A audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveis
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Palavras-chave em Português: | |
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Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29176 |
Resumo: | A escola que pretende ser inclusiva tem como um de seus grandes desafios respeitar as diferenças de seus alunos, o que pressupõe a eliminação dos interditos socialmente construídos. Nesse cenário, a audiodescrição emerge como uma tecnologia assistiva, voltada para a garantia de acesso às imagens por alunos com deficiência visual. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa está no âmbito da audiodescrição na formação de professores, tendo como objetivo geral investigar os impactos de uma formação em audiodescrição nas práticas docentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que possibilitem aos alunos com deficiência visual o acesso às imagens. Considerando a interface entre o Atendimento Educacional Especializado e a prática docente em sala de aula comum, tomamos como referência uma abordagem multissensorial e colaborativa da audiodescrição. Metodologicamente, este estudo tem sua base na abordagem qualitativa, consistindo em uma pesquisa-intervenção pautada nos pressupostos bakhtinianos. O campo de investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como participantes 29 professores(as) e 04 estagiários(as) que atuavam no turno da manhã. A pesquisa envolveu três etapas: 1. oficinas pedagógicas; 2. observação da prática docente; e 3. planejamento e mediação docente. Em função dos limites e do escopo assumido neste trabalho, partimos de um universo maior de professores participando das oficinas pedagógicas de formação em audiodescrição, mas, para a viabilidade do estudo, verticalizamos para a observação e análise da prática de uma única professora que lecionava Língua Portuguesa. Para a construção dos dados, inspirados nas entrevistas coletivas, realizamos rodas de conversas com os participantes e entrevistas individuais com a professora de Língua Portuguesa. Ademais, utilizamos o procedimento de observação da prática dessa professora, com registros no diário de campo, e um questionário de caracterização dos professores. Todas as etapas foram registradas por meio de gravação em áudio, videogravação e fotografias. Como resultados, constatamos que a formação em audiodescrição provocou impactos nas concepções e nas práticas dos professores e, em específico, da professora de Língua Portuguesa. Nesse sentido, ela passou a contemplar a audiodescrição em sua prática, abordada sob a ótica de um uso multissensorial e colaborativo, evidenciando a concepção de que os alunos com deficiência visual, em sua subjetividade, aprendem com todo o corpo e, nesse processo, também os alunos que não têm deficiência visual podem ser beneficiados. A pesquisa também revelou dificuldades e desafios subjacentes à prática docente na esfera escolar, indicando que a formação por si só não é suficiente para o agenciamento da audiodescrição pelos professores. É preciso assegurar, ainda, condições de realização do trabalho docente, construindo espaços de planejamento e reflexão sobre a prática, a fim de efetivar a articulação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum, tendo em vista que, no processo formativo, sendo a escola um espaço de formação, “a gente vai aprendendo com o outro”. |
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Silva, Katyuscia Maria daOnofre, Eduardo GomesViana, Flávia RoldanFonseca, Gessica FabielyBarbosa, Maria do Socorro Maia FernandesAlves, Jefferson Fernandes2020-06-08T22:59:11Z2020-06-08T22:59:11Z2019-10-31SILVA, Katyuscia Maria da. A audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveis. 2019. 304f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29176A escola que pretende ser inclusiva tem como um de seus grandes desafios respeitar as diferenças de seus alunos, o que pressupõe a eliminação dos interditos socialmente construídos. Nesse cenário, a audiodescrição emerge como uma tecnologia assistiva, voltada para a garantia de acesso às imagens por alunos com deficiência visual. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa está no âmbito da audiodescrição na formação de professores, tendo como objetivo geral investigar os impactos de uma formação em audiodescrição nas práticas docentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que possibilitem aos alunos com deficiência visual o acesso às imagens. Considerando a interface entre o Atendimento Educacional Especializado e a prática docente em sala de aula comum, tomamos como referência uma abordagem multissensorial e colaborativa da audiodescrição. Metodologicamente, este estudo tem sua base na abordagem qualitativa, consistindo em uma pesquisa-intervenção pautada nos pressupostos bakhtinianos. O campo de investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como participantes 29 professores(as) e 04 estagiários(as) que atuavam no turno da manhã. A pesquisa envolveu três etapas: 1. oficinas pedagógicas; 2. observação da prática docente; e 3. planejamento e mediação docente. Em função dos limites e do escopo assumido neste trabalho, partimos de um universo maior de professores participando das oficinas pedagógicas de formação em audiodescrição, mas, para a viabilidade do estudo, verticalizamos para a observação e análise da prática de uma única professora que lecionava Língua Portuguesa. Para a construção dos dados, inspirados nas entrevistas coletivas, realizamos rodas de conversas com os participantes e entrevistas individuais com a professora de Língua