Leitura deleite e formação docente: o saber pelo prazer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Borba, Ellem Rudijane Moraes de
Orientador(a): Zamperetti, Maristani Polidori
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4371
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Leitura Deleite, a qual é entendida como um momento destinado ao prazer e à fruição da leitura, capaz de proporcionar a ampliação de saberes e o contato com diversos textos. Com isso, o processo metodológico foi baseado em uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, através das quais, procurei responder a seguinte questão norteadora: “As atividades de Leitura Deleite realizadas nos Cursos de Formação Continuada de professores alfabetizadores do PNAIC (BRASIL, 2012) modificaram as práticas de leitura desses professores? Como?”. Nesta perspectiva, o objetivo geral consistiu em compreender se e como a Leitura Deleite desenvolvida nos Cursos de Formação de Professores do PNAIC modificaram as práticas de leitura pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras. Ademais, os objetivos específicos foram: identificar que concepção as professoras alfabetizadoras deixam transparecer quando se referem ao termo Leitura Deleite; mapear os tipos de práticas, modos e formas de leituras realizadas nos encontros de formação; verificar mudanças na prática de leitura, referidas pela professora alfabetizadora, em sua vida pessoal e profissional, especialmente com foco na ampliação de sues saberes docentes. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras alfabetizadoras que recentemente participaram dos encontros de formação do PNAIC, no município de Pelotas/RS. Nesse contexto, foi possível constatar que a experiência da leitura possibilitada pela prática da atividade de Leitura Deleite na vida cotidiana do professor tem a capacidade de reaproximar esse profissional com a leitura literária e, por conseguinte, viabilizar um contato mais intenso entre criança e Literatura em um movimento no sentido de formá-las e torná-las leitores proficientes (KRAMER, 2001; LAJOLO, 1982; 2009; PAULINO, 2010). Além disso, a leitura de textos literários favorece o contato com o estético e o lúdico, estimula a imaginação e a fantasia, além de promover o contato com novos conhecimentos e a formação de um estreito vínculo entre ficção e realidade (ZILBERMAN, 2009; CANDIDO, 1995). Adiante, conforme Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2012), Roldão (2007), Gauthier (2013) e Pimenta (2012), a identidade profissional se constrói a partir do equilíbrio entre as características pessoais e a trajetória profissional do professor. Em vista disso, a pesquisa revelou que os saberes da leitura literária são saberes experienciais que muitas vezes não são formalizados pela consciência discursiva; saberes subjetivos que não se relacionam exclusivamente ao trabalho docente, mas pertencem ao histórico de vida pessoal dos professores, necessitando de valorização e espaços capazes de proporcionar condições para descobertas de práticas destinadas a aproximar as dimensões pessoais e profissionais, tantas vezes colocadas em lugares opostos, quando na verdade deveriam ser complementares.
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Com isso, o processo metodológico foi baseado em uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, através das quais, procurei responder a seguinte questão norteadora: “As atividades de Leitura Deleite realizadas nos Cursos de Formação Continuada de professores alfabetizadores do PNAIC (BRASIL, 2012) modificaram as práticas de leitura desses professores? Como?”. Nesta perspectiva, o objetivo geral consistiu em compreender se e como a Leitura Deleite desenvolvida nos Cursos de Formação de Professores do PNAIC modificaram as práticas de leitura pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras. Ademais, os objetivos específicos foram: identificar que concepção as professoras alfabetizadoras deixam transparecer quando se referem ao termo Leitura Deleite; mapear os tipos de práticas, modos e formas de leituras realizadas nos encontros de formação; verificar mudanças na prática de leitura, referidas pela professora alfabetizadora, em sua vida pessoal e profissional, especialmente com foco na ampliação de sues saberes docentes. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras alfabetizadoras que recentemente participaram dos encontros de formação do PNAIC, no município de Pelotas/RS. Nesse contexto, foi possível constatar que a experiência da leitura possibilitada pela prática da atividade de Leitura Deleite na vida cotidiana do professor tem a capacidade de reaproximar esse profissional com a leitura literária e, por conseguinte, viabilizar um contato mais intenso entre criança e Literatura em um movimento no sentido de formá-las e torná-las leitores proficientes (KRAMER, 2001; LAJOLO, 1982; 2009; PAULINO, 2010). Além disso, a leitura de textos literários favorece o contato com o estético e o lúdico, estimula a imaginação e a fantasia, além de promover o contato com novos conhecimentos e a