Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Destéfani Alves, Luiza, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/66489
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_5f2e3598ddc900ca748d2ae9d4bf7b5d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66489
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Destéfani Alves, Luiza, 1989-Mocrosky, Luciane FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T20:54:29Z2021-05-05T20:54:29Z2019https://hdl.handle.net/1884/66489Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 13/12/2019Inclui referências: p. 162-170Resumo: A presente pesquisa teve por meta compreender a alfabetização matemática na obra de Maria Montessori, na intenção de contribuir para a formação inicial e continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As inquietações advindas de experiências vividas guiaram para a constituição de uma interrogação diretriz: "o que é isso, a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana?", a qual possibilitou vislumbrar o fenômeno alfabetização-matemática-naperspectiva- montessoriana. Desse modo, assume-se como pesquisa de ordem qualitativa, de postura fenomenológica hermenêutica, valendo-se de estudos analíticos-reflexivos de obras dessa autora, como instrumentos de investigação; caracterizando como um trabalho teórico que se dirige à prática. Expõe-se o estudo da biografia de Maria Montessori sob a orientação de seus próprios relatos e autores que se dedicaram a contar sua vida e obra. Com a leitura de boa parte dos livros deixados pela pesquisadora em estudo, três aproximaram-se mais da interrogação diretriz, sendo então selecionados para análises ideográfica e nomotética. A primeira tem por intencionalidade evidenciar o discurso da própria autora, tecendo fios à espiral hermenêutica determinada na presente pesquisa, apresentando aproximações possíveis à temática, por meio de unidades de significado, enxertos hermenêuticos e articulações. Já a análise nomotética buscou por generalizações, estabelecendo ideias nucleares e sínteses que pudessem mostrar como cada ideia se desdobrou em cada uma das obras. Em sucessivas reduções fenomenológicas, o estudo encaminhou e convergiu a três categorias abertas à interpretação que expressam compreensões, estrutura e caracterização do fenômeno: princípios para a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana, movimento de compreensões da aritmética e movimento de compreensões da geometria. No vislumbre de tais categorias, estabeleceram-se diálogos com as demais obras de Montessori, com autores da alfabetização matemática, com trabalhos acadêmicos que abordam aspectos da metodologia montessoriana e com autores da fenomenologia. Os caminhos percorridos pela pesquisa se encerram com a evidência de que a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana tem indireta representatividade no meio e que seus entendimentos e intencionalidade na Matemática ultrapassam o mero uso de materiais manipuláveis, intentando a incessante busca pela compreensão do mundo-vida das crianças. PALAVRAS-CHAVE: Montessori, alfabetização matemática, material manipulável.Abstract: This research aimed to understand the mathematical literacy in Maria Montessori's work, with the intention of contributed to the initial and continuous formation of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school. The concerns arising from lived experiences led to the constitution of a guiding question: "what is this, mathematical literacy in the Montessorian perspective?", Which made it possible to glimpse the phenomenon of mathematical literacy in the Montessorian perspective. Thus, it is assumed as a qualitative research, with a hermeneutic phenomenological posture, making use of analytical-reflexive of this author works', as instruments of investigation; characterizing as a theoretical work that addresses the practice. The study of Maria Montessori's biography is presented under the guidance of her own reports and authors who dedicate to telling her life and work. From the reading of most of the books left by the researcher under study, three most closer to the guiding question, and were then selected for ideographic and nomothetic analysis. The first has is intentionality the highlight the author's own speech, weaving the hermeneutic spiral determined in the present research, presenting possible approximation to the theme through meaning units, hermeneutic grafts and joints. Already the nomothetic analysis sought for generalizations, establishing nuclear ideas and syntheses that could show how each idea unfolded in each of the works. In successive phenomenological reductions, the study forwarded and converged on three categories open to interpretation that express understandings, the structure and characterization of the phenomenon: principles for mathematical literacy in the Montessorian perspective, movement of understandings of arithmetic and movement of understandings of geometry. In the glimpse of these categories, dialogues were established with the other works of Montessori, with authors of mathematical literacy, with academic works that address aspects of Montessorian methodology and with authors of phenomenology. The paths taken by the research end with the evidence that mathematical literacy in the Montessorian perspective has indirect representativeness in the environment and that their understandings and intentionality in mathematics go beyond the mere use of manipulable materials, intent on the incessant search for understanding the life-world of children. KEYWORDS: Montessori, mathematical literacy, manipulable material.1 arquivo (216 p.) : il. (algumas color.).application/pdfMontessori, Metodo de educaçãoAritmeticaProfessores de matematica - FormaçãoMatemáticaAlfabetização matemática na perspectiva montessorianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZA DESTEFANI ALVES.pdfapplication/pdf7655400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66489/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20DESTEFANI%20ALVES.pdfa0b94025b9792a4b26b5e98fed80291eMD51open access1884/664892021-05-05 17:54:30.033open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66489Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T20:54:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
title Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
spellingShingle Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
Destéfani Alves, Luiza, 1989-
Montessori, Metodo de educação
Aritmetica
Professores de matematica - Formação
Matemática
title_short Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
title_full Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
title_fullStr Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
title_full_unstemmed Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
title_sort Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
author Destéfani Alves, Luiza, 1989-
author_facet Destéfani Alves, Luiza, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Destéfani Alves, Luiza, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Montessori, Metodo de educação
Aritmetica
Professores de matematica - Formação
Matemática
topic Montessori, Metodo de educação
Aritmetica
Professores de matematica - Formação
Matemática
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T20:54:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T20:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66489
url https://hdl.handle.net/1884/66489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (216 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66489/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20DESTEFANI%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0b94025b9792a4b26b5e98fed80291e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699580159066112