A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca
Ano de defesa: | 1988 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
|
Departamento: |
Escola de Belas Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/3766 |
Resumo: | Relaciona o processo artístico brasileiro do período colonial às práticas de dominação do Estado Absoluto Português no sistema produtivo daquela sociedade, priorizando a cidade do Rio de Janeiro no século XVIII, tornada sede do governo dos vice-reis e, em particular a obra civil de Mestre Valentim, gerador de novas proposições no campo da visualidade brasileira. A análise é feita através de uma investigação crítica da História da Arte, um estudo aberto à interdisciplinariedade, que aproxima as relações de produção do acontecimento artístico propostos por Damisch, Duvignaud e Panofsky com a noção de tempo descontínuo, contida nas linhas de pensamento de Braudel, Deleuze, Foucault e Nietzsche. |
id |
UFRJ_cc4bc6de1b438e8f967082847ea69d42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3766 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/1022565966461573Silveira, LianaZolads, Rosza VelAlcântara, Dora2018-03-21T22:53:53Z2018-03-23T03:00:16Z1988-08http://hdl.handle.net/11422/3766Relaciona o processo artístico brasileiro do período colonial às práticas de dominação do Estado Absoluto Português no sistema produtivo daquela sociedade, priorizando a cidade do Rio de Janeiro no século XVIII, tornada sede do governo dos vice-reis e, em particular a obra civil de Mestre Valentim, gerador de novas proposições no campo da visualidade brasileira. A análise é feita através de uma investigação crítica da História da Arte, um estudo aberto à interdisciplinariedade, que aproxima as relações de produção do acontecimento artístico propostos por Damisch, Duvignaud e Panofsky com a noção de tempo descontínuo, contida nas linhas de pensamento de Braudel, Deleuze, Foucault e Nietzsche.Relate the Bhazilian artistic process of the colonial period to the practices applied by the absolutist Portuguese se state to enforce its domination on the colonial society's production system. The city of Rio de Janeiro in the XVIII century is emphasized inasmuch as it became the viceroyal Government's site. Within that city it is focused the civil works os Mestre Valentin, the generator of new dimensions in the Brazilian visual arts. The analysis is carried out through critical research of the History of Art, a study open to interdisciplinarity, approximating the concept of production relations of the artistic evente, proposed by Damisch, Duvignaud and Panofsky, within the notion of discontinuous time contained in the thinking of Braudel, Deleuze, Foucault and Nietzsche.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-03-21T22:53:53Z No. of bitstreams: 1 415884.pdf: 40234627 bytes, checksum: 46568e6bfae834be970788f49594cd79 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-21T22:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415884.pdf: 40234627 bytes, checksum: 46568e6bfae834be970788f49594cd79 (MD5) Previous issue date: 1988-08porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEValentim, MestreBiografiaHistória da artePeríodo colonial (1500-1822)A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água frescainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3766/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL415884.pdf415884.pdfapplication/pdf32077136http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3766/3/415884.pdf65105288ff17caaeeb692a3fd88def76MD5311422/37662019-06-27 20:47:13.011oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2019-06-27T23:47:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
title |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
spellingShingle |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Valentim, Mestre Biografia História da arte Período colonial (1500-1822) |
title_short |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
title_full |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
title_fullStr |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
title_full_unstemmed |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
title_sort |
A arte civil de Mestre Valentin: um programa de sombra e de água fresca |
author |
Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro de |
author_facet |
Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1022565966461573 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Anna Maria Fausto Monteiro de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silveira, Liana |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Zolads, Rosza Vel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcântara, Dora |
contributor_str_mv |
Silveira, Liana Zolads, Rosza Vel Alcântara, Dora |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Valentim, Mestre Biografia História da arte Período colonial (1500-1822) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valentim, Mestre Biografia História da arte Período colonial (1500-1822) |
description |
Relaciona o processo artístico brasileiro do período colonial às práticas de dominação do Estado Absoluto Português no sistema produtivo daquela sociedade, priorizando a cidade do Rio de Janeiro no século XVIII, tornada sede do governo dos vice-reis e, em particular a obra civil de Mestre Valentim, gerador de novas proposições no campo da visualidade brasileira. A análise é feita através de uma investigação crítica da História da Arte, um estudo aberto à interdisciplinariedade, que aproxima as relações de produção do acontecimento artístico propostos por Damisch, Duvignaud e Panofsky com a noção de tempo descontínuo, contida nas linhas de pensamento de Braudel, Deleuze, Foucault e Nietzsche. |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-21T22:53:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-23T03:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3766 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3766/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3766/3/415884.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 65105288ff17caaeeb692a3fd88def76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766886475593416704 |