O impacto do planejamento individual ou em dupla na produção oral e na calibração enquanto estratégias metacognitivas de aprendizes bilíngues

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Caldas, Vaneska Oliveira
Orientador(a): Weissheimer, Janaina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57593
Resumo: Pesquisas mostram que o planejamento estratégico pode ser um aliado no desenvolvimento da produção oral de aprendizes bilíngues. Assim sendo, este estudo tem como objetivo geral investigar o efeito do planejamento e das estratégias metacognitivas na produção oral em L2. Neste trabalho, elegemos a calibração como estratégia metacognitiva a ser aferida e a medimos pela correspondência entre o grau de percepção do indivíduo em uma tarefa em relação à sua atuação real nela. Nesse sentido, esta pesquisa intenciona verificar de que forma diferentes tipos de planejamento (não planejamento, planejamento individual e planejamento em dupla) podem impactar a produção oral de aprendizes bilíngues (em termos de acurácia, densidade lexical ponderada, fluência e outcome), analisar qual o papel da calibração no desenvolvimento da produção oral desses aprendizes e identificar quais estratégias metacognitivas fazem parte deste processo. O estudo foi composto por 63 aprendizes bilíngues português-inglês. Todos os participantes responderam a um questionário sobre informações pessoais, realizaram três tarefas de produção oral, atribuíram uma nota para cada tarefa proposta e responderam a um questionário sobre as estratégias metacognitivas utilizadas durante as produções orais. Os resultados indicam que, no que concerne à fluência, houve impacto significativo do planejamento em dupla e que, neste tipo de planejamento, os aprendizes também apresentaram um grau de confiança maior no sucesso da sua produção oral. Em contrapartida, o planejamento individual fez com que os aprendizes tivessem uma calibração mais ajustada de suas produções orais. No que diz respeito à acurácia, à densidade lexical ponderada e ao outcome, o fato de ter planejado individualmente ou em dupla não parece ter feito diferença na produção oral dos aprendizes. Além disso, os achados acerca das percepções dos participantes sugerem que eles utilizaram diferentes estratégias de planejamento, como construir uma sequência de fala na cabeça e utilizar papel e caneta, e consideraram o planejamento em dupla mais benéfico ao desenvolvimento das suas produções orais.
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Assim sendo, este estudo tem como objetivo geral investigar o efeito do planejamento e das estratégias metacognitivas na produção oral em L2. Neste trabalho, elegemos a calibração como estratégia metacognitiva a ser aferida e a medimos pela correspondência entre o grau de percepção do indivíduo em uma tarefa em relação à sua atuação real nela. Nesse sentido, esta pesquisa intenciona verificar de que forma diferentes tipos de planejamento (não planejamento, planejamento individual e planejamento em dupla) podem impactar a produção oral de aprendizes bilíngues (em termos de acurácia, densidade lexical ponderada, fluência e outcome), analisar qual o papel da calibração no desenvolvimento da produção oral desses aprendizes e identificar quais estratégias metacognitivas fazem parte deste processo. O estudo foi composto por 63 aprendizes bilíngues português-inglês. Todos os participantes responderam a um questionário sobre informações pessoais, realizaram três tarefas de produção oral, atribuíram uma nota para cada tarefa proposta e responderam a um questionário sobre as estratégias metacognitivas utilizadas durante as produções orais. Os resultados indicam que, no que concerne à fluência, houve impacto significativo do planejamento em dupla e que, neste tipo de planejamento, os aprendizes também apresentaram um grau de confiança maior no sucesso da sua produção oral. Em contrapartida, o planejamento individual fez com que os aprendizes tivessem uma calibração mais ajustada de suas produções orais. No que diz respeito à acurácia, à densidade lexical ponderada e ao outcome, o fato de ter planejado individualmente ou em dupla não parece ter feito diferença na produção oral dos aprendizes. Além disso, os achados acerca das percepções dos participantes sugerem que eles utilizaram diferentes estratégias de planejamento, como construir uma sequência de fala na cabeça e utilizar papel e caneta, e consideraram o planejamento em dupla mais benéfico ao desenvolvimento das suas produções orais.Research shows that strategic planning may be an ally in the development of bilingual learners’ oral production. Therefore, this study aims to investigate the effect of planning and of metacognitive strategies on oral production in L2. In this work, we chose calibration as the metacognitive strategy to be evaluated and we measured it by the correspondence between the individual's degree of perception in a task in relation to their actual performance in it. In this sense, this research intends to verify how different types of planning (no-planning, individual planning and planning in pairs) may impact bilingual learners’ oral production (in terms of accuracy, weighted lexical density, fluency and outcome), to analyze the role of calibration in the development of these learners' oral production and to identify which metacognitive strategies are part of this process. The study consisted of 63 Portuguese-English bilingual learners. All participants answered a questionnaire about personal information, performed three oral production tasks, gave themselves a grade for each proposed task and answered a questionnaire about the metacognitive strategies used in the oral productions. Results indicate that, in what concerns fluency, there was significant impact of planning in pairs and that, in this type of planning, learners also showed greater degree of confidence in the success of their oral production. However, individual planning resulted in learners having more adjusted calibration of their oral productions. Regarding accuracy, weighted lexical density and outcome, planning individually or in pairs does not seem to have made a difference in learners' oral production. Furthermore, the findings regarding the participants' perceptions suggest that they used different planning strategies, such as building a speech sequence in their head and using paper and pen, and considered planning in pairs to be more beneficial to the development of their oral productions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICABilinguismoInglês como segunda línguaProdução oralPlanejamentoEstratégias metacognitivasCalibraçãoO impacto do planejamento individual ou em dupla na produção oral e na calibração enquanto estratégias metacognitivas de aprendizes bilínguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImpactoplanejamentoindividual_Caldas_2023.pdfapplication/pdf2960451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57593/1/Impactoplanejamentoindividual_Caldas_2023.pdf7cd45c827a609c375de0619c06129f35MD51123456789/575932024-02-15 14:57:08.165oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-15T17:57:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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