De Escola Normal a Instituto de Educação no Brasil: uma leitura de espaços compartilhados (1835-1971)
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58221 |
Resumo: | O Tema desta pesquisa trata sobre a História da Escola Normal no Brasil como estabelecimento de formação de professores primários que passa em suas institucionalidades por longos períodos de um processo de compartilhamento de espaço físico e nomadismo brasileiro característico das instituições docentes, em decorrência da falta de uma edificação própria. A investigação insere-se na temática da História das Instituições Escolares e fundamenta-se nos pressupostos de Escolano (1998), Frago (1998; 2001), Gatti Junior (2002), Magalhães (1996; 1998). Realizamos a coleta de fontes no acervo do Instituto Superior de Educação Presidente Kennedy (IFESP), Repositórios online, Legislação, Relatórios de Província, e no acervo disponível da linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos do Programa de Pósgraduação em Educação da UFRN (PPGEd). Tomamos por objetivo de pesquisa: investigar a trajetória das ocorrências de compartilhamento de espaço que passaram as Escolas Normais no Brasil em seu período de nomadismo (1835 – 1971) até adquirir prédio próprio. Em referência ao recorte temporal: 1835 se justifica pelo ato de criação da primeira Escola Normal do Brasil, localizada em Niterói, sede da província, e 1971 em decorrência da Lei 5.692/71 que inicia o processo de desmonte das Escolas Normais. A Escola Normal foi pensada para ser uma instituição de formação de professores de funcionamento em espaço físico adequado, conforme a legislação educacional vigente do final do século XIX e das Reformas da Instrução Públicas Brasileiras. Era de responsabilidade dos governantes a alocação do percentual de orçamento para a educação. No entanto, os governantes provinciais oscilaram por todo o período entre o discurso da valorização da formação do professor e, a prática, que na realidade, não havia meios para realizá-la. A falta de um prédio próprio e o processo de compartilhamento de espaço da Escola Normal com outras instituições escolares, dentro do recorte proposto 1835 – 1971 prejudicou o que ficou designado ao espaço físico da escola. A precariedade de instalações inadequadas e condições de funcionamento são apontados tanto em relatórios de presidentes de província, relatórios dos diretores das Escolas Normais, e na bibliografia disponível sobre o tema. Investigar a história da Escola Normal, significa aprofundar importantes cenários sobre a educação do Brasil, em particular da instituição pioneira de formação de professores. Desta feita, analisar a história da Escola Normal, no contexto nacional, é colaborar com a historiografia da educação brasileira. |
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Nascimento, Maria Cláudia Lemos Morais dohttp://lattes.cnpq.br/0435420282059008http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Medeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosAquino, Luciene Chaves deNascimento, Francinaide de Lima SilvaStamatto, Maria Inês Sucupira2024-04-22T23:55:23Z2024-04-22T23:55:23Z2023-08-28NASCIMENTO, Maria Cláudia Lemos Morais do. De Escola Normal a Instituto de Educação no Brasil: uma leitura de espaços compartilhados (1835-1971). Orientadora: Dra. Maria Inês Sucupira Stamatto. 2023. 199f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58221O Tema desta pesquisa trata sobre a História da Escola Normal no Brasil como estabelecimento de formação de professores primários que passa em suas institucionalidades por longos períodos de um processo de compartilhamento de espaço físico e nomadismo brasileiro característico das instituições docentes, em decorrência da falta de uma edificação própria. A investigação insere-se na temática da História das Instituições Escolares e fundamenta-se nos pressupostos de Escolano (1998), Frago (1998; 2001), Gatti Junior (2002), Magalhães (1996; 1998). Realizamos a coleta de fontes no acervo do Instituto Superior de Educação Presidente Kennedy (IFESP), Repositórios online, Legislação, Relatórios de Província, e no acervo disponível da linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos do Programa de Pósgraduação em Educação da UFRN (PPGEd). Tomamos por objetivo de pesquisa: investigar a trajetória das ocorrências de compartilhamento de espaço que passaram as Escolas Normais no Brasil em seu período de nomadismo (1835 – 1971) até adquirir prédio próprio. Em referência ao recorte temporal: 1835 se justifica pelo ato de criação da primeira Escola Normal do Brasil, localizada em Niterói, sede da província, e 1971 em decorrência