formação de um estreito vínculo entre ficção e realidade (ZILBERMAN, 2009; CANDIDO, 1995). Adiante, conforme Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2012), Roldão (2007), Gauthier (2013) e Pimenta (2012), a identidade profissional se constrói a partir do equilíbrio entre as características pessoais e a trajetória profissional do professor. Em vista disso, a pesquisa revelou que os saberes da leitura literária são saberes experienciais que muitas vezes não são formalizados pela consciência discursiva; saberes subjetivos que não se relacionam exclusivamente ao trabalho docente, mas pertencem ao histórico de vida pessoal dos professores, necessitando de valorização e espaços capazes de proporcionar condições para descobertas de práticas destinadas a aproximar as dimensões pessoais e profissionais, tantas vezes colocadas em lugares opostos, quando na verdade deveriam ser complementares.The focus of the present research work is leisure reading, a sort of activity understood as a specific moment aimed to promote reading for pleasure so as to develop a wide range of knowledge and the contact with other texts. The methodological approach was based upon qualitative research and in-depth interviewing as the main method to collect data for the study. In those interviews, we attempted to answer the following question: Do the leisure reading activities designed for the continuing education of literacy teachers course of PNAIC (BRAZIL, 2012) change teachers’ reading practices? And if so, how?. In this regard, the main objective of this analysis is to comprehend whether and how leisure reading developed by the teacher formation course of PNAIC may alter literacy teachers’ personal and professional reading exercises. The specific goals are to identify which concept of alphabetizer teacher is expressed when educators refer themselves to the leisure reading term; to map kinds of practices, ways and forms of reading carried out in the teacher’s formation meetings; to verify changes in literacy teacher’s reading application as well as in his personal and professional life in order to enhance his pedagogical knowledge. The participants of this investigation were four alphabetizer educators who have recently participated on PNAIC’s formation meeting in the city of Pelotas, RS. In this sense, it was possible to verify that reading experience through the practice of leisure reading in teacher’s everyday life may be a way to reconnect the professional to literary reading and, consequently, to an intense contact between child and literature as a means to turn students into proficient readers (KRAMER, 2001; LAJOLO, 1982; 2009 and PAULINO, 2010). The ability to read literary productions allows not only the contact with aesthetic and ludic, but also inspires imagination and fantasy. Moreover, it establishes a link to new knowledge and the formation of a close line that marks the edges of fiction and reality (ZILBERMAN, 2009) and (CANDIDO, 1995). Considering Nóvoa’s (1992, 1995), Tardif’s (2012), Roldão’s (2007), Gauthier’s (2013) and Pimenta’s (2012) previous research, professional identity is formed through a balance between personal features and teacher’s trajectory. Therefore, the findings of this study suggest that, although the enlightenment from literary productions may be considered instances of experienced knowledge, that is, a set of subjective information not exclusivity related to pedagogical practices which belongs to teacher’s personal life, it is frequently not taken into consideration. Such issues, thus, shed light on the need for more fully explore this potential and bring about relevant discussions around the discovery of applications whose main interest is in the close relation between the self-experience and the professional one, factors constantly placed in opposite directions when, in fact, they should complement each other.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura deleiteFormação de leitoresFormação de professoresSaberes docentesLeisure readingFormation of readersTeacher’s educationTeacher’s knowledgeLeitura deleite e formação docente: o saber pelo prazerLeisure reading and teacher’s education: learning through pleasureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEllem Rudijane Moraes de Borba.pdf.txtEllem Rudijane Moraes de Borba.pdf.txtExtracted texttext/plain281593http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4371/6/Ellem%20Rudijane%20Moraes%20de%20Borba.pdf.txt58dd20a0708d541172cb497645f4ae19MD56open accessTHUMBNAILEllem Rudijane Moraes de Borba.pdf.jpgEllem Rudijane Moraes de Borba.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4371/7/Ellem%20Rudijane%20Moraes%20de%20Borba.pdf.jpge59618dafca2c56c2de9e32cb3801301MD57open accessORIGINALEllem Rudijane Moraes de Borba.pdfEllem Rudijane Moraes de Borba.pdfapplication/pdf1186482http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4371/1/Ellem%20Rudijane%20Moraes%20de%20Borba.pdf9a0d85c38115a768369ea3e8e839d226MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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