A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Cotarelli, Caroline Messas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/37001
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
id UFPR_685d27a7dbce6f6b04a1efa5b320d816
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37001
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Cotarelli, Caroline MessasValente, Tamara da Silveira, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T18:09:33Z2020-10-06T18:09:33Z2014https://hdl.handle.net/1884/37001Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa, baseada em pressupostos teóricos vindos da articulação psicanálise e educação, seguiu um enfoque qualitativo e teve como objetivo geral buscar conhecer as percepções e reflexões que pais de alunos com TGD - autismo e psicose – têm ou fazem sobre a inclusão escolar de seus filhos. Os objetivos específicos constituíram-se em: a. realizar estudos bibliográficos sobre família, de modo amplo, b. realizar estudos específicos sobre os construtos da teoria psicanalítica acerca das funções materna e paterna, notadamente por tais funções estarem relacionadas à estruturação psíquica do ser humano, entre elas o autismo e a psicose infantil e, c. buscar conhecer a percepção que pais de alunos autistas e psicóticos têm do diagnóstico e do processo de inclusão escolar e da correspondente escolarização de seu filho. A metodologia adotou o procedimento de entrevista e contou com um roteiro semiestruturado como instrumento para a coleta dos dados. Foram entrevistados dezesseis pais ou responsáveis por tais alunos em escolas das redes municipais de Curitiba e de uma cidade da região metropolitana, e, a partir dos dados coletados, foram elaboradas as seguintes categorias e respectivas subcategorias: Não Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Saber Especializado: o tecnocientificismo - o tecnocientificismo e a escola, o tecnocientificismo e a família; Os pais, as leis de inclusão e a ausência do Estado e O saber dos pais: um saber que não se sabe saber. Feitas as análises, concluiu-se que os pais percebem impasses na inclusão escolar dos alunos autistas e psicóticos, embora alguns deles reconheçam que há encontros frutíferos entre os alunos e seus professores, possibilitando a inclusão, principalmente quando são respeitadas as particularidades dos alunos e quando é criado um vínculo de confiança entre professor e aluno. Os dados também mostraram que os pais se implicam com a escolarização de seus filhos, mas não encontram nos serviços ofertados pelo Estado o suporte necessário para a inclusão escolar de seus filhos. Palavras-chave: Inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos; articulação psicanálise e educação; pais de crianças autistas e psicóticas.Abstract: This research, based on the theoretical frame constituted by the articulation psychoanalysis and education, followed a qualitative approach and the general objective was to know the perceptions and reflections parents of students with Global Developmental Disorder - autism and psychosis, have or make concerning their children school inclusion. The specific objectives were: a. to perform a general bibliographic study about family, to carry out specific studies on the conceits of maternal e paternal functions as proposed by psychoanalysis - mainly because such functions are related to psychic structure of the human being, including autism and psychosis – and, c. to get to know what the parents think of their children diagnostics of autism and psychosis, as well as the process of school inclusion and corresponding school education for their children. In the methodology it was adopted the procedure of interviewing the parents based on a semi structured script. The interviews occurred with sixteen parents in schools of Curitiba and of a city in the metropolitan region. From the collected data emerged the following categories and subcategories: 1. Non Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 2. Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 3. Specialized knowledge: the tecnocientificismo - the tecnocientificismo and the school, the tecnocientificismo and the family; 4. The parents, the laws of school inclusion and the absence of the State; 5. The parents knowledge: a knowledge that is not known by them. After the analysis, the conclusions are that parents perceive some impasses on school inclusion of autistic and psychotic students, although some of them recognize that there are fruitful encounters between students and their teachers, enabling the inclusion, especially when the particularities of the students are respected and when it is created a bond of trust between teacher and student. The data also showed that parents are implicitly involved with their children's school inclusion, but do not find in the services offered by the State the necessary support for the school inclusion of their children. Keywords: school inclusion of autistic and psychotic students; theoretical articulation psychoanalysis and education; parents of autistic and psychotic children.131 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoCrianças autistasEducação inclusivaPsicoses infantisPsicanálise e educaçãoA inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - CAROLINE MESSAS COTARELLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdf.jpg713373c2c7759de3425b88c6858afda2MD51open accessTEXTR - D - CAROLINE MESSAS COTARELLI.pdf.txtExtracted Texttext/plain286917https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/2/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdf.txt96ec48f6c181954a8766ae61334d7567MD52open accessORIGINALR - D - CAROLINE MESSAS COTARELLI.pdfapplication/pdf1729930https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/3/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdfb352ae61fa4a2742550588e457e85805MD53open access1884/370012020-10-06 15:09:33.345open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37001Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T18:09:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
title A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
spellingShingle A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
Cotarelli, Caroline Messas
Dissertações - Educação
Educação
Crianças autistas
Educação inclusiva
Psicoses infantis
Psicanálise e educação
title_short A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
title_full A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
title_fullStr A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
title_sort A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
author Cotarelli, Caroline Messas
author_facet Cotarelli, Caroline Messas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Valente, Tamara da Silveira, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotarelli, Caroline Messas
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação
Crianças autistas
Educação inclusiva
Psicoses infantis
Psicanálise e educação
topic Dissertações - Educação
Educação
Crianças autistas
Educação inclusiva
Psicoses infantis
Psicanálise e educação
description Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T18:09:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T18:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37001
url https://hdl.handle.net/1884/37001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/2/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37001/3/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20MESSAS%20COTARELLI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 713373c2c7759de3425b88c6858afda2
96ec48f6c181954a8766ae61334d7567
b352ae61fa4a2742550588e457e85805
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861314583199744