Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Alves, Maíra Louise Fernandes
Orientador(a): Holanda, Victor Branco de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57267
Resumo: O gasto público é considerado um dos principais meios de atuação do governo e relaciona-se com os valores utilizados para custear os serviços prestados à sociedade. É através dele que a gestão manifesta seus objetivos e prioridades. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar o estado da arte da produção científica nacional e internacional sobre a qualidade dos gastos públicos nas áreas da saúde e educação. Justifica-se a escolha desses campos específicos por requerer atenção especial dos gestores na alocação dos recursos. Como percurso metodológico, adotou-se a revisão sistemática da literatura. O processo iniciou-se através da elaboração do protocolo de revisão, base de dados escolhida para prosseguimento da pesquisa foi a Scopus, pela sua abrangência e controle de qualidade; foram utilizadas palavras-chave primárias e secundárias, conforme andamento do estudo e necessidade de filtros de pesquisa. Como resultados, foi constatada a carência da utilização de perspectivas teóricas como forma de embasamento dos estudos analisados, tanto na área da educação como da saúde, como também ausência de agendas de pesquisas futuras. Além disso, é possível destacar temas mais examinados nas áreas pesquisadas, como transparência, accountability e eficiência na gestão pública no que diz respeito a alocação dos recursos. Ainda, tanto para o campo da saúde, como da educação, a nação que mais estudou e publicou sobre o tema foi os Estados Unidos, seguido do Reino Unido, havendo uma predominância da perspectiva metodológica qualitativa. Com isso, os resultados constam junção de diversos estudos que podem servir como base e orientação para futuras abordagens, contribuindo para pesquisadores da área e sugestões acerca desta temática.
id UFRN_7d99900f26fc09a983ad61b2b208dab1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57267
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Maíra Louise FernandesBarbosa, Mayara BezerraAzevedo, Yuri Gomes PaivaHolanda, Victor Branco de2024-01-10T19:20:45Z2024-01-10T19:20:45Z2023-08-23ALVES, Maíra Louise Fernandes. Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura. Orientador: Dr. Victor Branco de Holanda. 2023. 49f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57267O gasto público é considerado um dos principais meios de atuação do governo e relaciona-se com os valores utilizados para custear os serviços prestados à sociedade. É através dele que a gestão manifesta seus objetivos e prioridades. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar o estado da arte da produção científica nacional e internacional sobre a qualidade dos gastos públicos nas áreas da saúde e educação. Justifica-se a escolha desses campos específicos por requerer atenção especial dos gestores na alocação dos recursos. Como percurso metodológico, adotou-se a revisão sistemática da literatura. O processo iniciou-se através da elaboração do protocolo de revisão, base de dados escolhida para prosseguimento da pesquisa foi a Scopus, pela sua abrangência e controle de qualidade; foram utilizadas palavras-chave primárias e secundárias, conforme andamento do estudo e necessidade de filtros de pesquisa. Como resultados, foi constatada a carência da utilização de perspectivas teóricas como forma de embasamento dos estudos analisados, tanto na área da educação como da saúde, como também ausência de agendas de pesquisas futuras. Além disso, é possível destacar temas mais examinados nas áreas pesquisadas, como transparência, accountability e eficiência na gestão pública no que diz respeito a alocação dos recursos. Ainda, tanto para o campo da saúde, como da educação, a nação que mais estudou e publicou sobre o tema foi os Estados Unidos, seguido do Reino Unido, havendo uma predominância da perspectiva metodológica qualitativa. Com isso, os resultados constam junção de diversos estudos que podem servir como base e orientação para futuras abordagens, contribuindo para pesquisadores da área e sugestões acerca desta temática.Public spending is considered one of the main means of government action and is related to the amounts used to pay for services provided to society. It is through it that management manifests its objectives and priorities. In this sense, the research aims to identify the state of the art of national and international scientific production on the quality of public spending in the areas of health and education. The choice of these specific fields is justified as they require special attention from managers when allocating resources. As a methodological route, a systematic literature review was adopted. The process began with the preparation of the review protocol, the database chosen to continue the research was Scopus, due to its scope and quality control; Primary and secondary keywords were used, depending on the progress of the study and the need for search filters. As a result, it was found that there was a lack of use of theoretical perspectives as a basis for the studies analyzed, both in the areas of education and health, as well as the absence of future research agendas. Furthermore, it is possible to highlight themes that are most examined in the areas researched, such as transparency, accountability and efficiency in public management with regard to resource allocation. Furthermore, both in the field of health and education, the nation that studied and published the most on the topic was the United States, followed by the United Kingdom, with a predominance of the qualitative methodological perspective. Therefore, the results consist of a combination of several studies that can serve as a basis and guidance for future approaches, contributing to researchers in the area and suggestions on this topic.