Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Fleith, Verônica
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/29713
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
id UFPR_f745665eb566d780fd20a499716b6fba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29713
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Fleith, VerônicaValente, Tamara da Silveira, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-28T13:24:49Z2020-09-28T13:24:49Z2012https://hdl.handle.net/1884/29713Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/06/2012Bibliografia: fls. 117-122Resumo: Esta pesquisa se insere no debate sobre os desafios da educação inclusiva de crianças e adolescentes autistas e psicóticos e teve como objetivo principal investigar e desenvolver conceitos que elucidem os processos de pensamento e linguagem no autismo e na psicose infantil. Também buscou fornecer subsídios teóricos a educadores que permitam conceber a singularidade decorrente dos processos de estruturação psíquica dessas crianças, de forma a contribuir na sustentação do desejo no trabalho com a educação inclusiva. A metodologia adotada para essas finalidades foi a pesquisa bibliográfica. Realizou-se uma pesquisa de conceitos dentro do referencial psicanalítico, partindo do conceito de representação tal como desenvolvido por Freud, percorrendo o desenvolvimento de seus conceitos, bem como de Silvia Bleichmar e Piera Aulagnier. Após situar o leitor da importância das articulações interdisciplinares no campo da educação inclusiva, lembrando sobre os processos segregatórios constituintes do laço social e da polêmica diagnóstica em torno dos conceitos de autismo e de psicose na infância, a pesquisa investigou os aspectos concernentes a constituição da subjetividade em seus primórdios, a articulação entre a representação e a pulsão, a fundação do inconsciente, a instalação do autoerotismo, os primeiros modos de inscrição psíquica que oferecem a rede de base entre as representações e a ancoragem para o processo de constituição do eu e de seus processos identificatórios. São realizadas articulações dos conceitos com os fenômenos encontrados no autismo e na psicose, refletindo-se sobre o processo de simbolização nessas estruturações psíquicas, e enfatizando-se que tais processos dependem de como estão inscritas as representações, se existem representações pulsionais investidas e das suas retranscrições em representações de palavra, tanto quanto da possibilidade da configuração do eu representacional narcisista. Ao longo da pesquisa foi se evidenciando o modo como o psiquismo, desde seus primórdios, metaboliza os efeitos dos encontros com outros psiquismos, o que tem efeitos nas possibilidades de enlace ao outro e de simbolização da experiência subjetiva, tanto quanto nas defesas psíquicas eventualmente necessárias e nas reações diante dos demais. Diante de cada encontro que um ser humano, provido de um psiquismo, experencia em sua vida, produzem-se representações próprias e uma organização e dinâmica particular entre elas, sendo uma metabolização singular do sujeito em vias constituição, uma criação própria. As conclusões conduzem a algumas reflexões sobre o ato educativo diante de crianças com autismo e psicose, levando essas reflexões a que, por um lado, se considerem os limites da condição psíquica específica de cada criança, e por outro, apontam para a necessidade de manutenção do desejo de que alguma ação, algum som, alguma palavra dirigida à criança possa favorecer nela uma abertura ao enlace com o outro e com a cultura.Abstract: This research fits into the debate concerning the challenges presented in the process of Inclusive Education of autistic and psychotic children, and more specifically the aim was to investigate and develop concepts that can contribute to elucidate the processes involved in the development of thought and language in this children. Also, in order to contribute with the maintenance of the desire in the educators to go on working with Inclusive Education, this study intended to bring theoretical support with the purpose of providing them with concepts to help them to take into consideration the uniqueness on the processes of these children as they structure their mental life. The methodology adopted to achieve these purposes was the bibliographical research based on the psychoanalytic references, starting from the concept of representation as developed by Freud, until the concepts proposed by Silvia Bleichmar and Piera Aulagnier. After clarifying the reader about the importance of the interdisciplinary articulations, the presence of all kinds of segregations in this process and the controversy concerning the diagnostics of autism and psychosis in children, when one speaks of Inclusive Education, this research investigated the aspects concerning the constitution of subjectivity in child in her early days, the articulation between the representation and the pulsional force, the foundation of the unconscious, the installation of autoerotism, and the primary modes of psychic registration that will provide the basis for the process of identification. The work followed proposing some link between the concepts and the phenomena presented by the autistic and psychotic children connected with the process of symbolization in these psychic structures, emphasizing that such processes depend on how the inscriptions of the representations happened, if they were invested and retranscribed in word, as well as the possibility of engendering a narcissist representation of the I. As this study developed it became possible to deduce the way the psyche, since its origin, metabolizes the effects of the encounters with the other, which has effects on the symbolization of the subjective experience, with the consequences on the linkage with others as well as the necessary psychological defenses and reactions towards them. Being so, it seems possible to say that, in the encounter with the other, a human being, provided with a psyche, creates its own representations and produces a dynamic and particular organization among them, turning out to be a singular subject. The conclusion leads to some reflections about the educational act, when considering the school inclusion of children with autism and psychosis, that goes in two directions: one consists in the necessity of considering the limits and the possibilities of the specific mental condition of each child, and other points out to the necessity of the maintenance of the desire that some action, some sound, some word addressed by the teacher to the child is able to encourage her to open herself to produce a link between her and the other and, furthermore, with the culture.122 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação inclusivaCrianças autistasPsicanálisePsicoses infantisRepresentação (Psicanálise)EducaçãoAspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VERONICA FLEITH.pdfapplication/pdf663115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/1/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdfc8f1baa6cc9aa223c1060d4616a3751fMD51open accessTEXTR - D - VERONICA FLEITH.pdf.txtExtracted Texttext/plain294623https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/2/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdf.txtd813a810c75059d997b53f874c73b6eeMD52open accessTHUMBNAILR - D - VERONICA FLEITH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/3/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdf.jpg88badbf9b9cabf18264fc729db179f55MD53open access1884/297132020-09-28 10:24:49.292open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-28T13:24:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
title Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
spellingShingle Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
Fleith, Verônica
Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Crianças autistas
Psicanálise
Psicoses infantis
Representação (Psicanálise)
Educação
title_short Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
title_full Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
title_fullStr Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
title_full_unstemmed Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
title_sort Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
author Fleith, Verônica
author_facet Fleith, Verônica
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Valente, Tamara da Silveira, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Crianças autistas
Psicanálise
Psicoses infantis
Representação (Psicanálise)
Educação
topic Dissertações - Educação
Educação inclusiva
Crianças autistas
Psicanálise
Psicoses infantis
Representação (Psicanálise)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T13:24:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T13:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29713
url https://hdl.handle.net/1884/29713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/1/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/2/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29713/3/R%20-%20D%20-%20VERONICA%20FLEITH.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f1baa6cc9aa223c1060d4616a3751f
d813a810c75059d997b53f874c73b6ee
88badbf9b9cabf18264fc729db179f55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861276103606272