Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, Sônia Firette Nunes da
Orientador(a): Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/81233
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ettiene Cordeiro Guerios
id UFPR_23664d485465b1773e04b8ae555621b3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81233
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Silva, Sônia Firette Nunes da2023-02-22T18:01:18Z2023-02-22T18:01:18Z2006https://hdl.handle.net/1884/81233Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ettiene Cordeiro GueriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui referências: p. 143-147Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido como a prática pedagógica com conteúdos específicos, numa perspectiva de superação do método único. As análises das narrativas das professoras fornecem indicativos sobre a escolha de conteúdos e a sua articulação com as práticas didáticas que declaram desenvolver nas entrevistas. Os conteúdos de Geometria são tomados nas suas noções de Espaço e Forma, bem como considerados fundamentais para a Educação Matemática. A presença e os hiatos em relação a esse eixo de conteúdo matemático são vistos neste estudo como expressões da capacidade de decidir dos docentes em favor de um ensino público que se oriente pelas dimensões científicas e sociais do conhecimento. O tema foco selecionado das narrativas passou por três diferentes leituras atendendo aos seguintes objetivos: 1. dialogar com as invariantes (continuidades) e individuantes (rupturas) das práticas das professoras com conteúdos matemáticos ensinados; 2. propor a discussão dessas práticas sob a ótica de uma concepção de Educação Matemática através do ensino de noções de Geometria pela compreensão de conceitos, em longo prazo; 3. articular a problemática dos conteúdos escolares com os diversos elementos estruturantes da Didática em vista das realidades e interesses sociais dos sujeitos.Abstract: This dissertation is the result of the study about the pedagogic intentions present in the teaching activity performed with geometry contents by eleven teachers of the beginning series of the teaching activity, understood as the pedagogic practice with specific contents, in a perspective of overcoming the unique method. By analyzing the narratives of the teachers, one can see the clues about the choice of the contents and their articulation with the didactic practices they declare to develop in the interviews. The contents of geometry are considered in their idea of Space and Form, fundamental to the Mathematical Education. The presence, and the gaps in relation to this axis of mathematical content are seen in this study as expressions of the decision hability of the teachers in favor of a public education, oriented by the cientific and social dimensions of knowledge. The chosen focus theme of the narratives was analyzed in three different points of view, owing to the following objectives: 1. To dialogue with the continuities and ruptures of the practices of the teachers using taught mathematical contents. 2. Propose the discussion of these practices under the otic of the conception of Mathematical Education through the teaching of Geometry by the understanding of concepts, in long term. 3. Articulate the problematic of the school contents with the many structural elements of Didactic, considering the realities and social interests of the subjects.vii, 230 f.application/pdfDisponível em formato digitalGeometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Geometria - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoGeometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SONIA FIRETTE NUNES DA SILVA.pdfapplication/pdf4340183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81233/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20FIRETTE%20NUNES%20DA%20SILVA.pdfc5fe02c4a664947329c5d5095ac01576MD51open access1884/812332023-02-22 15:01:18.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-22T18:01:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
title Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
spellingShingle Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
Silva, Sônia Firette Nunes da
Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
title_short Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
title_full Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
title_fullStr Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
title_full_unstemmed Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
title_sort Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
author Silva, Sônia Firette Nunes da
author_facet Silva, Sônia Firette Nunes da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sônia Firette Nunes da
contributor_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
topic Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ettiene Cordeiro Guerios
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-22T18:01:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-22T18:01:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81233
url https://hdl.handle.net/1884/81233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 230 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81233/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20FIRETTE%20NUNES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5fe02c4a664947329c5d5095ac01576
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861350104760320