Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão
Ano de defesa: | 1995 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/11476 |
Resumo: | Essa pesquisa demonstra a eficiência do estudo específico da técnica do rasgueado. Como ponto de partida mostramos a origem do flamenco e suas raízes, procurando esclarecer o surgimento dessa escola, revendo suas ramificações e estilos. Posteriormente, comparando os principais métodos editados, da escola erudita tradicional, buscamos as mínimas informações sobre a técnica do rasgueado, elemento fundamental da escola de violão flamenco, e motivo principal desta pesquisa. Com a sequência da pesquisa, evidenciamos a necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos aos fundamentos dessa escola, buscando a incorporação definitiva aos itens básicos do estudo da técnica tradicional do violão erudito. Assim, uma das principais contribuições desta pesquisa, foi a possível comprovação de que o convívio constante com a técnica dos rasgueados através de exercícios frequentes possibilitará aumento da resistência a dinâmicas extensas e prolongadas bem como melhoras significativas na flexibilidade, velocidade e intensidade de ataque da mão direita do violonista. |
id |
UFRJ_202b59c6d82f03c2e02473019b383aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11476 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Paulo Rogério de Fariahttp://lattes.cnpq.br/7284630566143232Santos, Turibio Soareshttp://lattes.cnpq.br/9967435446647646Freire, Vanda Lima Bellard2020-03-12T19:24:19Z2020-03-14T03:00:16Z1995http://hdl.handle.net/11422/11476Essa pesquisa demonstra a eficiência do estudo específico da técnica do rasgueado. Como ponto de partida mostramos a origem do flamenco e suas raízes, procurando esclarecer o surgimento dessa escola, revendo suas ramificações e estilos. Posteriormente, comparando os principais métodos editados, da escola erudita tradicional, buscamos as mínimas informações sobre a técnica do rasgueado, elemento fundamental da escola de violão flamenco, e motivo principal desta pesquisa. Com a sequência da pesquisa, evidenciamos a necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos aos fundamentos dessa escola, buscando a incorporação definitiva aos itens básicos do estudo da técnica tradicional do violão erudito. Assim, uma das principais contribuições desta pesquisa, foi a possível comprovação de que o convívio constante com a técnica dos rasgueados através de exercícios frequentes possibilitará aumento da resistência a dinâmicas extensas e prolongadas bem como melhoras significativas na flexibilidade, velocidade e intensidade de ataque da mão direita do violonista.Unavailable.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2020-03-12T19:24:19Z No. of bitstreams: 1 619210.pdf: 7763312 bytes, checksum: f88f9e21bf6c80f0f8159bbe1611ccac (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-12T19:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 619210.pdf: 7763312 bytes, checksum: f88f9e21bf6c80f0f8159bbe1611ccac (MD5) Previous issue date: 1995porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFRJBrasilEscola de MúsicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALFlamencoTécnica musicalViolãoContribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11476/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL619210.pdf619210.pdfapplication/pdf7763312http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11476/1/619210.pdff88f9e21bf6c80f0f8159bbe1611ccacMD5111422/114762020-07-06 12:57:37.086oai:pantheon.ufrj.br:11422/11476TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2020-07-06T15:57:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
title |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
spellingShingle |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão Viana, Paulo Rogério de Faria CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Flamenco Técnica musical Violão |
title_short |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
title_full |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
title_fullStr |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
title_full_unstemmed |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
title_sort |
Contribuições do rasgueado, segundo a técnica flamenca, à escola moderna do violão |
author |
Viana, Paulo Rogério de Faria |
author_facet |
Viana, Paulo Rogério de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7284630566143232 |
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv |
Santos, Turibio Soares |
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9967435446647646 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Paulo Rogério de Faria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Vanda Lima Bellard |
contributor_str_mv |
Freire, Vanda Lima Bellard |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Flamenco Técnica musical Violão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flamenco Técnica musical Violão |
description |
Essa pesquisa demonstra a eficiência do estudo específico da técnica do rasgueado. Como ponto de partida mostramos a origem do flamenco e suas raízes, procurando esclarecer o surgimento dessa escola, revendo suas ramificações e estilos. Posteriormente, comparando os principais métodos editados, da escola erudita tradicional, buscamos as mínimas informações sobre a técnica do rasgueado, elemento fundamental da escola de violão flamenco, e motivo principal desta pesquisa. Com a sequência da pesquisa, evidenciamos a necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos aos fundamentos dessa escola, buscando a incorporação definitiva aos itens básicos do estudo da técnica tradicional do violão erudito. Assim, uma das principais contribuições desta pesquisa, foi a possível comprovação de que o convívio constante com a técnica dos rasgueados através de exercícios frequentes possibilitará aumento da resistência a dinâmicas extensas e prolongadas bem como melhoras significativas na flexibilidade, velocidade e intensidade de ataque da mão direita do violonista. |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T19:24:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-14T03:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11476 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11476/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11476/1/619210.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f88f9e21bf6c80f0f8159bbe1611ccac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766886495212273664 |