Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Araújo, Thásia Maria Oliveira de
Orientador(a): Marques Júnior, Sérgio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28546
Resumo: Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocorreram muitas mudanças nas relações interpessoais e comerciais em todo o mundo. As TICs facilitam as transações empresariais por meio de rede com parceiros comerciais, distribuição de serviços e produtos, como também fornecem informações aos consumidores em todo o mundo, o que facilita a relação das empresas com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Neste sentido, o presente trabalho teve com objetivo investigar as relações existentes entre variáveis capazes de influenciar o desempenho empresarial das agências de viagens a partir dos relacionamentos facilitados pela utilização das TICS. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa contendo variáveis e dimensões baseados na teoria do Balanced Scorecard (BSC) e no modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), adequando um modelo de mensuração e desenvolvendo um modelo estrutural. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma investigação de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, de caráter descritivo, com um tratamento quantitativo. A modalidade escolhida para captar os dados foi a aplicação de 636 questionários com os gestores das agências de viagens das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do IBM SPSS e o pacote AMOS versão 22.0. Resultados indicam que o componente racional do modelo estrutural proposto, composto pelas variáveis definidas a partir da teoria do Balanced Scorecard (BSC) e do modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), apresentam forte poder explicativo dos relacionamentos facilitados pelas TICs com o desempenho mercadológico e financeiro, sendo que a Região Sudeste apresenta um desempenho financeiro positivo e na Região Nordeste um desempenho financeiro negativo. A partir dos resultados é possível confirmar índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias para o modelo estrutural proposto. Assim o estudo conclui que as agências de viagens devem utilizar as TICs para facilitar suas relações com seus colaboradores, fornecedores e clientes, cujas estratégias permitem um melhor desempenho empresarial.
id UFRN_5cb87d7bd155bbbf597f7f094be588eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28546
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Thásia Maria Oliveira deMendes Filho, Luiz Augusto MachadoChagas, Márcio Marreiro dasMarques Júnior, Sérgio2020-03-16T22:03:32Z2020-03-16T22:03:32Z2020-02-17ARAÚJO, Thásia Maria Oliveira de. Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28546Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocorreram muitas mudanças nas relações interpessoais e comerciais em todo o mundo. As TICs facilitam as transações empresariais por meio de rede com parceiros comerciais, distribuição de serviços e produtos, como também fornecem informações aos consumidores em todo o mundo, o que facilita a relação das empresas com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Neste sentido, o presente trabalho teve com objetivo investigar as relações existentes entre variáveis capazes de influenciar o desempenho empresarial das agências de viagens a partir dos relacionamentos facilitados pela utilização das TICS. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa contendo variáveis e dimensões baseados na teoria do Balanced Scorecard (BSC) e no modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), adequando um modelo de mensuração e desenvolvendo um modelo estrutural. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma investigação de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, de caráter descritivo, com um tratamento quantitativo. A modalidade escolhida para captar os dados foi a aplicação de 636 questionários com os gestores das agências de viagens das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do IBM SPSS e o pacote AMOS versão 22.0. Resultados indicam que o componente racional do modelo estrutural proposto, composto pelas variáveis definidas a partir da teoria do Balanced Scorecard (BSC) e do modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), apresentam forte poder explicativo dos relacionamentos facilitados pelas TICs com o desempenho mercadológico e financeiro, sendo que a Região Sudeste apresenta um desempenho financeiro positivo e na Região Nordeste um desempenho financeiro negativo. A partir dos resultados é possível confirmar índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias para o modelo estrutural proposto. Assim o estudo conclui que as agências de viagens devem utilizar as TICs para facilitar suas relações com seus colaboradores, fornecedores e clientes, cujas estratégias permitem um melhor desempenho empresarial.With the rise of Information and Communication Technologies (ICTs), there have been many changes in interpersonal and commercial relationships around the world. ICTs facilitate business transactions through networking with business partners, distribution of services and products, as well as providing information to consumers worldwide, which facilitates the relationship between companies and their employees, suppliers and customers. In this sense, the present study aimed to investigate the existing relationships between variables capable of influencing the business performance of travel agencies based on the relationships facilitated by the use of ICT. For this, a research instrument was developed containing variables and dimensions based on the Balanced Scorecard (BSC) theory and on the theoretical model Relationships and Business Performance (RE-BP), adapting a measurement model and developing a structural model. To achieve the proposed objectives, a hypothetical-deductive, exploratory, descriptive investigation was carried out, with a quantitative approach. The method chosen to capture the data was the application of 636 questionnaires with the managers of travel agencies in the Northeast and Southeast regions of Brazil. The data obtained were treated by descriptive and inferential statistics, with the help of IBM SPSS and the AMOS packaged version 22.0. Results indicate that the rational component of the