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGasto públicoSaúdeEducaçãoQualidade dos gastos públicosGovernança - accountabilityQualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQualidadegastospublicos_Alves_2023.pdfapplication/pdf776452https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57267/1/Qualidadegastospublicos_Alves_2023.pdf0da160cf410c3534dc18e122d6cbff6bMD51123456789/572672024-01-10 16:21:20.975oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57267Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-10T19:21:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
title Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
spellingShingle Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
Alves, Maíra Louise Fernandes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gasto público
Saúde
Educação
Qualidade dos gastos públicos
Governança - accountability
title_short Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
title_full Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
title_fullStr Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
title_full_unstemmed Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
title_sort Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura
author Alves, Maíra Louise Fernandes
author_facet Alves, Maíra Louise Fernandes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Mayara Bezerra
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Azevedo, Yuri Gomes Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maíra Louise Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Holanda, Victor Branco de
contributor_str_mv Holanda, Victor Branco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gasto público
Saúde
Educação
Qualidade dos gastos públicos
Governança - accountability
dc.subject.por.fl_str_mv Gasto público
Saúde
Educação
Qualidade dos gastos públicos
Governança - accountability
description O gasto público é considerado um dos principais meios de atuação do governo e relaciona-se com os valores utilizados para custear os serviços prestados à sociedade. É através dele que a gestão manifesta seus objetivos e prioridades. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar o estado da arte da produção científica nacional e internacional sobre a qualidade dos gastos públicos nas áreas da saúde e educação. Justifica-se a escolha desses campos específicos por requerer atenção especial dos gestores na alocação dos recursos. Como percurso metodológico, adotou-se a revisão sistemática da literatura. O processo iniciou-se através da elaboração do protocolo de revisão, base de dados escolhida para prosseguimento da pesquisa foi a Scopus, pela sua abrangência e controle de qualidade; foram utilizadas palavras-chave primárias e secundárias, conforme andamento do estudo e necessidade de filtros de pesquisa. Como resultados, foi constatada a carência da utilização de perspectivas teóricas como forma de embasamento dos estudos analisados, tanto na área da educação como da saúde, como também ausência de agendas de pesquisas futuras. Além disso, é possível destacar temas mais examinados nas áreas pesquisadas, como transparência, accountability e eficiência na gestão pública no que diz respeito a alocação dos recursos. Ainda, tanto para o campo da saúde, como da educação, a nação que mais estudou e publicou sobre o tema foi os Estados Unidos, seguido do Reino Unido, havendo uma predominância da perspectiva metodológica qualitativa. Com isso, os resultados constam junção de diversos estudos que podem servir como base e orientação para futuras abordagens, contribuindo para pesquisadores da área e sugestões acerca desta temática.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-10T19:20:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-10T19:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Maíra Louise Fernandes. Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura. Orientador: Dr. Victor Branco de Holanda. 2023. 49f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57267
identifier_str_mv ALVES, Maíra Louise Fernandes. Qualidade dos gastos públicos em saúde e educação: uma análise sistemática da literatura. Orientador: Dr. Victor Branco de Holanda. 2023. 49f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57267/1/Qualidadegastospublicos_Alves_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0da160cf410c3534dc18e122d6cbff6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118052028874752