Constituições identitárias no projovem urbano de Santa Catarina: um olhar na docência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Vigano, Samira de Moraes Maia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129530
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
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spelling Constituições identitárias no projovem urbano de Santa Catarina: um olhar na docênciaEducaçãoEducacao do adolescenteJovensPolíticas públicasEstudantes -QualificacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014Trata-se de uma pesquisa voltada à busca da compreensão das constituições identitárias dos professores que atuaram no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano/PJU, ocorrido no estado de Santa Catarina entre 2008 e 2011. O PJU é uma política de governo que atua na elevação de escolaridade em nível fundamental, qualificação profissional e participação cidadã, para jovens entre 18 e 29 anos. Por se tratar de uma investigação com sujeitos de diferentes idades, lugares e formações, utilizam-se da pesquisa qualitativa, apoiada nos materiais do programa (leis, documentos, livros e diretrizes), questionários aplicados com os professores durante e após as atividades, depoimentos dos professores, declarações dos jovens e cadernos de registro pessoal. Em geral, são poucas as pesquisas que enfocam processos de constituições identitárias da docência na EJA, sendo, os estudos nesses espaços de extrema relevância social. Inicialmente, atenta-se aos aspectos de implementação do PJU, do seu currículo e da sua formação inicial e continuada. Diferencia-se identidade, perfil, características e constituições identitárias. Debate-se sobre os jovens que fizeram parte do programa em SC e o olhar dessa juventude em relação à educação, ao trabalho e aos professores. Destaca-se, em um dos capítulos, a docência, contextualizando as constituições identitárias com bases sociológicas fundamentadas em Dubar (2005) e Pimenta (1996 2002). As características dos professores do PJU são apresentadas por meio de gráficos, associando-se à interpretação dos resultados. Os depoimentos dos professores também alicerçam a pesquisa, e forneceram respaldo para análises das vivências pessoais e do trabalho. Nas considerações finais, descreve-se críticas relacionadas ao PJU, relata-se a preocupação com políticas de escolarização de caráter emergencial e retrata-se que as constituições identitárias não tem como serem únicas e imutáveis, pois estão em constante movimento, desenvolvido pelas identidades profissionais e sociais nas relações sócio-políticas em que se está inserido como professor.<br>Abstract: This is a research focused on the search for understanding of the identity constitutions of the teachers who worked for the Urban National Youth Inclusion Program - Urban ProJovem /PJU, occurred in the state of Santa Catarina between 2008 and 2011.The PJU is a government policy that acts in improving educational level, professional qualifications and citizen participation for young people between 18 and 29 years. Being an investigation with individuals of different ages, backgrounds and locations, a qualitative research was used, supported by the program materials (laws, documents, books and guidelines), questionnaires applied to teachers during and after activities, teachers testimonials, youth statements and data of personnel record. There are few studies focused on processes of identity or distinctiveness constitutions of teaching in adult education. For this reason, the studies in these areas are of extreme social relevance. Initially, one gave heed to the aspects of implementation of the PJU, its curriculum and its basic and continuing education.Different identity, profile, characteristics and identity constitutions were taken into consideration. Includes an analysis about young people who participated in the program in SC , as well as their look regarding to education, to the work and to the teachers. In one of the chapters, stands out teaching, contextualizing the identity constitutions based on the sociological views of Dubar (2005) and Pimenta (1996 2002). The characteristics of teachers in the PJU are presented through graphs, associated to the interpretation of the results. The testimonies of the teachers also underpin the research and provide supportfor analysis of personal experiences and work. The conclusion describesthe appraisal related to the PJU, report the concern about the emergency nature of schooling policies and justifies that the identity constitutions cannot be unique and immutable since they are in constant motion, developed by professional and social identities and socio-political relations in which the teachers are inserted.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaVigano, Samira de Moraes Maia2015-02-05T21:12:20Z2015-02-05T21:12:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf330227https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129530porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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