Cidade, infância e educação : uma análise dos programas curriculares da rede municipal de ensino relacionados à mobilidade espacial de crianças na cidade de Curitiba - 2016/2020

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Solange Pacheco
Orientador(a): Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/81687
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Valéria Milena Rohrich Ferreira
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-Ferreira, Solange Pacheco2023-05-30T19:33:07Z2023-05-30T19:33:07Z2022https://hdl.handle.net/1884/81687Orientadora: Prof.ª Dr.ª Valéria Milena Rohrich FerreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/12/2022Inclui referências: p. 260-266Resumo: Esta pesquisa tem como temática a criança e a cidade. Apresenta como problema, as seguintes questões: A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e as unidades educativas, ao ofertarem saídas pelos espaços do bairro e da cidade (a pé ou com transporte), têm promovido que tipo de mobilidade espacial às crianças? Que experiências estão implícitas nessa mobilidade? E ainda, que experiências de cidadania esta mobilidade proporciona às crianças de diferentes regiões da cidade? Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa. Na parte quantitativa trabalhou-se com dados cedidos pelo Departamento de Logística e da Coordenadoria do Programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para mapeamento da mobilidade espacial das crianças no bairro e na cidade (16.500 registros de saídas das crianças para 440 locais da cidade). Na qualitativa analisou-se documentos oficiais que tratavam das políticas curriculares ligadas à cidade. Ainda, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as dez profissionais responsáveis pelo Programa Linhas do Conhecimento nas Regionais para o detalhamento dos espaços e dos projetos desenvolvidos no entorno das unidades educativas em que as crianças estudavam. Como referencial teórico para o estudo da cidade, acionou-se os campos da geografia (Yi-Fu Tuan e David Harvey), da história (Jacques Le Goff), da sociologia (Manuel Castells) e da antropologia (Otávio Velho). Sobre políticas curriculares, baseou-se em Jaume Martínez Bonafé, José Gimeno Sacristán e Paulo Freire; sobre mobilidade espacial, contou-se com os estudos de Mimi Sheller, John Urry, Jean Remy, Liliane Voyé, Vincent Kaufmann e Fernanda Muller. Quanto aos resultados, evidenciou-se a produção de diferentes epistemologias entre as regiões Norte/central e Sul/ extremo sul. As crianças da região Norte/central com um índice maior de crianças brancas e com famílias com maior renda em relação ao Sul, por residirem em regiões mais antigas da cidade, com uma maior quantidade e variedade de espaços culturais consolidados e áreas verdes de lazer, se deslocaram mais pela cidade, mas, na maioria das vezes, ficando na parte norte e central e quase não descem para o Sul/extremo sul. Apresentaram mais acesso, via transporte, a museus, teatros e bosques da cidade. Ao saírem a pé pelo entorno dos locais que estudavam, desenvolveram mais projetos relacionados a conteúdos científicos e menos projetos ligados a questões sociais e políticas. Já as crianças da região Sul/extremo sul, com famílias com menor renda e escolaridade, um índice maior de pessoas negras e mulheres chefes de família, tiveram menor acesso a espaços verdes de lazer e culturais consolidados e com boa infraestrutura, se destacando nas visitas às bibliotecas e aos espaços privados de lazer como cinemas, visitas aos shoppings e parques infantis. Elas também se destacaram na prática de esportes em locais públicos. Ao saírem pelo entorno, a pé, produzem uma outra epistemologia, mais politizada e empoderada, enraizada na vida comunitária, na medida em que questionaram o direito ao espaço público de qualidade, analisaram atividades coletivas de sustento da comunidade (por meio das hortas e da reciclagem), desenvolveram projetos a favor da mulher, da questão racial e contra o racismo, da população em situação de rua, da diversidade religiosa, do uso de entorpecentes. Elas também visitam espaços localizados na região Norte/central.Abstract: This research has as theme the child and the city. It presents the following questions as a problem: The Municipal Department of Education of Curitiba City and the educational units, when offering exits through the spaces of the neighborhood and the city (on foot or with transport), have promoted what type of spatial mobility for children? What experiences are implicit in this mobility? And yet, what citizenship experiences does this mobility provide to children from different regions of the city? This is quantitative-qualitative research. In the quantitative part, we worked with data provided by the Department of Logistics and the Coordination of the Lines of Knowledge Program of the Municipal Secretariat of Education of Curitiba to map the spatial mobility of children in the neighborhood and in the city (16,500 records of children leaving for 440 places of the city). In the qualitative one, were analyzed official documents that dealt with curricular policies related to the city. In addition, semi-structured interviews were conducted with the ten professionals responsible for the Lines of Knowledge Program in the Regionals to detail the spaces and projects developed around the educational units in which the children studied. As a theoretical reference for the study of the city, were used the fields of geography (Yi-Fu Tuan and David Harvey), history (Jacques Le Goff), sociology (Manuel Castells) and anthropology (Otávio Velho). On curricular policies was based on Jaume Martínez Bonafé, José Gimeno Sacristán and Paulo Freire; on spatial mobility, studies by Mimi Sheller, John Urry, Jean Remy, Liliane Voyé, Vincent Kaufmann and Fernanda Muller were included. As for the results, was evidenced the production of different epistemologies between the North/Central and South/Extreme South regions. Children from the North/central region, with a higher rate of white children and families with higher income compared to the South, as they live in older regions of the city, with a greater quantity and variety of consolidated cultural spaces and green leisure areas, they moved more around the city, but most of the time, staying in the north and central part and almost never go down to the south/extreme south. They showed more access, via transport, to museums, theaters and forests in the city. As they walked around the areas where they studied, they developed more projects related to scientific content and fewer projects related to social and political issues. Children from the South/Extreme South region, with families with lower income and education, a higher rate of black people and female heads of household, had less access to consolidated green leisure and cultural spaces with good infrastructure, standing out in visits to libraries and private leisure spaces such as cinemas, visits to malls and playgrounds. They also excelled at playing sports in public places. As they walk around the surroundings, they produce another epistemology, more politicized and empowered, rooted in community life, insofar as they question the right to quality public space, analyze collective activities to support the community (through vegetable gardens and recycling), developed projects in favor of women, the racial issue and against racism, the homeless population, religious diversity, the use of narcotics. They also visit spaces located in the North/Central region.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e Estado - ParanáEscolas públicas - Curitiba (PR)Escolas públicas - CurriculosEducaçãoCidade, infância e educação : uma análise dos programas curriculares da rede municipal de ensino relacionados à mobilidade espacial de crianças na cidade de Curitiba - 2016/2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdfapplication/pdf14862694https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81687/1/R%20-%20T%20-%20SOLANGE%20PACHECO%20FERREIRA.pdfc4ca8aeaf16a518cd5d48127826a890bMD51open access1884/816872023-05-30 16:33:08.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81687Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-30T19:33:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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