A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Oliveira, Rosalba Lopes de
Orientador(a): Dezotti, Cláudia Helena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16031
Resumo: This is work itself insert in the mathematics education field of the youth and adult education to aim to practitioners of the educational action into the mathematics area performing to with this is teaching kind, adopting to as parameter the Mathematics Molding approach. The motive of the research is to draw up a application proposal of the molding mathematics as teaching and learning geometry alternative in the youth and adult education. The research it develops in three class of the third level (series 5th and 6th) of he youth and adults education in the one school municipal from the Natal outskirts. Its have qualitative nature with participating observation approach, once performing to directly in to research environment as a mathematics teacher of those same classes. We are used questionnaires, lesson notes and analyses of the officials documents as an basis of claim instruments. The results indicates that activity used the mathematic moldings were appreciated the savoir-faire of the student in to knowledge construction process, when search develop to significant learning methods, helping to student build has mathematics connections with other knowledge areas and inside mathematics himself, so much that enlarges your understanding and assist has in your participation in the other socials place, over there propitiate to change in student and teacher posture with relation to mathematic classroom dynamics
id UFRN_720aabeb8ec5a82731192f15f3516a0c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16031
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Rosalba Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0644580391172404http://lattes.cnpq.br/5696610183846775Bassanezi, Rodney Carloshttp://lattes.cnpq.br/6541957090000783Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Dezotti, Cláudia Helena2014-12-17T15:04:48Z2014-12-112014-12-17T15:04:48Z2006-05-19OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16031This is work itself insert in the mathematics education field of the youth and adult education to aim to practitioners of the educational action into the mathematics area performing to with this is teaching kind, adopting to as parameter the Mathematics Molding approach. The motive of the research is to draw up a application proposal of the molding mathematics as teaching and learning geometry alternative in the youth and adult education. The research it develops in three class of the third level (series 5th and 6th) of he youth and adults education in the one school municipal from the Natal outskirts. Its have qualitative nature with participating observation approach, once performing to directly in to research environment as a mathematics teacher of those same classes. We are used questionnaires, lesson notes and analyses of the officials documents as an basis of claim instruments. The results indicates that activity used the mathematic moldings were appreciated the savoir-faire of the student in to knowledge construction process, when search develop to significant learning methods, helping to student build has mathematics connections with other knowledge areas and inside mathematics himself, so much that enlarges your understanding and assist has in your participation in the other socials place, over there propitiate to change in student and teacher posture with relation to mathematic classroom dynamicsEste trabalho se insere no campo da Educação Matemática da Educação de Jovens e Adultos e visa contribuir para a ação educativa dos profissionais da área de Matemática, que atuam com essa modalidade de ensino, tomando como parâmetro o enfoque da Modelagem Matemática. Constituiu objetivo da pesquisa a elaboração de uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da Geometria na EJA. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas do nível III (5ª e 6ª séries), da EJA, em uma escola municipal da periferia da cidade do Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque na observação participante, tendo em vista a nossa atuação direta no ambiente da pesquisa, como professora de Matemática dessas turmas. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários, notas de aula e análise de documentos oficiais. Os resultados apontam que as atividades em que se utiliza a Modelagem Matemática valorizam o saber fazer do aluno no processo de construção do conhecimento, na medida em que procuram desenvolver métodos de aprendizagem significativa, auxiliando o aluno a construir relações da Matemática com outras áreas do conhecimento e dentro da própria Matemática. Amplia também a visão de mundo do aluno, ajudando sua participação em outros espaços sociais, além de propiciar mudanças na postura do aluno e do professor, em relação à dinâmica da sala de aula de Matemáticaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEducação de jovens e adultosModelagem matemáticaGeometriaYouths and adults EducationMathematics MoldingGeometryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAA modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRosalbaLO.pdfapplication/pdf524218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/1/RosalbaLO.pdfb86da993f46265cbb9cd47a758f4fbfaMD51TEXTRosalbaLO.pdf.txtRosalbaLO.pdf.txtExtracted texttext/plain291272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/6/RosalbaLO.pdf.txtdbfdc1d70849d953534ab8a694241f01MD56THUMBNAILRosalbaLO.pdf.jpgRosalbaLO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2414https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/7/RosalbaLO.pdf.jpgfe222058857e4e587f3bd349ab5e1035MD57123456789/160312017-11-02 10:51:38.261oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16031Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:51:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
title A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
spellingShingle A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
Oliveira, Rosalba Lopes de
Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
Geometria
Youths and adults Education
Mathematics Molding
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
title_full A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
title_fullStr A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
title_sort A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
author Oliveira, Rosalba Lopes de
author_facet Oliveira, Rosalba Lopes de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5696610183846775
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Bassanezi, Rodney Carlos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6541957090000783
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dezotti, Cláudia Helena
contributor_str_mv Dezotti, Cláudia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
Geometria
topic Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
Geometria
Youths and adults Education
Mathematics Molding
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Youths and adults Education
Mathematics Molding
Geometry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This is work itself insert in the mathematics education field of the youth and adult education to aim to practitioners of the educational action into the mathematics area performing to with this is teaching kind, adopting to as parameter the Mathematics Molding approach. The motive of the research is to draw up a application proposal of the molding mathematics as teaching and learning geometry alternative in the youth and adult education. The research it develops in three class of the third level (series 5th and 6th) of he youth and adults education in the one school municipal from the Natal outskirts. Its have qualitative nature with participating observation approach, once performing to directly in to research environment as a mathematics teacher of those same classes. We are used questionnaires, lesson notes and analyses of the officials documents as an basis of claim instruments. The results indicates that activity used the mathematic moldings were appreciated the savoir-faire of the student in to knowledge construction process, when search develop to significant learning methods, helping to student build has mathematics connections with other knowledge areas and inside mathematics himself, so much that enlarges your understanding and assist has in your participation in the other socials place, over there propitiate to change in student and teacher posture with relation to mathematic classroom dynamics
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-11
2014-12-17T15:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16031
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/1/RosalbaLO.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/6/RosalbaLO.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16031/7/RosalbaLO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b86da993f46265cbb9cd47a758f4fbfa
dbfdc1d70849d953534ab8a694241f01
fe222058857e4e587f3bd349ab5e1035
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777679091499008