Educação musical para adultos: representações sociais no ensino de instrumentos para adultos iniciantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Andrade, Magno Augusto Job de
Orientador(a): Mendes, Jean Joubert Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22646
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar/revelar e refletir sobre as representações sociais que mediam as relações entre a adultez e o ensino de instrumentos musicais de tradição conservatorial. O interesse é a investigação da dimensão simbólica envolvida no processo de musicalização de adultos e as técnicas e métodos que fazem parte dos processos de musicalização ou ensino de música. Para tanto, foram entrevistados alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atuam no âmbito dos cursos de formação em instrumento. Foi utilizado como referencial teórico o conceito de representação social de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), para definir o objeto de pesquisa; a teoria de Bourdieu (2008, 2010), e sua aplicação por Pereira (2012), para dar conta das interações entre as representações estudadas e as estruturas nas quais estão inseridas; e a teoria sociológica da adultez de Sousa (2012), para definir o adulto em diálogo com as representações em que ele está inserido. Como metodologia, foi utilizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, que nos forneceu elementos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, segundo a proposta de Spink (2013) de pesquisa qualitativa e análise das representações sociais. Dentre os resultados, foram encontradas diversas evidências de representações expressas e explicitadas em vários trabalhos acadêmicos ao longo do levantamento bibliográfico, bem como evidências de representações sociais a respeito da musicalização de adultos dentre alunos e professores da Escola de Música da UFRN. Tais representações aparecem fortemente associadas à percepção do tempo de estudo (em anos e em horas cotidianas), e de profissionalização (segundo os ideais e práticas conservatoriais), que orientam a valoração da iniciação musical na idade mais precoce possível (“melhor idade para iniciação”), de modo, a garantir o cumprimento das demandas associadas a formação musical representada pelos entrevistados. Sendo assim, a iniciação de adultos é representada socialmente no meio pesquisado como uma iniciação problemática que requer a superação de diversos obstáculos e que não se dá em consonância com o modelo de aluno e de profissional almejado pelos cursos de formação e pelo meio profissional.
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O interesse é a investigação da dimensão simbólica envolvida no processo de musicalização de adultos e as técnicas e métodos que fazem parte dos processos de musicalização ou ensino de música. Para tanto, foram entrevistados alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atuam no âmbito dos cursos de formação em instrumento. Foi utilizado como referencial teórico o conceito de representação social de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), para definir o objeto de pesquisa; a teoria de Bourdieu (2008, 2010), e sua aplicação por Pereira (2012), para dar conta das interações entre as representações estudadas e as estruturas nas quais estão inseridas; e a teoria sociológica da adultez de Sousa (2012), para definir o adulto em diálogo com as representações em que ele está inserido. Como metodologia, foi utilizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, que nos forneceu elementos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, segundo a proposta de Spink (2013) de pesquisa qualitativa e análise das representações sociais. Dentre os resultados, foram encontradas diversas evidências de representações expressas e explicitadas em vários trabalhos acadêmicos ao longo do levantamento bibliográfico, bem como evidências de representações sociais a respeito da musicalização de adultos dentre alunos e professores da Escola de Música da UFRN. Tais representações aparecem fortemente associadas à percepção do tempo de estudo (em anos e em horas cotidianas), e de profissionalização (segundo os ideais e práticas conservatoriais), que orientam a valoração da iniciação musical na idade mais precoce possível (“melhor idade para iniciação”), de modo, a garantir o cumprimento das demandas associadas a formação musical representada pelos entrevistados. Sendo assim, a iniciação de adultos é representada socialmente no meio pesquisado como uma iniciação problemática que requer a superação de diversos obstáculos e que não se dá em consonância com o modelo de aluno e de profissional almejado pelos cursos de formação e pelo meio profissional.The present work aims to identify/reveal and reflect on the social representations that mediate the relationships between adulthood and the teaching of musical instruments of conservatory tradition. The interest is the investigation of the symbolic dimension involved in the process of adult musicalization and the techniques and methods that are part of the processes of musicalization or teaching of music. Therefore, students and professors from the School of Music of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) were interviewed, who work in the basic, technical, higher (baccalaureate) and postgraduate ( Master's degree). The concept of social representation of Moscovici (2009) and Jodelet (2001) was used as a theoretical reference, to define our research object; Bourdieu's theory (2008, 2010), and its application in the field of musical education by Pereira (2012), to account for the interactions between the representations studied and the structures in which they are inserted; And Sousa's sociological theory of adulthood (2012), to define the adult in dialogue with the representations in which he is inserted and with the social context that surrounds him. As a methodology, a bibliographic survey was used, which provided us with elements for the application of semi-structured interviews, according to Spink's (2013). Among the results, we found several evidences of explicit and explicit representations in several academic works along the bibliographical survey, as well as evidences of social representations regarding the musicalization of adults among students and professors of the School of Music of UFRN. These representations are strongly associated with the perception of study time (in years and in daily hours), and professionalization (according to conservatory ideals and practices), which guide the valuation of musical initiation at the earliest possible age ("better age for initiation "), so as to guarantee the fulfillment of the demands associated with the musical formation represented by the interviewees. Therefore, adult initiation is represented socially in the researched environment as a problematic initiation that requires the overcoming of several obstacles and that is not in accordance with the model of student and professional sought by the training courses and the professional environment.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musical de adultosRepresentações sociaisMúsicaAdultezEducação musical para adultos: representações sociais no ensino de instrumentos para adultos iniciantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdfMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdfapplication/pdf1296400https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22646/1/MagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf1e4ad35d1c5d473497fc1cc7a3fe2b4bMD51TEXTMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.txtMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain250347https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22646/4/MagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.txt4fd242392699473e2d087e48cbca0bc1MD54THUMBNAILMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgMagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3092https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22646/5/MagnoAugustoJobDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgc2bbc7d09f786ea95286c38de2a69b9dMD55123456789/226462017-11-04 19:04:31.209oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:04:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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