A escola e o professor frente ao currículo inclusivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Caroline da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24663
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
id UFPR_e02f63cffe8cf892d156919bb8e4d574
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24663
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Silva, Vanessa Caroline daMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T12:53:29Z2020-09-22T12:53:29Z2010https://hdl.handle.net/1884/24663Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/08/2010Bibliografia: fls. 98-107Resumo: A presente dissertação trata do currículo escolar aplicado para alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como questões norteadoras: Como os professores estão trabalhando em sala de aula a perspectiva do currículo para alunos com necessidades educacionais especiais? Que encaminhamentos teórico-metodológicos a escola tem efetivado em relação ao currículo para as necessidades educacionais especiais? O primeiro capítulo tem duas partes. Num primeiro momento, apresenta-se as contribuições das teorias curriculares para o entendimento das definições que permeiam o currículo escolar. No segundo momento, trata de modo específico, as fases do currículo escolar para a educação inclusiva, situando perspectivas atuais para o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais. O segundo capítulo discorre sobre a metodologia. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, sendo que o procedimento para coleta de dados consistiu na utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 20 professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental e que possuíam alunos com necessidades educacionais especiais em 2009. As entrevistas aconteceram em quatro escolas públicas de Curitiba. O método para análise dos resultados obtidos foi Análise de Conteúdo, com o intuito de buscar os encaminhamentos pedagógicos curriculares utilizados na perspectiva da educação inclusiva e levantar indicadores para a reorientação do processo curricular e formação docente para a Educação Inclusiva. Sendo assim, o objetivo geral foi o de aprofundar estudos sobre o currículo escolar na perspectiva inclusiva e analisar a contribuição e organização do mesmo para o processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental. O terceiro capítulo traz a análise dos dados a partir de três categorias: Educação Inclusiva; Acesso, participação e aprendizagem por meio do currículo escolar; e Formação continuada para os professores. Concluí-se que o currículo não deve ser concebido para que o aluno se adapte aos moldes que a escola oferece, mas sim como um campo aberto à diversidade. Um currículo fundamentado na perspectiva da inclusão precisa ser construído, de fato, pelo sistema educacional brasileiro, sendo necessário que a formação inicial e continuada caminhem para um adequado trabalho pedagógico que supere as práticas culturais e pedagógicas calcadas no preconceito e nas discriminações culturais, econômicas, físicas, emocionais, intelectuais e sensoriais.Abstract: The present dissertation care for curriculum school applied for students with special educational needs, having as questions: How are the professors working on class room the curriculum perspective for students with special educational needs? What guidings theoreticians-methodological has school been effecting regarding the curriculum for the special educational needs? The first capitulate has two parts. In a first moment, we present the contributions of the curricular theories for the definitions understanding that permeate the school curriculum. In the second moment, we care for way specify of the phases of the school curriculum for inclusive education, situating current perspectives for the assistance to students with special educational needs. The second chapter runs or flow over about the methodology. It was used the qualitative research, and the procedure for data collection consisted in the interviews semistructured utilization, accomplished with 20 acting teachers in the initial years of the fundamental teaching and that attended students with special educational needs in 2009. The interviews happened in four Education Municipal Net schools of Curitiba. The method for analysis of the obtained results was Content Analysis, with a view to seek the curricular pedagogical guidings used in the perspective of the inclusive education and to lift indicators for the reorientation of the curricular process and educational formation for the Inclusive Education. Being this way, the general goal was the one of deepen studies on the school curriculum in the inclusive perspective and to analyze the contribution and organization of the same for the students with school inclusion process special educational needs that frequent the initial years of the fundamental teaching. The third chapter brings the analysis from the data starting from three categories: Inclusive education; Access, participation and learning by means of the school curriculum; And Formation continued for the teachers. I concluded itself that the curriculum should not be conceived so that the student adapts to the molds that school offers, but yes as a field open to the diversity. A curriculum based in the inclusion perspective needs to be built, in fact, by the Brazilian educational system, being necessary that the initial and continued formation walk to an adequate pedagogical work that overcomes the cultural and pedagogical practices smashed in the prejudice and in the cultural, economic, physical, emotional, intellectual and sensory discriminations.153 f. : il. [algums color.], grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação inclusiva - Curitiba (PR)Professores - Reciclagem profissionalEducação especial - CurriculosProfessores - FormaçãoDissertação - EducaçãoEducaçãoA escola e o professor frente ao currículo inclusivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisser vanessa 13-10-10.pdfapplication/pdf4991674https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/1/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf2750e3e2dce99a6a5aef92dddab77a34MD51open accessTEXTdisser vanessa 13-10-10.pdf.txtExtracted Texttext/plain256424https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/2/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.txt030833e8c4cfb64ab06c648d0b06af1fMD52open accessTHUMBNAILdisser vanessa 13-10-10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/3/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.jpg699528b4a837865b777efe2d134d84eeMD53open access1884/246632020-09-22 09:53:29.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24663Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T12:53:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
title A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
spellingShingle A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
Silva, Vanessa Caroline da
Educação inclusiva - Curitiba (PR)
Professores - Reciclagem profissional
Educação especial - Curriculos
Professores - Formação
Dissertação - Educação
Educação
title_short A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
title_full A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
title_fullStr A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
title_full_unstemmed A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
title_sort A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
author Silva, Vanessa Caroline da
author_facet Silva, Vanessa Caroline da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Caroline da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Curitiba (PR)
Professores - Reciclagem profissional
Educação especial - Curriculos
Professores - Formação
Dissertação - Educação
Educação
topic Educação inclusiva - Curitiba (PR)
Professores - Reciclagem profissional
Educação especial - Curriculos
Professores - Formação
Dissertação - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T12:53:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T12:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24663
url https://hdl.handle.net/1884/24663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il. [algums color.], grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/1/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/2/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/3/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2750e3e2dce99a6a5aef92dddab77a34
030833e8c4cfb64ab06c648d0b06af1f
699528b4a837865b777efe2d134d84ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699534030110720