Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Negrão, Maryângela Drumond de Abreu
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/23986
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
id UFPR_ad049869d1225a437c47b97f5b64ca32
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23986
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Negrão, Maryângela Drumond de AbreuToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T18:05:56Z2015-11-16T18:05:56Z2010http://hdl.handle.net/1884/23986Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba,31/03/2010Bibliografia: fls. 237-245Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Esta pesquisa enquadra-se no corpo de estudos sobre estratégia e aborda questões relacionadas à implementação de estratégia de marketing em indústrias criativas. Por meio de estudo de casos múltiplos, esta pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, investiga fatores organizacionais e humanos dos processos de implementação de estratégia de marketing na indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos que, no contexto das novas mídias, representa a convergência entre mídia, informação, cultura, arte gráfica e tecnologia. Tendo como base o Modelo de Processo de Planejamento e mplementação de Estratégia de Marketing, de Sashittal e Jassawalla (2001), associado aos conceitos de comportamento criativo e orientação à inovação nas organizações de Amabile (1997), o estudo está concentrado em quatro casos representativos da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos. A partir da caracterização e interpretação da estratégia empregada no discurso de gestores envolvidos no processo de implementação, a pesquisa identifica os fatores contextuais influentes e que moldam as características organizacionais desta indústria. Adicionalmente, aborda escolhas e decisões gerenciais, estrutura organizacional, características relacionadas ao comportamento dos envolvidos e ações relacionadas aos processos de desenvolvimento dos jogos eletrônicos. Os resultados demonstram que, nesta indústria, formulação e implementação são sistemáticas e simultâneas, ocorrendo de forma interdependente, como também há um misto de estratégia deliberada e emergente que embasa as decisões e as tividades relacionadas à complexidade do desenvolvimento dos jogos. A indústria é jovem, formada por estruturas orgânicas, com relações horizontais e dinâmicas, e integra formas organizacionais inovadoras de gerenciar suas operações e suas equipes multifuncionais. As estratégias de marketing se baseiam na integração de flexibilidade, estímulo à autonomia, visão inovadora em processos e estímulo às habilidades riativas na geração de ideias com objetivo de oferta de valor. Traduzindo sua capacidade para inovar em produtos e desenvolver mercados, a implementação das estratégias na indústria é disciplinada pela relação entre produção, processo e orientação para o mercado, sustentada nos mecanismos administrativos de controle adotados em técnicas de gerenciamento de projetos e validações com clientes. A fetividade da estratégia implementada se traduz em títulos publicados, mercados conquistados e responsividade da equipe, automotivada, na criação de produtos que sejam sucesso no mercado.Abstract: This research fits into the field of studies on strategy and aims at discussing issues related to the marketing implementation process in creative industries. Through multiple case studies, this qualitative and exploratory research, investigates organizational and human factors involved in the marketing strategy implementation process adopted by creative video and computer games industry. In the context of the new media, this industry represents the integration of media, information, culture, graphic art and technology. This study revolves around four representative cases and is grounded in the Planning and Implementation Process Model of Marketing Strategy developed by Sashittal and Jassawalla (2001), associated with the creative behavior concepts and guidelines for the application of innovation, developed by Amabile (1997). Using the characteristics and interpretation of the strategy employed by the executives involved in the implementation process, the research identifies the influential contextual factors which form the organizational characteristics of the videogames development sector. Additionally, the following aspects are investigated: the managerial choices and decisions, the organizational structure, the characteristics related to the behavior of the people involved and the actions related to the development processes of the electronic games. The results reveal that, in this type of industry, the planning and investigation processes are ystematic and simultaneous. Furthermore, there is a mix of both deliberate and emergent strategies which influence the decisions and activities related to the complexity of game development. The videogames development industry is young, formed by organic structures, with horizontal and dynamic relationships, and integrates innovative organizational models with the objective to manage its operations and ultifunctional working teams more effectively. The marketing strategies adopted are rooted in the integration of flexibility, stimulus to autonomy, innovative vision in processes and stimulus to creative abilities in the value-adding generation of ideas. The implementation of the strategies is perceived in its ability to create new products and develop new markets and is determined by the relationship among production, process and marketing orientation, supported by administrative control mechanisms of project management and client approval. Effectiveness of the strategy implemented is perceived in titles released, the conquered markets and the team’s response, highly motivated to create products likely to succeed in the market.257f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.802TesesMarketingJogos eletronicos - IndustriaCriatividadeAdministraçãoIndústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALIND.CRIATIVAS_ESTR. MKT_NEGRAO, Maryangela Drumond de Abreu_3_.pdfapplication/pdf1126694https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/1/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdfa12efbd3358e7d1afc9ef736e4898a1dMD51open accessTEXTIND.CRIATIVAS_ESTR. MKT_NEGRAO, Maryangela Drumond de Abreu_3_.pdf.txtExtracted Texttext/plain643097https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/2/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdf.txt1fb190d0e8f0d1c75de45bebfc947310MD52open accessTHUMBNAILIND.CRIATIVAS_ESTR. MKT_NEGRAO, Maryangela Drumond de Abreu_3_.pdf.jpgIND.CRIATIVAS_ESTR. MKT_NEGRAO, Maryangela Drumond de Abreu_3_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/3/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdf.jpg0b58b43bc92bce7f39596192d45ee9edMD53open access1884/239862016-04-07 05:56:48.467open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23986Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:56:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
title Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
spellingShingle Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
Negrão, Maryângela Drumond de Abreu
Teses
Marketing
Jogos eletronicos - Industria
Criatividade
Administração
658.802
title_short Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
title_full Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
title_fullStr Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
title_full_unstemmed Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
title_sort Indústrias criativas e estratégias de marketing : uma análise das estratégias adotadas no território da indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos
author Negrão, Maryângela Drumond de Abreu
author_facet Negrão, Maryângela Drumond de Abreu
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrão, Maryângela Drumond de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Marketing
Jogos eletronicos - Industria
Criatividade
Administração
topic Teses
Marketing
Jogos eletronicos - Industria
Criatividade
Administração
658.802
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.802
description Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T18:05:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T18:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/23986
url http://hdl.handle.net/1884/23986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 257f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/1/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/2/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23986/3/IND.CRIATIVAS_ESTR.%20MKT_NEGRAO%2c%20Maryangela%20Drumond%20de%20Abreu_3_.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a12efbd3358e7d1afc9ef736e4898a1d
1fb190d0e8f0d1c75de45bebfc947310
0b58b43bc92bce7f39596192d45ee9ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699664048291840