O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/21099 |
Resumo: | Orientadora: Porfª. Drª. Glaucia Silvia Brito |
id |
UFPR_6c8e2e33aac0c2b85765ea0f2d7624e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21099 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, Antonio Carlos ConceiçãoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-29T12:02:06Z2020-10-29T12:02:06Z2009https://hdl.handle.net/1884/21099Orientadora: Porfª. Drª. Glaucia Silvia BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2009Inclui bibliografiaResumo : Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito da formação dos professores no Projeto Um Computador por Aluno - UCA. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, buscaram-se os estudos de Libâneo (2004), Lévy (2000), Castells (1999), Mercado (1999), Sancho e Hernández (2006), Valente (2009), Brito (2008), Brasil (1997), entre outros, e para a análise dos dados obtidos, Bardin (1977). Para alcançar o objetivo proposto, foi feita uma pesquisa com 5 (cinco) professores da Escola X, que deram suas opiniões a respeito do Projeto UCA em sua escola. Além disso, foram coletadas informações junto a 15 (quinze) alunos da mesma instituição, que apresentaram suas percepções sobre o projeto em tela. A escola foi selecionada pois é uma das primeiras a implantar o UCA no Brasil. Também foi feita uma análise das falas de três professores no Youtube, os quais prestaram suas impressões sobre a sua formação no contexto das tecnologias de informação da pesquisa mostram que existe uma convergência entre a teoria e a prática apresentada, ou seja, as opiniões de alunos e professores apontam para uma realidade nada animadora: a formação dos professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o Projeto UCA ainda é deficiente, opinião esta sustentada por muitos teóricos. Ficou claro assim, que a formação dos professores na prática não se concretiza, pois eles tem despreparo profissional e falta de um projeto pedagógico que possa facilitar o uso do computador. Esse resultado abre espaço para que se busquem caminhos para equacionar esse problema, como o investimento do poder público numa formação de professores adequada para este início do século XXI e para atender às demandas dos alunos.Abstract : This study aims to make a reflection about the training of teachers in the project One Laptop per Student - UCA. In support of this theory research, the authors searched for studies Libâneo (2004), Levy (2000), Castells (1999), Mercado (1999), Sancho and Hernández (2006), Valente (2009), Brito (2008), Brazil (1997), among others, and to analyze the data obtained, Bardin (1977). To achieve the proposed objective, a survey was made with five (5) X School teachers, who gave their views on the UCA project at his school. In addition, information was collected along the 15 (fifteen) students from the same institution, who presented their perceptions on the project screen. The school was selected because it is one of the first to deploy the Institute in Brazil. Was also made an analysis of the speeches of three teachers on Youtube, which offered their views on their training in the context of information technology and communication. The survey results show that there is a convergence between theory and practice presented, namely the views of pupils and teachers point to a bleak reality: the training of teachers in the use of information technology and communication, Project is still poor, a view held by many theorists. It was clear therefore that the training of teachers in practice is not realized, they have a lack of professional preparation and lack of an educational project that would facilitate the use of computers. This result paves the way for a search for ways to consider this issue, as the government's investment in teacher training appropriate to the beginning of this century and to meet the demands of students.93 f.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - FormaçãoTecnologia da informaçãoInovações educacionaisEnsino gerenciado por computadorDissertações - EducaçãoEducaçãoO projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO UCA.pdfapplication/pdf548406https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/1/DISSERTACAO%20UCA.pdf3a4946b0b5843c1170cb9f2e5fbd1bb5MD51open accessTEXTDISSERTACAO UCA.pdf.txtExtracted Texttext/plain199540https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/2/DISSERTACAO%20UCA.pdf.txtf4df4b8adb6d9e39d8bce5f754aa9042MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO UCA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/3/DISSERTACAO%20UCA.pdf.jpg917493bc11660cd1cdd04efc97eee4ffMD53open access1884/210992020-10-29 09:02:06.601open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-29T12:02:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
title |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
spellingShingle |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional Marques, Antonio Carlos Conceição Professores - Formação Tecnologia da informação Inovações educacionais Ensino gerenciado por computador Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
title_full |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
title_fullStr |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
title_full_unstemmed |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
title_sort |
O projeto um computador por aluno - UCA : reações na escola, professores, alunos, intitucional |
author |
Marques, Antonio Carlos Conceição |
author_facet |
Marques, Antonio Carlos Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brito, Gláucia da Silva, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Antonio Carlos Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Tecnologia da informação Inovações educacionais Ensino gerenciado por computador Dissertações - Educação Educação |
topic |
Professores - Formação Tecnologia da informação Inovações educacionais Ensino gerenciado por computador Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Porfª. Drª. Glaucia Silvia Brito |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-29T12:02:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-29T12:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/21099 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/21099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/1/DISSERTACAO%20UCA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/2/DISSERTACAO%20UCA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21099/3/DISSERTACAO%20UCA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a4946b0b5843c1170cb9f2e5fbd1bb5 f4df4b8adb6d9e39d8bce5f754aa9042 917493bc11660cd1cdd04efc97eee4ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801861226457726976 |