Determinantes da satisfação no trabalho e seus reflexos no desempenho: um estudo com servidores de uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Constantino, Giovani Luiz Garcia
Orientador(a): Cavalheiro, Everton Anger
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Departamento: Faculdade de Administração e Turismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6464
Resumo: A satisfação profissional parece ser um foco importante das organizações que desejam reduzir o absenteísmo, a rotatividade e aumentar o desempenho no trabalho. Algumas teorias organizacionais se baseiam na noção de que as organizações que são capazes de tornar seus funcionários mais felizes terão como resultado funcionários com uma maior produtividade. Muitos autores têm estudado a influência dos traços de personalidade ou dos fatores inerentes ao trabalho na satisfação ou no desempenho no trabalho. No sentido de tratar simultaneamente de aspectos próprios dos indivíduos e de aspectos inerentes ao trabalho, objetivou-se investigar em que nível os traços de personalidade (autoestima, neuroticismo, autoeficácia generalizada e lócus de controle) e as facetas da satisfação no trabalho (trabalho desafiador, recompensas financeiras, relacionamento com colegas e chefia, condições de trabalho apoiadoras, oportunidade de treinamento, oportunidade de crescimento) determinam a satisfação global e o quanto esta influencia no desempenho no trabalho dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto, procedeu-se ao levantamento dos dados a partir de um questionário composto por instrumentos já validados por outros autores. Tal questionário buscou mensurar cada um dos construtos envolvidos no modelo teórico que relaciona traços de personalidade, componentes específicos inerentes ao trabalho, satisfação e desempenho no trabalho. Nesta pesquisa participaram 658 servidores de uma universidade federal. Observou-se que 6 hipóteses foram confirmadas e 6 não foram confirmadas. Assim, identificou-se que o trabalho desafiador, neuroticismo e autoestima foram os maiores determinantes da satisfação geral no trabalho. Os maiores determinantes do desempenho no trabalho foram satisfação geral, autoeficácia e falta de atenção. O que permite concluir que os gestores devem pautar suas ações no sentido de aprimorar os fatores que influenciam na satisfação dos servidores, tendo em vista que ela influencia positivamente o desempenho no trabalho. Ademais, com base nos resultados obtidos, foi formulada uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar a gestão dos fatores estudados nesta pesquisa que se apresentam como determinantes da satisfação e do desempenho no trabalho. Assim sendo, foram propostas 14 ações, que têm tanto embasamento teórico, que as justifica, quanto fundamentação legal para a execução de cada uma delas na gestão universitária.
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spelling 2020-08-25T01:26:59Z2020-08-25T01:26:59Z2019-05-17CONSTANTINO, Giovani Luiz Garcia. Determinantes da satisfação no trabalho e seus reflexos no desempenho: um estudo com servidores de uma universidade federal. 2019. 224f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6464A satisfação profissional parece ser um foco importante das organizações que desejam reduzir o absenteísmo, a rotatividade e aumentar o desempenho no trabalho. Algumas teorias organizacionais se baseiam na noção de que as organizações que são capazes de tornar seus funcionários mais felizes terão como resultado funcionários com uma maior produtividade. Muitos autores têm estudado a influência dos traços de personalidade ou dos fatores inerentes ao trabalho na satisfação ou no desempenho no trabalho. No sentido de tratar simultaneamente de aspectos próprios dos indivíduos e de aspectos inerentes ao trabalho, objetivou-se investigar em que nível os traços de personalidade (autoestima, neuroticismo, autoeficácia generalizada e lócus de controle) e as facetas da satisfação no trabalho (trabalho desafiador, recompensas financeiras, relacionamento com colegas e chefia, condições de trabalho apoiadoras, oportunidade de treinamento, oportunidade de crescimento) determinam a satisfação global e o quanto esta influencia no desempenho no trabalho dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto, procedeu-se ao levantamento dos dados a partir de um questionário composto por instrumentos já validados por outros autores. Tal questionário buscou mensurar cada um dos construtos envolvidos no modelo teórico que relaciona traços de personalidade, componentes específicos inerentes ao trabalho, satisfação e desempenho no trabalho. Nesta pesquisa participaram 658 servidores de uma universidade federal. Observou-se que 6 hipóteses foram confirmadas e 6 não foram confirmadas. Assim, identificou-se que o