proposed structural model, composed of the variables defined from the theory of the Balanced Scorecard (BSC) and the theoretical model Relationships and Business Performance (RE-BP), has a strong explanatory power of the relationships facilitated by the ICTs with the market and financial performance, with the Southeast Region having a positive financial performance and the Northeast Region having a negative financial performance. From the results it is possible to confirm satisfactory adjustment rates and factor loads for the proposed structural model. Thus, the study concludes that travel agencies should use ICTs to facilitate their relations with their employees, suppliers and customers, whose strategies allow for better business performance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOAgências de viagensRelações comerciaisTecnologia de informação e comunicaçãoDesempenho empresarialRelacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagensRelationships generated by the use of ICTs and perception of business performance in travel agenciesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdfapplication/pdf1566800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/1/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdfab01a5913a5e8bdd08cd06cfd75a89c7MD51TEXTRelacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.txtRelacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain250446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/2/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.txt9f9a6e3fede45c38d17ab2312859a0c5MD52THUMBNAILRelacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.jpgRelacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/3/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.jpg06719c5d8367ab0b4ce3d1c679f85e7fMD53123456789/285462020-03-22 04:40:59.773oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:40:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Relationships generated by the use of ICTs and perception of business performance in travel agencies
title Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
spellingShingle Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
Araújo, Thásia Maria Oliveira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Agências de viagens
Relações comerciais
Tecnologia de informação e comunicação
Desempenho empresarial
title_short Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
title_full Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
title_fullStr Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
title_full_unstemmed Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
title_sort Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens
author Araújo, Thásia Maria Oliveira de
author_facet Araújo, Thásia Maria Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Thásia Maria Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques Júnior, Sérgio
contributor_str_mv Marques Júnior, Sérgio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Agências de viagens
Relações comerciais
Tecnologia de informação e comunicação
Desempenho empresarial
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de viagens
Relações comerciais
Tecnologia de informação e comunicação
Desempenho empresarial
description Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocorreram muitas mudanças nas relações interpessoais e comerciais em todo o mundo. As TICs facilitam as transações empresariais por meio de rede com parceiros comerciais, distribuição de serviços e produtos, como também fornecem informações aos consumidores em todo o mundo, o que facilita a relação das empresas com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Neste sentido, o presente trabalho teve com objetivo investigar as relações existentes entre variáveis capazes de influenciar o desempenho empresarial das agências de viagens a partir dos relacionamentos facilitados pela utilização das TICS. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa contendo variáveis e dimensões baseados na teoria do Balanced Scorecard (BSC) e no modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), adequando um modelo de mensuração e desenvolvendo um modelo estrutural. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma investigação de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, de caráter descritivo, com um tratamento quantitativo. A modalidade escolhida para captar os dados foi a aplicação de 636 questionários com os gestores das agências de viagens das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram tratados pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do IBM SPSS e o pacote AMOS versão 22.0. Resultados indicam que o componente racional do modelo estrutural proposto, composto pelas variáveis definidas a partir da teoria do Balanced Scorecard (BSC) e do modelo teórico Relationships and Business Performance (RE-BP), apresentam forte poder explicativo dos relacionamentos facilitados pelas TICs com o desempenho mercadológico e financeiro, sendo que a Região Sudeste apresenta um desempenho financeiro positivo e na Região Nordeste um desempenho financeiro negativo. A partir dos resultados é possível confirmar índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias para o modelo estrutural proposto. Assim o estudo conclui que as agências de viagens devem utilizar as TICs para facilitar suas relações com seus colaboradores, fornecedores e clientes, cujas estratégias permitem um melhor desempenho empresarial.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-16T22:03:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-16T22:03:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Thásia Maria Oliveira de. Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28546
identifier_str_mv ARAÚJO, Thásia Maria Oliveira de. Relacionamentos gerados pelo uso das TICS e percepção de desempenho empresarial em agências de viagens. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/1/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/2/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28546/3/Relacionamentosgeradosuso_Araujo_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab01a5913a5e8bdd08cd06cfd75a89c7
9f9a6e3fede45c38d17ab2312859a0c5
06719c5d8367ab0b4ce3d1c679f85e7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118146625110016