A sustentabilidade em Espaços de Educação Não-Formais: possibilidades pedagógicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Araújo Júnior, Josivan Fernandes de
Orientador(a): Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30710
Resumo: O exercício da docência em ambientes educativos não formais possibilita estratégias de ensino que podem promover aprendizagens importantes na formação dos alunos do ensino básico. Nesse contexto, decidiu-se caracterizar as possíveis possibilidades da RDSEPT enquanto espaço de Educação Não Formal para o uso pedagógico na perspectiva da sustentabilidade. Para isso, buscou-se, por meio de observações, anotações, registros fotográficos in loco, e pesquisa bibliográfica compreender os ambientes existentes no Espaço Não-Formal como uma possibilidade de ferramenta para o ensino de ciências, bem como caracterizar as concepções dos professores de Ciências e Biologia sobre a RDSEPT. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que a RDSEPT possui imensa possibilidade de contribuir com a área de ensino de Ciências por se constituir de uma variedade de ambientes e apresentar trilhas ecológicas que percorre todos eles. Ao escolher este espaço para uma aula de campo, o professor tem a possibilidade de abordar várias temáticas, que fazem parte do Ensino de Ciências em todos os níveis e modalidades dentre elas, podemos ressaltar: ecologia, evolução, meio ambiente, preservação, conservação, biodiversidade e etc. Pode também ser destacada, as possibilidades pedagógicas quanto aos problemas que acontecem tanto em nível global quanto local, aquecimento global, a poluição entre outros. Devendo ser abordados junto aos alunos sempre contemplando os três eixos estruturantes (econômico, social e ambiental) da sustentabilidade. Ciente das possibilidades pedagógicas partiu-se para a sequência didática das aulas utilizando questionário diagnóstico, em que, foi observado, que os alunos, têm uma noção inicial clara de manguezal, dada a proximidade ao ecossistema em seu cotidiano, embora que esse entendimento seja simplório. Em seguida, explorando a trilha dos olheiros onde abordou-se os problemas ambientais que existem no ambiente bem como as consequências para a comunidade. Discutiuse, sobre a biodiversidade de fauna, e houve produção de exsicatas com exemplares de espécies de manguezal, restinga e do bioma caatinga. Com a intenção de ampliar o conhecimento dos alunos, bem como, articular os problemas locais aos problemas globais, também foi utilizado um Texto de Divulgação Científica TDC, que por sua vez, chama a atenção para a importância dos recursos oferecidos pelo ecossistema manguezal, tanto a nível local quanto global, por isso, o mesmo devendo ser preservado. Por fim, os resultados apontam que, a RDSEPT precisa ser mais divulgada entre os professores da região, principalmente aqueles das áreas urbanas e do distrito da Coab, considerando o potencial educativo do espaço supracitado para uso no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, a sequência didática de aulas desenvolvida foi transformada no produto educacional resultante da pesquisa.
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Nesse contexto, decidiu-se caracterizar as possíveis possibilidades da RDSEPT enquanto espaço de Educação Não Formal para o uso pedagógico na perspectiva da sustentabilidade. Para isso, buscou-se, por meio de observações, anotações, registros fotográficos in loco, e pesquisa bibliográfica compreender os ambientes existentes no Espaço Não-Formal como uma possibilidade de ferramenta para o ensino de ciências, bem como caracterizar as concepções dos professores de Ciências e Biologia sobre a RDSEPT. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que a RDSEPT possui imensa possibilidade de contribuir com a área de ensino de Ciências por se constituir de uma variedade de ambientes e apresentar trilhas ecológicas que percorre todos eles. Ao escolher este espaço para uma aula de campo, o professor tem a possibilidade de abordar várias temáticas, que fazem parte do Ensino de Ciências em todos os níveis e modalidades dentre elas, podemos ressaltar: ecologia, evolução, meio ambiente, preservação, conservação, biodiversidade e etc. Pode também ser destacada, as possibilidades pedagógicas quanto aos problemas que acontecem tanto em nível global quanto local, aquecimento global, a poluição entre outros. Devendo ser abordados junto aos alunos sempre contemplando os três eixos estruturantes (econômico, social e ambiental) da sustentabilidade. Ciente das possibilidades pedagógicas partiu-se para a sequência didática das aulas utilizando questionário diagnóstico, em que, foi observado, que os alunos, têm uma noção inicial clara de manguezal, dada a proximidade ao ecossistema em seu cotidiano, embora que esse entendimento seja simplório. Em seguida, explorando a trilha dos olheiros onde abordou-se os problemas ambientais que existem no ambiente bem como as consequências para a comunidade. Discutiuse, sobre a biodiversidade de fauna, e houve produção de exsicatas com exemplares de espécies de manguezal, restinga e do bioma caatinga. Com a intenção de ampliar o conhecimento dos alunos, bem como, articular os problemas locais aos problemas globais, também foi utilizado um Texto de Divulgação Científica TDC, que por sua vez, chama a atenção para a importância