A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Palma, Ane Cibele, 1972-
Orientador(a): Martinez, Ron, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/71756
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronald Martinez
id UFPR_7bdf95d1efcb4c70b25a91daae409d66
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71756
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Palma, Ane Cibele, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMartinez, Ron, 1968-2021-08-30T21:56:45Z2021-08-30T21:56:45Z2021https://hdl.handle.net/1884/71756Orientador: Prof. Dr. Ronald MartinezTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/03/2021Inclui referências: p. 261-280Resumo: A pesquisa de doutorado intitulada "A Representatividade das Emoções nas Práticas de EMI de Professores do Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná" tem como foco analisar o impacto das emoções (BENESCH, 2012, 2017) entre os professores universitários que lecionam ou pretendem lecionar em Inglês como Meio de Instrução (EMI). O estudo se baseia, retrospectivamente, em dados armazenados no Ambiente Virtual de Aprendizagem de um curso de desenvolvimento para lecionar em EMI. O ambiente virtual do curso foi compreendido como uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998a), na qual os discursos dos docentes participantes do curso fornecem insumos para a inferência da representatividade das emoções, que despontam em relação às dimensões complexas do EMI. O modelo de ROAD-MAPPING (DAFOUZ; SMIT, 2016) também é utilizado para analisar os discursos dos participantes e inferir informações fundamentais para a compreensão da complexidade dos temas que envolvem a internacionalização, o EMI e a importância de desenvolver políticas linguísticas adequadas para as instituições de ensino superior brasileiras. Buscou-se compreender alegrias, desafios, dificuldades, inibições, entre outras emoções vivenciadas pelos professores de EMI da UFPR a partir de crenças socialmente construídas, que possam influenciar a construção identitária dos docentes, bem como informar decisões sobre o EMI na universidade. Os resultados demonstraram que as emoções são significativas nos discursos dos participantes, a pesquisa reforça a importância de oportunizar ambientes para o compartilhamento de desenvolvimento acadêmico para o EMI e o papel fundamental dos docentes como agentes legitimados no processo de internacionalização das IES brasileiras.Abstract: The doctoral research entitled The Representation of Emotions in the EMI Practices of Higher Education Professors of the Federal University of Paraná focuses on analyzing the impact of emotions (BENESCH, 2012, 2017) amongst university professors who teach or intend to teach in English Medium Instruction (EMI). The study is retrospective and based on data stored in the Virtual Learning Environment of an EMI professor development course. The virtual environment of the course was conceptualized as a Community of Practice (WENGER, 1998a), in which the discourses of the professors taking part in the course provide input for the inference of the representativeness of emotions, that arise from the complexity of the dimensions of EMI. The ROAD-MAPPING concept (DAFOUZ; SMIT, 2016) is also used to analyze participants' discourses, infer key information in order to understand the complexity of the themes involved in internationalization, in EMI and the importance of developing appropriate linguistic policies for Brazilian higher education institutions. The objective is to better understand the joys, challenges, difficulties, inhibitions, among other emotions experienced by EMI professors at UFPR which may arise from socially constructed beliefs that might influence the construction of identity of the professors, as well as inform decisions about EMI at the university. The results have showed that emotions are significant within participants' discourses, the research also reinforces the importance of providing opportunities for the sharing of academic development for EMI and the fundamental role of university professors as legitimized agents in the process of internationalization of Brazilian HEIs.1 arquivo (299 p.) : il. (algumas color.).application/pdfProfessores de inglesLíngua inglesa - Estudo e ensinoGlobalizaçãoEnsino superior - ParanáEmoçõesLetrasA representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANE CIBELE PALMA.pdfapplication/pdf6279530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71756/1/R%20-%20T%20-%20ANE%20CIBELE%20PALMA.pdfb8e6177dd31fb4cd8dfdf30afcbd3579MD51open access1884/717562021-08-30 18:56:45.145open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-30T21:56:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
title A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
Palma, Ane Cibele, 1972-
Professores de ingles
Língua inglesa - Estudo e ensino
Globalização
Ensino superior - Paraná
Emoções
Letras
title_short A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
title_full A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
title_sort A representatividade das emoções nas práticas em EMI de professores do ensino superior da Universidade Federal do Paraná
author Palma, Ane Cibele, 1972-
author_facet Palma, Ane Cibele, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Ane Cibele, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martinez, Ron, 1968-
contributor_str_mv Martinez, Ron, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ingles
Língua inglesa - Estudo e ensino
Globalização
Ensino superior - Paraná
Emoções
Letras
topic Professores de ingles
Língua inglesa - Estudo e ensino
Globalização
Ensino superior - Paraná
Emoções
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Ronald Martinez
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-30T21:56:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-30T21:56:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71756
url https://hdl.handle.net/1884/71756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (299 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71756/1/R%20-%20T%20-%20ANE%20CIBELE%20PALMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8e6177dd31fb4cd8dfdf30afcbd3579
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861217039417344