Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Cristiane Aline Lopes
Orientador(a): Soffiatti, Patricia, 1971-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/80331
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Patricia Soffiatti
id UFPR_f9efc3af4fae4a49fa6a5e1264def276
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80331
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSoffiatti, Patricia, 1971-Costa, Cristiane Aline Lopes2022-11-29T15:07:23Z2022-11-29T15:07:23Z2022https://hdl.handle.net/1884/80331Orientadora: Prof.a Dr.a Patricia SoffiattiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2022Inclui referências: p. 87-94Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Ao longo do tempo, desde a pré-história até a contemporaneidade, o homem relaciona-se com a botânica. Na contramão dessa importância e dependência, a sociedade depara-se hoje, com um fenômeno denominado de "cegueira botânica", que reflete a falta de interesse em relação às plantas e a dificuldade de percepção dessa relação crucial, não só para a sobrevivência humana, mas como para toda a biodiversidade do planeta. O estudo das plantas é considerado menos atrativo quando comparado aos outros temas biológicos, como zoologia e genética, por exemplo. Considerando-se as dificuldades enfrentadas pelos docentes no ensino de Botânica, esse trabalho tem como objetivo utilizar metodologias integrativas, culminando com a elaboração de materiais didáticos para o apoio dos docentes nas aulas de biologia vegetal, buscando-se a interdisciplinaridade através da utilização da arte e de elementos da cultura local e regional, aliado a elementos do Ensino Investigativo e das Leis Sistêmicas. O trabalho foi aplicado em uma escola pública de Curitiba - PR: Colégio Estadual do Paraná. O estudo apresentou quatro fases: revisão bibliográfica (fase 1), coleta de dados (fase 2), aplicação de atividades teóricas, práticas e oficinas - como acompanhamento vegetal, ilustração e fotografia botânica (fase 3); e elaboração de material didático, composto por sequências didáticas (temas: ambiental e ecológico, histórico/filosófico/cultural, importância médica, estética, ética e econômica), jogo (Força Seletiva) e utilização de redes sociais no ensino de botânica, de acesso livre e gratuito (fase 4). Dessa forma, pretende-se contribuir com uma abordagem interativa, dinâmica e integrada à realidade dos estudantes, e com a disseminação de conhecimento científico relacionado ao estudo da botânica visando auxiliar na superação da cegueira botânica.Abstract: Throughout time, from prehistoric to contemporary times, the human relates to botany. On opposite way to this importance and dependence, society faces a phenomenon called "Botanic Blindness" today, which reflects the lack of interest in plants and the difficulty of perception of this crucial relationship, not only for human survival but for the entire biodiversity of the planet. The study of plants is considered less attractive compared to other biological subjects such as zoology and genetics for example. Considering the difficulties faced by teachers in teaching Botany, this project aimed to use integrative methodologies, culminating in the elaboration of didactic materials to support teachers in plant biology classes, seeking interdisciplinarity through the use of art and elements of local and regional culture combined with elements of Investigative Teaching and Systemic Laws. The work was applied in a public school in Curitiba - PR: Paraná State school. The study had four phases: literature review (phase 1), data collect (phase 2), application of theoretical, practices and workshops activities - such as plant monitoring, illustration and botanical photography (phase 3); and preparation of teaching material, consisting of didactic sequences (themes: environmental and ecological, historical/philosophical/cultural, medical importance, aesthetics, ethics and economy), game (Selective Force) and use of social networks, with free and open access, in the teaching of botany, (phase 4). Thus, we intend to contribute with an interactive approach, dynamic and integrated to the students' reality and with the dissemination of scientific knowledge related to the study of botany in order to help overcome botanical blindness.1 recurso online : PDF.application/pdfBotânicaBiologia - Estudo e ensinoAtividades criativas na sala de aulaSuperando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANE ALINE LOPES COSTA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf62433253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80331/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20ALINE%20LOPES%20COSTA%20DOS%20SANTOS.pdfe6e279fbe89a6c3ae15509a26bbfde37MD51open access1884/803312022-11-29 12:07:23.194open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80331Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-29T15:07:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
title Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
spellingShingle Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
Costa, Cristiane Aline Lopes
Botânica
Biologia - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
title_short Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
title_full Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
title_fullStr Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
title_full_unstemmed Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
title_sort Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
author Costa, Cristiane Aline Lopes
author_facet Costa, Cristiane Aline Lopes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soffiatti, Patricia, 1971-
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiane Aline Lopes
contributor_str_mv Soffiatti, Patricia, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Biologia - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
topic Botânica
Biologia - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
description Orientadora: Prof.a Dr.a Patricia Soffiatti
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T15:07:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T15:07:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80331
url https://hdl.handle.net/1884/80331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80331/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20ALINE%20LOPES%20COSTA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6e279fbe89a6c3ae15509a26bbfde37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861020071755776