da Lei 5.692/71 que inicia o processo de desmonte das Escolas Normais. A Escola Normal foi pensada para ser uma instituição de formação de professores de funcionamento em espaço físico adequado, conforme a legislação educacional vigente do final do século XIX e das Reformas da Instrução Públicas Brasileiras. Era de responsabilidade dos governantes a alocação do percentual de orçamento para a educação. No entanto, os governantes provinciais oscilaram por todo o período entre o discurso da valorização da formação do professor e, a prática, que na realidade, não havia meios para realizá-la. A falta de um prédio próprio e o processo de compartilhamento de espaço da Escola Normal com outras instituições escolares, dentro do recorte proposto 1835 – 1971 prejudicou o que ficou designado ao espaço físico da escola. A precariedade de instalações inadequadas e condições de funcionamento são apontados tanto em relatórios de presidentes de província, relatórios dos diretores das Escolas Normais, e na bibliografia disponível sobre o tema. Investigar a história da Escola Normal, significa aprofundar importantes cenários sobre a educação do Brasil, em particular da instituição pioneira de formação de professores. Desta feita, analisar a história da Escola Normal, no contexto nacional, é colaborar com a historiografia da educação brasileira.The theme of this research deals with the History of the Normal School in Brazil as an establishment for training primary teachers that goes through long periods of a process of sharing physical space and Brazilian nomadism in its institutions, characteristic of teaching institutions, due to the lack of a own building. The investigation falls within the theme of the History of School Institutions and is based on the assumptions of Escolano (1998), Frago (1998; 2001), Gatti Junior (2002), Magalhães (1996; 1998). We collected sources from the collection of the Instituto Superior de Educação Presidente Kennedy (IFESP), online Repositories, Legislation, Provincial Reports, and from the collection available from the Education, Sociohistorical and Philosophical Studies research line of the Postgraduate Program in Education at UFRN (PPGEd). Our research objective is: to investigate the trajectory of spacesharing occurrences that Normal Schools in Brazil experienced in their period of nomadism (1835 – 1971) until they acquired their own building. In reference to the time frame: 1835 is justified by the act of creation of the first Normal School in Brazil, located in Niterói, headquarters of the province, and 1971 as a result of Law 5,692/71 that begins the process of dismantling the Normal Schools. The Escola Normal was designed to be a teacher training institution operating in an adequate physical space, in accordance with the educational legislation in force at the end of the 19th century and the Brazilian Public Instruction Reforms. It was the responsibility of governments to allocate the percentage of the budget for education. However, the provincial rulers oscillated throughout the period between the discourse of valuing teacher training and the practice, which in reality, there was no means to carry it out.The lack of its own building and the process of sharing the Normal School's space with other school institutions, within the proposed 1835 – 1971 time frame, harmed what was designated as the school's physical space. The precariousness of inadequate facilities and operating conditions are highlighted both in reports from provincial presidents, reports from directors of Normal Schools, and in the bibliography available on the subject. Investigating the history of the Escola Normal means delving into important scenarios about education in Brazil, in particular the pioneering teacher training institution. This time, analyzing the history of the Escola Normal, in the national context, is to collaborate with the historiography of Brazilian education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da educaçãoBrasilInstituições escolaresEscola normalDe Escola Normal a Instituto de Educação no Brasil: uma leitura de espaços compartilhados (1835-1971)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscolaNormalInstituto_Nascimento_2023.pdfapplication/pdf7061854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58221/1/EscolaNormalInstituto_Nascimento_2023.pdfa92800b5dc674675cccb4d736a9e53f3MD51123456789/582212024-04-22 20:56:00.595oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58221Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-22T23:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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