Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: desafios e realidades no IFSul.
Ano de defesa: | 2016 |
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Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7756 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as políticas públicas de formação continuada de professores para atuarem na modalidade a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil - UAB, à luz do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e seus colaboradores como procedimento teórico metodológico na compreensão dos cinco contextos propostos por eles para a análise de políticas públicas por intermédio de uma pesquisa de campo subsidiada pela revisão bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo de caso com aplicação de questionário exploratório e entrevista semiestruturada através da qual foi realizada a análise textual discursiva apoiada pelo software Word Smith. Esse procedimento possibilitou olhares em todos os âmbitos em que as políticas se constroem e demonstrou que os contextos não são isolados uns dos outros, mas que se entrelaçam e exercem influências entre eles. O estudo detém-se, em especial, na construção da UAB no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Traz-se a compreensão da metodologia de trabalho atrelada aos diversos contextos, sendo que o contexto de influência referente às políticas públicas de formação continuada de professores está interligado com o contexto de estratégias políticas e formação de professores. No levantamento dos marcos legais, nacionais e locais, sobre a utilização da educação a distância nos cursos da Universidade Aberta do Brasil, encontra-se o contexto da produção de textos. Os contextos da prática e dos efeitos e resultados são identificados com a construção dessa política no IFSul/Câmpus Pelotas quanto ao trabalho dos atores envolvidos e do seu reflexo e resultados na sociedade em que acorre. Verifica-se que na participação da construção desta política, o IFSul pôde utilizar-se de uma autonomia relativa para a oferta de cursos, montagem dos currículos e organização das aulas, mesmo que estes procedimentos tenham sido minimizados pelos cortes nos financiamentos da CAPES durante o processo de sua construção. Verificou-se a necessidade de um trabalho colaborativo, quando da construção do material didático e do processo com os estudantes. O trabalho desses profissionais exige saberes que precisam ser desenvolvidos ou aprimorados na busca de uma melhor qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, que dependem de uma formação continuada constante, visto os desafios sempre novos que se apresentam na educação e, principalmente, na educação mediada pelas tecnologias. O grupo de cursos de formação continuada sistematizados no IFSul através do Programa Anual de Capacitação Continuada e oferecidos com subsídios governamentais se ateve a uma edição, no entanto, a formação continuada acontece pela dinâmica do fazer em que as reuniões, seminários e trocas de informações entre os participantes, as orientações dos mais experientes e as buscas individuais de formação oportunizam o desenvolvimento destes saberes pelos atores que ali se encontram. |
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2021-06-23T09:52:35Z2021-06-222021-06-23T09:52:35Z2016-03-29OTTE, Janete. Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB no IFSul. 2016. 229f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7756Esta pesquisa analisa as políticas públicas de formação continuada de professores para atuarem na modalidade a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil - UAB, à luz do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e seus colaboradores como procedimento teórico metodológico na compreensão dos cinco contextos propostos por eles para a análise de políticas públicas por intermédio de uma pesquisa de campo subsidiada pela revisão bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo de caso com aplicação de questionário exploratório e entrevista semiestruturada através da qual foi realizada a análise textual discursiva apoiada pelo software Word Smith. Esse procedimento possibilitou olhares em todos os âmbitos em que as políticas se constroem e demonstrou que os contextos não são isolados uns dos outros, mas que se entrelaçam e exercem influências entre eles. O estudo detém-se, em especial, na construção da UAB no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Traz-se a compreensão da metodologia de trabalho atrelada aos diversos contextos, sendo que o contexto de influência referente às políticas públicas de formação continuada de professores está interligado com o contexto de estratégias políticas e formação de professores. No levantamento dos marcos legais, nacionais e locais, sobre a utilização da educação a distância nos cursos da Universidade Aberta do Brasil, encontra-se o contexto da produção de textos. Os contextos da prática e dos efeitos e resultados são identificados com a construção dessa política no IFSul/Câmpus Pelotas quanto ao trabalho dos atores envolvidos e do seu reflexo e resultados na sociedade em que acorre. Verifica-se que na participação da construção desta política, o IFSul pôde utilizar-se de uma autonomia relativa para a oferta de cursos, montagem dos currículos e organização das aulas, mesmo que estes procedimentos tenham sido