dos recursos oferecidos pelo ecossistema manguezal, tanto a nível local quanto global, por isso, o mesmo devendo ser preservado. Por fim, os resultados apontam que, a RDSEPT precisa ser mais divulgada entre os professores da região, principalmente aqueles das áreas urbanas e do distrito da Coab, considerando o potencial educativo do espaço supracitado para uso no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Além disso, a sequência didática de aulas desenvolvida foi transformada no produto educacional resultante da pesquisa.Teaching in non-formal educational environments enables teaching strategies that can promote important learning in the education of primary school students. In this context, it was decided to characterize the possible possibilities of RDSEPT as a non-formal education space for pedagogical use in the perspective of sustainability. For this, we sought, through observations, annotations, photographic records in loco, and bibliographic research to understand the existing environments in the Non-Formal Space as a possibility for science teaching, as well as characterize the conceptions of teachers of Science and Biology on the RDSEPT. The data collection instrument used was a questionnaire with open and closed questions. The results show that the RDSEPT has immense possibility to contribute to the area of science education because it consists of a variety of environments and present ecological trails that travels all of them. By choosing this space for a field class, the teacher has the possibility to address various themes, which are part of science teaching at all levels and modalities among them, we can highlight: ecology, evolution, environment, preservation, conservation, biodiversity and etc. It can also be highlighted, the pedagogical possibilities as to the problems that happen in both global and local level, global warming, pollution among others. Should be approached with students always contemplating the three structuring axes (economic, social and environmental) of sustainability. Aware of the pedagogical possibilities, we proceeded to the didactic sequence of the classes using a diagnostic questionnaire, in which it was observed that the students have a clear initial notion of mangrove, given the proximity to the ecosystem in their daily lives, although this understanding is simple. Then, exploring the scout trail where we addressed the environmental problems that exist in the environment as well as the consequences for the community. It was discussed about the biodiversity of fauna, and there was production of exsiccates with specimens of species of mangrove, restinga and the Caatinga biome. In order to increase students' knowledge as well as to articulate local problems with global problems, a TDC Scientific Dissemination Text was also used, which in turn draws attention to the importance of the resources offered by the mangrove ecosystem, both both locally and globally, so the same should be preserved. Finally, the results indicate that the RDSEPT needs to be more widely disseminated among teachers in the region, especially those from urban areas and the Coab district, considering the educational potential of the aforementioned space for use in the science teaching and learning process. In addition, the didactic sequence of classes developed was transformed into the educational product resulting from the research.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de CiênciasUnidades de conservaçãoEspaços de Educação não formaisSustentabilidadeA sustentabilidade em Espaços de Educação Não-Formais: possibilidades pedagógicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAsustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdfapplication/pdf7022311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/1/Asustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdfc1aeb6cbfee951b0fcabbaae81fa1eb2MD51Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdfProdutoeducacional_AraujoJunior_2019.pdfapplication/pdf1802417https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/4/Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdfd040e30c12664ea850baaffa5c195aeeMD54TEXTAsustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.txtAsustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain238001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/2/Asustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.txtc1d406b14f3e246a499b1df7db06bb77MD52Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.txtProdutoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain34167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/5/Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.txt74503b308416992e8f8cc17d469d3840MD55THUMBNAILAsustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.jpgAsustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/3/Asustentabilidadeemespacos_AraujoJunior_2020.pdf.jpg16f0e8d466990cf845c931b21a6618b3MD53Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.jpgProdutoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30710/6/Produtoeducacional_AraujoJunior_2019.pdf.jpgd9a60cab95609028c69dcdbb9e0fd947MD56123456789/307102022-11-17 12:02:53.893oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-17T15:02:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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