trabalho desafiador, neuroticismo e autoestima foram os maiores determinantes da satisfação geral no trabalho. Os maiores determinantes do desempenho no trabalho foram satisfação geral, autoeficácia e falta de atenção. O que permite concluir que os gestores devem pautar suas ações no sentido de aprimorar os fatores que influenciam na satisfação dos servidores, tendo em vista que ela influencia positivamente o desempenho no trabalho. Ademais, com base nos resultados obtidos, foi formulada uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar a gestão dos fatores estudados nesta pesquisa que se apresentam como determinantes da satisfação e do desempenho no trabalho. Assim sendo, foram propostas 14 ações, que têm tanto embasamento teórico, que as justifica, quanto fundamentação legal para a execução de cada uma delas na gestão universitária.Job satisfaction seems to be a major focus of organizations wishing to reduce absenteeism, turnover, and increase job performance. Some organizational theories are based on the notion that organizations that are able to make their employees happier will result in employees with higher productivity. Many authors have studied the influence of personality traits or factors inherent to work on job satisfaction or performance. In order to deal simultaneously with aspects of individuals and aspects inherent to work, the objective was to investigate the personality traits (self-esteem, neuroticism, generalized self-efficacy and control locus) and the aspects of job satisfaction (challenging work , financial rewards, peer relationships and leadership, supportive working conditions, training opportunities, growth opportunities) determine the overall satisfaction and how much this influences the performance of the employees of a Federal Institution of Higher Education. To do so, the data were collected from a questionnaire composed of instruments already validated by other authors. This questionnaire sought to measure each of the constructs involved in the theoretical model that relates personality traits, specific components inherent in work, satisfaction and work performance. In this research participated 658 servers of a federal university. It was observed that 6 hypotheses were confirmed and 6 were not confirmed. Thus, it was identified that challenging work, neuroticism and self-esteem were the major determinants of overall job satisfaction. The main determinants of work performance were general satisfaction, self-efficacy and lack of attention. This allows us to conclude that managers should guide their actions in order to improve the factors that influence server satisfaction, since it positively influences the performance in the work. In addition, based on the results obtained, a proposal of intervention was formulated with the purpose of improving the management of the factors studied in this research that are presented as determinants of satisfaction and performance in the work. Thus, 14 actions were proposed, which have both theoretical basis, which justifies them, and legal grounds for the execution of each of them in university management.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilFaculdade de Administração e TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAdministração públicaSatisfação no trabalhoDesempenho no trabalhoTraços de personalidadeFacetas da satisfação no trabalhoInstituição Federal de Ensino SuperiorSatisfaction at workWork performancePersonality traitsFacets of job satisfactionFederal Institution of Higher EducationDeterminantes da satisfação no trabalho e seus reflexos no desempenho: um estudo com servidores de uma universidade federalDeterminants of job satisfaction and its performance reflexes: a study with employees of a federal universityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4578229343107991http://lattes.cnpq.br/9676047419085686Cavalheiro, Everton AngerConstantino, Giovani Luiz Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Giovani_Constantino.pdf.txtDissertacao_Giovani_Constantino.pdf.txtExtracted texttext/plain475673http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6464/6/Dissertacao_Giovani_Constantino.pdf.txtfb464f3fde367ef5b8abf45c2e6cd196MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Giovani_Constantino.pdf.jpgDissertacao_Giovani_Constantino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6464/7/Dissertacao_Giovani_Constantino.pdf.jpg88df9799d5c3cb52a3379ceabca5d015MD57open accessORIGINALDissertacao_Giovani_Constantino.pdfDissertacao_Giovani_Constantino.pdfapplication/pdf6620472http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6464/1/Dissertacao_Giovani_Constantino.pdf2053227dff8a9f55350634060f7a4c1dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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