A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em redações nota mil do exame nacional do ensino médio - ENEM
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29419 |
Resumo: | A responsabilidade enunciativa é um fenômeno que recobre as vozes presentes no texto, o que atesta o seu caráter polifônico, e permite ao analista, nos estudos linguísticos, perceber a instância que assume, ou não, o conteúdo proposicional dos enunciados proferidos pelos locutores enunciadores. Considerando esse postulado, neste trabalho, estabelecemos como objetivo geral investigar a responsabilidade enunciativa em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nas edições de 2013 a 2017. Definimos como objetivos específicos: (1) descrever o plano de texto; (2) analisar a imputação do ponto de vista e a responsabilidade enunciativa em redações nota mil; (3) identificar e descrever marcas linguísticas que indicam o ponto de vista dos candidatos; (4) verificar como ocorre o uso de vozes alheias nas redações nota mil, categorizando-as conforme formações sociodiscursivas a que pertencem. A teoria que embasa a investigação é a Análise Textual dos Discursos, quadro teórico fomentado por Adam (2011, 2017, 2018), no qual o texto e o discurso são vistos sob um novo olhar. Além desse pressuposto teórico, o trabalho também é embasado por autores que tratam sobre aspectos enunciativos, como Rabatel (2016, 2017, 2018), Rodrigues et al (2010), Passeggi et al (2010), Costa (2015), Guenthéva (1994), entre outros. Adotamos uma metodologia com viés qualitativo e quantitativo. Seguimos o método, sobretudo, indutivo, a fim de proceder às generalizações. O trabalho com os dados cumpriu, assim, a identificação do fenômeno, sua descrição, análise e interpretação. Os resultados demonstram que os locutores enunciadores primeiros (L1/E1) utilizam vozes para embasar posicionamentos acerca das temáticas debatidas, com um recurso argumentativo conhecido como argumento de autoridade. Com isso, tendem a assumir o grau da responsabilidade enunciativa pelos discursos proferidos, situando-se com ênfase, para mostrar conhecimento enciclopédico, nas formações sociodiscursivas filosófica, sociológica e jurídica. Além disso, observamos que o plano de texto das redações vem mudando com o passar o tempo, com a estrutura prototípica sendo firmada com a falta de título nos textos, um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para o desvelamento do gênero textual discursivo redação do ENEM, em seus aspectos estruturais e enunciativos, e apontam os mecanismos empregados pelos participantes na construção de textos modelos inseridos na composição do maior exame educacional do país. |
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Estevam, Madson Bruno SoaresMedeiros, Célia Maria deCosta, Elis Betânia Guedes daBernardino, Rosângela Alves dos SantosRodrigues, Maria das Graças Soares2020-07-03T13:29:12Z2020-07-03T13:29:12Z2019-12-27ESTEVAM, Madson Bruno Soares. A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em redações nota mil do exame nacional do ensino médio - ENEM. 2019. 149f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29419A responsabilidade enunciativa é um fenômeno que recobre as vozes presentes no texto, o que atesta o seu caráter polifônico, e permite ao analista, nos estudos linguísticos, perceber a instância que assume, ou não, o conteúdo proposicional dos enunciados proferidos pelos locutores enunciadores. Considerando esse postulado, neste trabalho, estabelecemos como objetivo geral investigar a responsabilidade enunciativa em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nas edições de 2013 a 2017. Definimos como objetivos específicos: (1) descrever o plano de texto; (2) analisar a imputação do ponto de vista e a responsabilidade enunciativa em redações nota mil; (3) identificar e descrever marcas linguísticas que indicam o ponto de vista dos candidatos; (4) verificar como ocorre o uso de vozes alheias nas redações nota mil, categorizando-as conforme formações sociodiscursivas a que pertencem. A teoria que embasa a investigação é a Análise Textual dos Discursos, quadro teórico fomentado por Adam (2011, 2017, 2018), no qual o texto e o discurso são vistos sob um novo olhar. Além desse pressuposto teórico, o trabalho também é embasado por autores que tratam sobre aspectos enunciativos, como Rabatel (2016, 2017, 2018), Rodrigues et al (2010), Passeggi et al (2010), Costa (2015), Guenthéva (1994), entre outros. Adotamos uma metodologia com viés qualitativo e quantitativo. Seguimos o método, sobretudo, indutivo, a fim de proceder às generalizações. O trabalho com os dados cumpriu, assim, a identificação do fenômeno, sua descrição, análise e interpretação. Os resultados demonstram que os locutores enunciadores primeiros (L1/E1) utilizam vozes para embasar