of work done during the two years of the Master's degree course. This study focuses on deepening the investigation of the appropriation of ready-made images as an artistic procedure, witch is a extremely relevant theme for the current artistic production, and it also consists of the axes that guide my artistic production, and has been present since my first studies and artistic works as a graduate student. To explore this whole panorama, I have chosen to focus on the thinking of critics who delve deeper into the study of such practices as Douglas Crimp and Nicholas Bourriaud, as well as the work of Marcel Duchamp and Andy Warhol, who are artists who inaugurate key aspects of this context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatto, Felipe [UNESP]2019-11-01T18:28:02Z2019-11-01T18:28:02Z2019-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19095400092656833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:27:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:47:03.585943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
Painting and appropriation: the poetic action in the interface between the personal and collective
title Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
spellingShingle Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
Morelatto, Felipe [UNESP]
Arte Contemporânea
Apropriação
Pintura
Contemporary Art
Appropriation
Painting
title_short Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
title_full Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
title_fullStr Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
title_full_unstemmed Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
title_sort Pintura e apropriação: a ação poética na interface entre o pessoal e coletivo
author Morelatto, Felipe [UNESP]
author_facet Morelatto, Felipe [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morelatto, Felipe [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Contemporânea
Apropriação
Pintura
Contemporary Art
Appropriation
Painting
topic Arte Contemporânea
Apropriação
Pintura
Contemporary Art
Appropriation
Painting
description Esta dissertação consiste numa análise de minha produção plástica preexistente do corpo de obras realizadas no período de dois anos do curso do mestrado. Esse estudo tem como foco um aprofundamento na investigação da apropriação de imagens prontas como procedimento artístico, tema extremamente relevante para produção artística atual, pois consiste como um dos eixos que norteiam a minha produção artística, já se fazendo presente em meus primeiros estudos e trabalhos artísticos, realizados desde a época da graduação. Para explorar todo esse panorama optei por focar no pensamento de críticos que se aprofundam no estudo dessas práticas como Douglas Crimp e Nicholas Bourriaud, bem como na obra de Marcel Duchamp e Andy Warhol, que são artistas que inauguram aspectos chave para esse contexto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01T18:28:02Z
2019-11-01T18:28:02Z
2019-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190954
000926568
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/190954
identifier_str_mv 000926568
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130345096183808