minimizados pelos cortes nos financiamentos da CAPES durante o processo de sua construção. Verificou-se a necessidade de um trabalho colaborativo, quando da construção do material didático e do processo com os estudantes. O trabalho desses profissionais exige saberes que precisam ser desenvolvidos ou aprimorados na busca de uma melhor qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, que dependem de uma formação continuada constante, visto os desafios sempre novos que se apresentam na educação e, principalmente, na educação mediada pelas tecnologias. O grupo de cursos de formação continuada sistematizados no IFSul através do Programa Anual de Capacitação Continuada e oferecidos com subsídios governamentais se ateve a uma edição, no entanto, a formação continuada acontece pela dinâmica do fazer em que as reuniões, seminários e trocas de informações entre os participantes, as orientações dos mais experientes e as buscas individuais de formação oportunizam o desenvolvimento destes saberes pelos atores que ali se encontram.This research analyses the public policies of teacher training for faculty working with distance education through the Universidade Aberta (Open University) – UAB. It was guided by the policy cycle approach proposed by Stephen Ball and his collaborators as a methodological theoretical procedure, under the comprehension of the five proposed contexts for the analysis of public policies. Data was obtained by a field research, subsidized by a bibliographic review, a documental research, a case study with the application of an exploratory questionnaire and a semi-structured interview, providing input for the textual discursive analysis supported by Word Smith software. This procedure enabled observation in all sectors in which the policies are built, and demonstrated that the contexts are not isolated from each other, but intertwined and exert influences among themselves. This study focuses, more specifically, on the processes of the Open University (UAB) at IFSul. The comprehension of the work methodology together with different contexts are brought up, with the influence context referring to the public policies of teacher training being related to the strategy context and teacher education.The context of text production is found at the data identified in the local and national legislation for distance education of the Open University. The contexts of practice and effect and results are identified in the construction of this policy at campus Pelotas, IFSul, regarding the characters involved and the results and responsiveness in the related community where the programs are offered. Data also shows that IFSul was able to use a certain autonomy for the course offerings, as part of the construction of the policy, as well as the curriculum design and classroom organization, even if these procedures were minimized by the budget cut downs of CAPES during their construction process. The need for a collaborative work during the development of the didactic material and the process with the students was identified. This type of work demands knowledges that need to be better developed on the search for more quality in the teaching and learning process, which depend on continuous teacher training, considering the constant challenges that are present in the educational processes and mainly in education mediated by technology. The study groups of continuing education organized at IFSul through the Annual Continuous Teacher Training Program and offered with support from the government had only one edition, however, the dynamics of this process happen through the construction of knowledges in meetings, seminars and information exchange among participants, the guidance of more experienced peers and the individual quest for continuous education. These strategies allow for the development of knowledges of the characters involved in this work.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação a distânciaUniversidade Aberta do BrasilPolíticas públicasFormação continuada de professoresInstituto Federal Sul-rio-grandense/Câmpus PelotasDistance educationOpen University (UAB)Public policiesTeacher trainingPolíticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: desafios e realidades no IFSul.Public Policies for Teacher Training on Distance Education (Universidade Aberta/UAB) at the Sul-rio-grandense Federal Institute for Education, Science and Technology - IFSul.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8746776587980561http://lattes.cnpq.br/9604790118520059Orth, Miguel AlfredoOtte, Janeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Janete_Otte.pdf.txtTese_Janete_Otte.pdf.txtExtracted texttext/plain538196http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7756/6/Tese_Janete_Otte.pdf.txtec5ee137e23d90950a8de6a5252d010bMD56open accessTHUMBNAILTese_Janete_Otte.pdf.jpgTese_Janete_Otte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1768http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7756/7/Tese_Janete_Otte.pdf.jpg1acd47458e8b1dfd5959dfc1e6913140MD57open accessORIGINALTese_Janete_Otte.pdfTese_Janete_Otte.pdfapplication/pdf1990488http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7756/1/Tese_Janete_Otte.pdff1cd3923b1f6bcac9ba83b0a4cd360e0MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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