posicionamentos acerca das temáticas debatidas, com um recurso argumentativo conhecido como argumento de autoridade. Com isso, tendem a assumir o grau da responsabilidade enunciativa pelos discursos proferidos, situando-se com ênfase, para mostrar conhecimento enciclopédico, nas formações sociodiscursivas filosófica, sociológica e jurídica. Além disso, observamos que o plano de texto das redações vem mudando com o passar o tempo, com a estrutura prototípica sendo firmada com a falta de título nos textos, um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para o desvelamento do gênero textual discursivo redação do ENEM, em seus aspectos estruturais e enunciativos, e apontam os mecanismos empregados pelos participantes na construção de textos modelos inseridos na composição do maior exame educacional do país.Commitment in discourse is a phenomenon that refers to the voices within the text, affirming its polyphonic nature and allowing the analyst to understand which enunciative instance assumes or not the propositional content in any utterances uttered by speakers/enunciators, specially in the realm of linguistics. Following this notion, the current research had the purpose of investigating commitment in top-scoring essays from the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) from 2013 to 2017. More specifically, it aimed at: (1) describing the text plan of these essays; (2) analyzing the attribution of point of view and commitment in their top-scoring essays; (3) identifying and describing linguistic marks indicating the point of view of the candidates; (4) verifying how other voices came to be handled in such essays, as well as categorizing them according to the socio-discursive formations to which they belong. This research was grounded on Textual Discourse Analysis, a theoretical framework developed by Adam (2011, 2017, 2018), in which text and discourse are considered under a new perspective. Moreover, it was also based on theoretical accounts regarding enunciation in discourse, such as from Rabatel (2016, 2017, 2018), Rodrigues et al (2010), Passeggi et al (2010), Costa (2015), Guentchéva (1994), and others. Throughout this dissertation, we adopt a qualiquantitative methodology, following the inductive method with the purpose of raising generalizations from the obtained data. The treatment of the data was, thus, consistent with the identification of the phenomenon, followed by its description, analysis and interpretation. Results show that the first speakers/enunciators (L1/E1) use voices to support their standpoints on the themes being discussed on the essay, representing argumentative resources recognized as arguments of authority. In that sense, they tend to assume a degree of commitment towards the different discourses in the utterance, using philosophical, sociological and legal socio-discursive formations in order to emphasize and show a certain degree of encyclopedical knowledge. Moreover, we observed that the text plan pertaining to such essays has been through a number of transformations in more recent years. Their prototypical structures, for instance, have been marked by the absence of a title, and by the recurring presence of a paragraph presenting the introduction, two paragraphs presenting the development and one paragraph presenting the conclusion. The results of this study may, ultimately, contribute to the understanding of ENEM essays as a textual-discursive genre in its structural and enunciative elements, indicating which are the mechanisms employed by its participants in the construction of the benchmarking texts selected in the making of the most important tertiary education admissional exam in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPonto de vistaResponsabilidade enunciativaRedação nota mil do ENEMExame Nacional do Ensino Médio - ENEMA (não) assunção da responsabilidade enunciativa em redações nota mil do exame nacional do ensino médio - ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdfapplication/pdf3536894https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29419/1/Naoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf7d7150b4b1153250c51fad842994db46MD51TEXTNaoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.txtNaoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain302778https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29419/2/Naoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.txt3d558dd82acbe2820813e3a75d0a4657MD52THUMBNAILNaoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.jpgNaoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29419/3/Naoassuncaoresponsabilidade_Estevam_2019.pdf.jpgbf560f942936d5b55f29ee04705dc3b0MD53123456789/294192020-07-05 04:47:33.4oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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