Portuguesa. Ademais, utilizamos o procedimento de observação da prática dessa professora, com registros no diário de campo, e um questionário de caracterização dos professores. Todas as etapas foram registradas por meio de gravação em áudio, videogravação e fotografias. Como resultados, constatamos que a formação em audiodescrição provocou impactos nas concepções e nas práticas dos professores e, em específico, da professora de Língua Portuguesa. Nesse sentido, ela passou a contemplar a audiodescrição em sua prática, abordada sob a ótica de um uso multissensorial e colaborativo, evidenciando a concepção de que os alunos com deficiência visual, em sua subjetividade, aprendem com todo o corpo e, nesse processo, também os alunos que não têm deficiência visual podem ser beneficiados. A pesquisa também revelou dificuldades e desafios subjacentes à prática docente na esfera escolar, indicando que a formação por si só não é suficiente para o agenciamento da audiodescrição pelos professores. É preciso assegurar, ainda, condições de realização do trabalho docente, construindo espaços de planejamento e reflexão sobre a prática, a fim de efetivar a articulação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum, tendo em vista que, no processo formativo, sendo a escola um espaço de formação, “a gente vai aprendendo com o outro”.One of the main challenges of a school that intends to be inclusive is to respect the differences of its students, which presupposes the elimination of socially constructed interdictions. In this scenario, audio description emerges as an assistive technology, aimed at ensuring access to images by visually impaired students. Thus, the object of study of this research is within the scope of audio description in the training of teachers, with the general objective of investigating the impacts of training in audio description on teaching practices for the development of educational activities that enable students with visual impairments to access images. Considering the interface between Specialized Educational Service and teaching practice in a common classroom, we take as a reference a multisensory and collaborative approach to audio description. Methodologically, this study is based on the qualitative approach, consisting of an intervention research based on Bakhtinian assumptions. The research field was a public school in Natal, in the state of Rio Grande do Norte, having as participants 29 teachers and 04 interns who worked in the morning shift. The research involved three stages: 1. pedagogical workshops; 2. observation of teaching practice; and 3. teaching planning and mediation. Due to the limits and scope assumed in this work, we started from a larger universe of teachers participating in pedagogical training workshops in audio description, but for the feasibility of the study, we verticalize the observation and analysis of the practice of a single teacher who taught Portuguese. For the construction of the data, inspired by the collective interviews, we carry out rounds of conversations with the participants and individual interviews with the Portuguese language teacher. In addition, we use the observation procedure of this teacher's practice, with records in the field diary, and a questionnaire to characterize the teachers. All steps were recorded through audio recording, video recording and photographs. As a result, we found that training in audio description caused impacts on teachers' conceptions and practices and, specifically, the Portuguese language teacher. In this sense, she started to contemplate audio description in her practice, approached from the perspective of a multisensory and collaborative use, showing the conception that students with visual impairment, in their subjectivity, learn with the whole body and, in this process, students who do not have visual impairment can also benefit from it. The research also revealed difficulties and challenges underlying the teaching practice in the school sphere, indicating that training alone it is not enough for teachers to arrange audio description. It is also necessary to ensure conditions for carrying out the teaching work, building spaces for planning and reflecting on practice, in order to effect the articulation between the teachers of the Specialized Educational Service and the common classroom, bearing in mind that, in the formative process, the school being a training space, “we learn from each other”.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAudiodescriçãoTecnologia assistivaDeficiência visualFormação de professoresAtendimento educacional especializadoA audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAudiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdfapplication/pdf3456452https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29176/1/Audiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf566ab892059bd9a3727cb3f0826739aaMD51TEXTAudiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.txtAudiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain734137https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29176/2/Audiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.txt31e3e09effb56ed1ee3ad34997c03fa7MD52THUMBNAILAudiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.jpgAudiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29176/3/Audiodescricaoformacaoprofessores_Silva_2019.pdf.jpg1c9e540ef87bb3e36f2bb55ab0b4366bMD53123456789/291762020-06-14 04:38:22.792oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29176Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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