A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
Orientador(a): Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de internacionalização implementado pela CAPES, procurando evidenciar as repercussões dessa política nos programas de pós-graduação em Educação conceito 5 da região Nordeste, no período de 2013 a 2016. Parte-se do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão da avaliação utilizada pela CAPES como forma de regulação e controle e tem como finalidade ajustar o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira a um novo patamar exigido pelo cenário mundial. No entanto, sem uma estratégia de financiamento universal que contemple todos os programas de forma equitativa, a CAPES vem se utilizando de políticas focalizadas por meio de editais de cooperação internacional, o que gera uma concorrência desigual entre os pesquisadores das diferentes regiões, em especial da região Nordeste, onde a pós-graduação ainda se encontra em processo de expansão e de consolidação na maioria dos estados. Como referencial teórico, a pesquisa procura se aproximar da abordagem histórico-dialética, por entender que na análise de um fenômeno social deve-se considerar, sobretudo, o contexto do qual ele foi originado, buscando suas mediações e contradições. Como metodologia, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e análise documental, o que permitiu o aprofundamento de dimensões fundantes para a sistematização dos dados. Foram analisados, ainda, os Relatórios Sucupira dos programas conceito 5 da região Nordeste, bem como dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, da Plataforma Lattes e dos sites institucionais dos programas de Educação do Nordeste. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação classificados como 5 na avaliação da CAPES. Os estudos indicam que a política de educação superior para a pós-graduação nacional está historicamente vinculada às demandas de uma sociedade pautada no paradigma do conhecimento e da competitividade global. Além disso, a internacionalização tem se configurado como uma dimensão importante do processo avaliativo, definindo rankings entre os programas de pós-graduação e aprofundando as assimetrias regionais. Embora com muita dificuldade quanto ao financiamento, os programas classificados como 5 na região Nordeste têm realizado ações de internacionalização. Há, ainda, uma disparidade no nível de internacionalização realizada entre os próprios programas avaliados com conceito 5.
id UFRN_69e6ba391e960af741a90e229e4a44e7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47026
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3482660900365503http://lattes.cnpq.br/1267050454995209Cabral Neto, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/2272273005907974Moura, Dante Henriquehttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453Oliveira, João Ferreira deFarias, Maria da Salete Barboza deBarbalho, Maria Goretti Cabralhttp://lattes.cnpq.br/9999709754863111Chaves, Vera Lúcia JacobCastro, Alda Maria Duarte Araújo2022-04-20T19:02:27Z2022-04-20T19:02:27Z2020-12-21OLIVEIRA, Larissa Maria da Costa Fernandes. A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste. 2020. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026A presente tese tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de internacionalização implementado pela CAPES, procurando evidenciar as repercussões dessa política nos programas de pós-graduação em Educação conceito 5 da região Nordeste, no período de 2013 a 2016. Parte-se do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão da avaliação utilizada pela CAPES como forma de regulação e controle e tem como finalidade ajustar o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira a um novo patamar exigido pelo cenário mundial. No entanto, sem uma estratégia de financiamento universal que contemple todos os programas de forma equitativa, a CAPES vem se utilizando de políticas focalizadas por meio de editais de cooperação internacional, o que gera uma concorrência desigual entre os pesquisadores das diferentes regiões, em especial da região Nordeste, onde a pós-graduação ainda se encontra em processo de expansão e de consolidação na maioria dos estados. Como referencial teórico, a pesquisa procura se aproximar da abordagem histórico-dialética, por entender que na análise de um fenômeno social deve-se considerar, sobretudo, o contexto do qual ele foi originado, buscando suas mediações e contradições. Como metodologia, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e análise documental, o que permitiu o aprofundamento de dimensões fundantes para a sistematização dos dados. Foram analisados, ainda, os Relatórios Sucupira dos programas conceito 5 da região Nordeste, bem como dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, da Plataforma Lattes e dos sites institucionais dos programas de Educação do Nordeste. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação classificados como 5 na avaliação da CAPES. Os estudos indicam que a política de educação superior para a pós-graduação nacional está historicamente vinculada às demandas de uma sociedade pautada no paradigma do conhecimento e da competitividade global. Além disso, a internacionalização tem se configurado como uma dimensão importante do processo avaliativo, definindo rankings entre os programas de pós-graduação e aprofundando as assimetrias regionais. Embora com muita dificuldade quanto ao financiamento, os programas classificados como 5 na região Nordeste têm realizado ações de internacionalização. Há, ainda, uma disparidade no nível de internacionalização realizada entre os próprios programas avaliados com conceito 5.This Thesis aims to analyze the articulation between the internationalization process implemented by CAPES, seeking to highlight the repercussions of this policy in postgraduate programs in Education evaluated as concept 5 in the Northeast region, in the period from 2013 to 2016. It is assumed that internationalization is a dimension of the evaluation used by CAPES as a form of regulation and control and aims to adjust the knowledge produced in Brazilian postgraduate studies to a new level required by the world scenario. However, without a universal financing strategy that includes all programs in an equitable way, CAPES has been using policies focused through international cooperation notices, which generates unequal competition among researchers from different regions, especially from Northeast region, where postgraduate studies are still expanding and consolidating in most States. As a theoretical framework, the research