O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567 |
Resumo: | Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem. |
id |
UFRN_5e03bb0eb5aa9c05a4b87b2c15b0076a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24567 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Geizy Maria de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2671595713526351http://lattes.cnpq.br/5324357415270200Andrade, João Maria Valença dehttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630Ferreira, Maria Salonildehttp://lattes.cnpq.br/3510726465694990Ibiapina, Ivana Maria Lopes de MeloCabral, Marlucia Barros Lopeshttps://orcid.org/0000-0001-9345-5845http://lattes.cnpq.br/3358484754472194Gois, Francisca Lacerda de2018-01-18T11:49:07Z2018-01-18T11:49:07Z2014-02-25FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.In this research, we discussed the relationship between the development of the ability to write and the poem as a genre in the classroom’s micro space-time. This research was carried out with 21 students in the 6th grade, class "A" of elementary school, aged between 10 and 12 years, in the Municipal School Professor Zuza - Natal / Rio Grande do Norte. We pursue to show the capability of the students to develop and advance their writing skills, since they are driven in situations of learning, which were intentionally structured and planned for this purpose. Our objective is to investigate the development of writing skills in the classroom’s micro time-space, mediated through Collaborative Research, through the process of conceptual elaboration and writing poem as a genre. We used as a theoretic referential the researches and studies of Vygotsky (1991, 2008) and his followers, for whom the development of the teaching-learning process is built in the relationship of the individual with his sociocultural environment and his interaction with other people; the methodological principles of qualitative approach – Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and André (1986), – by considering their relevance in this work, once it allow us to examine the empiric field and provide potential data to help us clarify the object of study and the Collaborative Research – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina and Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães and Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), among others –, given their importance as regards the mobilization and contribution to the emancipation of the participants, particularly, in the production of writing and the development of other parlance – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) among others. This is a study that is justified by the emphasis on the development of writing skills and the student’s personality. We conclude that the students were able to advance in their writing skills and develop habits and skills of collaboration and participation, which points to the prospect of continuity of learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHabilidade escritoraGênero poemaMicroespaço-tempo sala de aulaPesquisa colaborativaO meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txtGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain444798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/2/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txt31cffa2a9effc61ac33cf1a77bb9b0eaMD52THUMBNAILGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpgGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/3/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpg7fd6c847e0574b473efdbb57a8cf68d5MD53ORIGINALGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdfGeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdfapplication/pdf1401321https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/1/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf6106cf1a68f596015949b099674ea6beMD51123456789/245672022-05-25 18:01:52.865oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T21:01:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
title |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
spellingShingle |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula Ferreira, Geizy Maria de Castro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Habilidade escritora Gênero poema Microespaço-tempo sala de aula Pesquisa colaborativa |
title_short |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
title_full |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
title_fullStr |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
title_full_unstemmed |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
title_sort |
O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula |
author |
Ferreira, Geizy Maria de Castro |
author_facet |
Ferreira, Geizy Maria de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2671595713526351 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5324357415270200 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade, João Maria Valença de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0350305925407630 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Salonilde |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3510726465694990 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Cabral, Marlucia Barros Lopes |
dc.contributor.referees4ID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9345-5845 |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3358484754472194 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Geizy Maria de Castro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gois, Francisca Lacerda de |
contributor_str_mv |
Gois, Francisca Lacerda de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Habilidade escritora Gênero poema Microespaço-tempo sala de aula Pesquisa colaborativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidade escritora Gênero poema Microespaço-tempo sala de aula Pesquisa colaborativa |
description |
Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora e o gênero poema no microespaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com 21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Demonstra a possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no microespaçotempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos, como referencial teórico, os estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a sua pertinência neste trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a; 2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros – devido à sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José (2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Este é um trabalho que privilegia o desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a perspectiva de continuidade dessa aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-18T11:49:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-18T11:49:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Geizy Maria de Castro. O meu lugar: estudo da habilidade escritora no microespaço-tempo sala de aula. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/2/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/3/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24567/1/GeizyMariaDeCastroFerreira_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31cffa2a9effc61ac33cf1a77bb9b0ea 7fd6c847e0574b473efdbb57a8cf68d5 6106cf1a68f596015949b099674ea6be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777736458043392 |