O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ferreira, Geizy Maria de Castro
Orientador(a): Gois, Francisca Lacerda de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567
Resumo: Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.
id UFRN_5e03bb0eb5aa9c05a4b87b2c15b0076a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24567
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Geizy Maria de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2671595713526351http://lattes.cnpq.br/5324357415270200Andrade, João Maria Valença dehttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630Ferreira, Maria Salonildehttp://lattes.cnpq.br/3510726465694990Ibiapina, Ivana Maria Lopes de MeloCabral, Marlucia Barros Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-9345-5845http://lattes.cnpq.br/3358484754472194Gois, Francisca Lacerda de2018-01-18T11:49:07Z2018-01-18T11:49:07Z2014-02-25FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.In this research, we discussed the relationship between the development of the ability to write and the poem as a genre in the classroom’s micro space-time. This research was carried out with 21 students in the 6th grade, class "A" of elementary school, aged between 10 and 12 years, in the Municipal School Professor Zuza - Natal / Rio Grande do Norte. We pursue to show the capability of the students to develop and advance their writing skills, since they are driven in situations of learning, which were intentionally structured and planned for this purpose. Our objective is to investigate the development of writing skills in the classroom’s micro time-space, mediated through Collaborative Research, through the process of conceptual elaboration and writing poem as a genre. We used as a theoretic referential the researches and studies of Vygotsky (1991, 2008) and his followers, for whom the development of the teaching-learning process is built in the relationship of the individual with his sociocultural environment and his interaction with other people; the methodological principles of qualitative approach – Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986), – by considering their relevance in this work, once it allow us to examine the empiric field and provide potential data to help us clarify the object of study and the Collaborative Research – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina and Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães and Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), among others –, given their importance as regards the mobilization and contribution to the emancipation of the participants, particularly, in the production of writing and the development of other parlance – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) among others. This is a study that is justified by the emphasis on the development of writing skills and the student’s personality. We conclude that the students were able to advance in their writing skills and develop habits and skills of collaboration and participation, which points to the prospect of continuity of learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHabilidade escritoraGênero poemaMicroespaço-tempo sala de aulaPesquisa colaborativaO meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txtGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain444798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/2/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txt31cffa2a9effc61ac33cf1a77bb9b0eaMD52THUMBNAILGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpgGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/3/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpg7fd6c847e0574b473efdbb57a8cf68d5MD53ORIGINALGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdfGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdfapplication/pdf1401321https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/1/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf6106cf1a68f596015949b099674ea6beMD51123456789/245672022-05-25 18:01:52.865oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T21:01:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
title O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
spellingShingle O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
Ferreira, Geizy Maria de Castro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Habilidade escritora
Gênero poema
Microespaço-tempo sala de aula
Pesquisa colaborativa
title_short O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
title_full O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
title_fullStr O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
title_full_unstemmed O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
title_sort O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
author Ferreira, Geizy Maria de Castro
author_facet Ferreira, Geizy Maria de Castro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2671595713526351
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5324357415270200
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, João Maria Valença de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0350305925407630
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Salonilde
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3510726465694990
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cabral, Marlucia Barros Lopes
dc.contributor.referees4ID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9345-5845
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3358484754472194
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Geizy Maria de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gois, Francisca Lacerda de
contributor_str_mv Gois, Francisca Lacerda de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Habilidade escritora
Gênero poema
Microespaço-tempo sala de aula
Pesquisa colaborativa
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade escritora
Gênero poema
Microespaço-tempo sala de aula
Pesquisa colaborativa
description Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-18T11:49:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-18T11:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567
identifier_str_mv FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/2/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/3/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/1/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31cffa2a9effc61ac33cf1a77bb9b0ea
7fd6c847e0574b473efdbb57a8cf68d5
6106cf1a68f596015949b099674ea6be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777736458043392