seeks to approach the historical-dialectical approach, as it understands that in the analysis of a social phenomenon, one must consider, above all, the context from which it originated, seeking its mediations and contradictions. As a methodology, the study used bibliographic reviews and document analysis, which allowed the deepening of fundamental dimensions for the systematization of data. The “Relatórios Sucupira” of the Concept 5 programs in the Northeast region were also analyzed, as well as data from the CAPES “Sistema de Informações Georreferenciadas”, the “Plataforma Lattes” and the institutional websites of the Education programs in the Northeast. In a complementary manner, semi-structured interviews were conducted with the coordinators of the Post-Education programs classified as 5 in the CAPES assessment. Studies indicate that the policy of higher education for national postgraduate education is historically linked to the demands of a society based on the paradigm of knowledge and global competitiveness. In addition, internationalization has become an important dimension of the evaluation process, defining rankings among postgraduate programs and deepening regional asymmetries. Although very difficult in terms of financing, the programs classified as 5 in the Northeast region have carried out internationalization actions. There is also a disparity in the level of internationalization carried out between the programs evaluated with concept 5.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPolítica educacionalPós-graduaçãoInternacionalizaçãoA política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticainternacionalizacaoposgraduacao_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2481277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47026/1/Politicainternacionalizacaoposgraduacao_Oliveira_2020.pdfab3ee20b87a8f0b74f5bd2930c641b63MD51123456789/470262022-05-02 12:23:58.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
title A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
spellingShingle A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
Política educacional
Pós-graduação
Internacionalização
title_short A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
title_full A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
title_fullStr A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
title_full_unstemmed A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
title_sort A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste
author Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
author_facet Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3482660900365503
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1267050454995209
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cabral Neto, Antônio
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272273005907974
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1720357515433453
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, João Ferreira de
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Farias, Maria da Salete Barboza de
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999709754863111
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Chaves, Vera Lúcia Jacob
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
contributor_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Pós-graduação
Internacionalização
topic Política educacional
Pós-graduação
Internacionalização
description A presente tese tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de internacionalização implementado pela CAPES, procurando evidenciar as repercussões dessa política nos programas de pós-graduação em Educação conceito 5 da região Nordeste, no período de 2013 a 2016. Parte-se do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão da avaliação utilizada pela CAPES como forma de regulação e controle e tem como finalidade ajustar o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira a um novo patamar exigido pelo cenário mundial. No entanto, sem uma estratégia de financiamento universal que contemple todos os programas de forma equitativa, a CAPES vem se utilizando de políticas focalizadas por meio de editais de cooperação internacional, o que gera uma concorrência desigual entre os pesquisadores das diferentes regiões, em especial da região Nordeste, onde a pós-graduação ainda se encontra em processo de expansão e de consolidação na maioria dos estados. Como referencial teórico, a pesquisa procura se aproximar da abordagem histórico-dialética, por entender que na análise de um fenômeno social deve-se considerar, sobretudo, o contexto do qual ele foi originado, buscando suas mediações e contradições. Como metodologia, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e análise documental, o que permitiu o aprofundamento de dimensões fundantes para a sistematização dos dados. Foram analisados, ainda, os Relatórios Sucupira dos programas conceito 5 da região Nordeste, bem como dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, da Plataforma Lattes e dos sites institucionais dos programas de Educação do Nordeste. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação classificados como 5 na avaliação da CAPES. Os estudos indicam que a política de educação superior para a pós-graduação nacional está historicamente vinculada às demandas de uma sociedade pautada no paradigma do conhecimento e da competitividade global. Além disso, a internacionalização tem se configurado como uma dimensão importante do processo avaliativo, definindo rankings entre os programas de pós-graduação e aprofundando as assimetrias regionais. Embora com muita dificuldade quanto ao financiamento, os programas classificados como 5 na região Nordeste têm realizado ações de internacionalização. Há, ainda, uma disparidade no nível de internacionalização realizada entre os próprios programas avaliados com conceito 5.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T19:02:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T19:02:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Larissa Maria da Costa Fernandes. A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste. 2020. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026
identifier_str_mv OLIVEIRA, Larissa Maria da Costa Fernandes. A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste. 2020. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47026/1/Politicainternacionalizacaoposgraduacao_Oliveira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab3ee20b87a8f0b74f5bd2930c641b63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777708207308800