Contribuição metodológica da teoria de desenvolvimento situado ao desenvolvimento e gestão de projetos em educação: estudo de caso projovem urbano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lyra, Daíse Porto
Orientador(a): Lins, Marcos Pereira Estelita
Banca de defesa: Zamberlan, Fabio Luiz, Batholo Junior, Roberto dos Santos, Saldanha, Maria Christine Werba, Spiegel, Thais
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/12207
Resumo: O presente trabalho de tese aborda a qualificação profissional na perspectiva de um serviço público prestado à comunidade brasileira denominado ProJovem Urbano – PJU. O PJU é amplamente estudado na academia, já que foi uma das primeiras ações públicas concretas voltadas à juventude em situação de vulnerabilidade. Para análise do caso estudado, foi utilizada como base teórica norteadora a Teoria do Desenvolvimento Situado proposta por Zaoual (2006), que considera que os projetos devem ser desenvolvidos a partir do entendimento das necessidades dos atores locais, compreendendo os sítios simbólicos de pertencimento através de uma racionalidade situada. Aborda-se também a teoria em torno da gestão e desenvolvimento de projetos, considerada na perspectiva de esta demandar novos indicadores de resultado para o andamento de projetos complexos, como é o caso daqueles voltados à Educação. Para o alcance dos fins a que essa tese se destina, utilizou-se, a partir de uma análise qualitativa, uma série de entrevistas semiestruturadas com 28 atores envolvidos diretamente como PJU de duas cidades de regiões distintas do Brasil, sendo elas João Pessoa – PB e Rio de Janeiro – RJ. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a abordagem da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), que teve a sistematização dos dados através do software de analise de conteúdo denominado Nvivo 11.4. Foi possível, desta forma, levantar elementos para a construção dos sítios de pertencimento na perspectiva dos atores locais. Isto permitiu ter como resultado a constituição de uma metodologia para levantamento do nível de pertença existente entre os atores participantes do projeto.
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Aborda-se também a teoria em torno da gestão e desenvolvimento de projetos, considerada na perspectiva de esta demandar novos indicadores de resultado para o andamento de projetos complexos, como é o caso daqueles voltados à Educação. Para o alcance dos fins a que essa tese se destina, utilizou-se, a partir de uma análise qualitativa, uma série de entrevistas semiestruturadas com 28 atores envolvidos diretamente como PJU de duas cidades de regiões distintas do Brasil, sendo elas João Pessoa – PB e Rio de Janeiro – RJ. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a abordagem da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), que teve a sistematização dos dados através do software de analise de conteúdo denominado Nvivo 11.4. Foi possível, desta forma, levantar elementos para a construção dos sítios de pertencimento na perspectiva dos atores locais. Isto permitiu ter como resultado a constituição de uma metodologia para levantamento do nível de pertença existente entre os atores participantes do projeto.This thesis deals with professional qualification in the perspective of a public service provided to the Brazilian community called ProJovem Urbano - PJU. The PJU is widely studied in the academy, since it was one of the first concrete public actions aimed at the youth in situation of vulnerability. For the analysis of the case studied, the theory of development was used as a guiding theoretical basis. This proposal was proposed by Zaoual (2006), who considers that the projects should be developed from the understanding of the needs of the local actors, including the symbolic sites of belonging through a situated rationality. It is also approached the theory about the management and development of projects, considered in the perspective of this demand new indicators of results for the progress of complex projects, as is the case of those focused on Education. In order to reach the goals for which this thesis is intended, a series of semi-structured interviews with 28 actors directly involved as PJU from two cities of distinct regions of Brazil were used, based on a qualitative analysis, being João Pessoa - PB and Rio de Janeiro - RJ. For the analysis of the collected data, the Content Analysis approach proposed by Bardin (2011) was used, which had the systematization of the data through content analysis software called Nvivo 11.4. It was possible, in this way, to build elements for the construction of sites of belonging from the perspective of local actors. This resulted in the creation of a methodology for the analysis of the level of ownership among the actors participating in the project.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-12T12:46:51Z No. of bitstreams: 1 DaisePortoLyra-min.pdf: 2017852 bytes, checksum: 73ee9182b6e6716e3b74d1097dae7188 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-12T12:46:51Z (GMT). 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