Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bezerril, Manacés dos Santos
Orientador(a): Santos, Viviane Euzebia Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52811
Resumo: O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert.
id UFRN_8f6f543e9399fbdfdca3119e5be6be6c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52811
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerril, Manacés dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-9003-2334http://lattes.cnpq.br/3707838155711185http://lattes.cnpq.br/5808110442588994Azevedo, Isabelle Campos dehttp://orcid.org/0000-0001-5322-7987http://lattes.cnpq.br/0677259394113490Martins, Quenia Camille SoaresAyllon, Francisca SanchezCogo, Ana Luisa PetersenFerreira Júnior, Marcos AntônioSantos, Viviane Euzebia Pereira2023-06-20T23:54:56Z2023-06-20T23:54:56Z2023-03-31BEZERRIL, Manacés dos Santos. Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert. Orientador: Viviane Euzébia Pereira Santos. 2023. 163f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52811O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert.The object of the study is the development of a course for nurses in the training of expert patients. It aims to evaluate the effect on satisfaction and learning through a course to train Primary Health Care nurses in the training of expert patients. It is a research structured in two stages: the first is a methodological investigation, which sought to build and validate the course for training Primary Health Care nurses in the formation of expert patients, based on theoretical, empirical and analytical procedures; to this end, a Scoping Review was carried out, which aimed to identify the self-care actions that are encouraged by health professionals in Primary Health Care for users with chronic diseases, in addition to visits to active health schools by expert patients for the construction of the course; then, a Google Forms was created with the course content based on criteria adapted from Pasquali, to be evaluated by specialists using the Delphi technique for course validation; finally, from the application of the Content Validation Coefficient, it was possible to assess the agreement between the judges. The second stage, quasi-experimental research of the before-after type with intervention with a single group of participants that proposed to evaluate the effect of the course, which had the participation of nurses from Basic Health Units in the city of Natal, Rio Grande do Norte, who participated in the course itself. Data collection was carried out with the application of multiple-choice preand post-tests and scales associated with the simulation scenarios present in three of the six meetings of the course. The information obtained through the instruments was tabulated in the Statistical Package for Social Science for Windows software, analyzed in a simple descriptive way and through inferential tests. The research followed the ethical precepts of the National Health Council with approval by the Research Ethics Committee (CAAE 46980621.2.0000.5537). The Scoping Review resulted in a sample of 234 studies, identifying Diabetes Mellitus (110; 39.9%) as the most prevalent chronic disease and physical activity (234; 08.7%) among the main self-care actions. The course was structured in the following sessions: characterization, syllabus, objectives, contents, methodologies, evaluation, programming, references and appendices, following the principles of Andragogy, the Theory of Meaningful Learning and the Theory of Self-efficacy. In validation, two Delphi rounds were performed: the first had nine judges and a total Content Validation Coefficient above 0.90, while the second with six and a total Content Validation Coefficient of 0.99. The evaluation of effectiveness had seven nurses present in the hybrid course offered, with a predominance of females (06; 85.7%) and time working in Primary Health Care between one and ten years (04; 57.1%). The pre and posttest ratio reached a statistically significant result (p=0.008830). The Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale showed an average greater than 4.5 (±0.5) in two items of satisfaction and four of self-confidence; the Debriefing Experience Scale showed two items on the teacher's ability to conduct the debriefing and one on the appropriate guidance from the teacher, with an average of 5.0 (±0.0); and the Simulation Design Scale, an average of 5.0(±0.0) in only one item pertaining to objectives and information, and two related to Feedback/Reflection. It was concluded that the course built and validated was considered effective for training Primary Health Care nurses in the training of expert patient.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEducação em saúdeAutogestão do cuidadoAtenção primária à saúdeEnfermeiroSegurança do pacienteConstrução, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expertConstruction, validation and effect of a course for training nurses in the training of expert patientsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaoefeito_Bezerril_2023.pdfapplication/pdf4610486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52811/1/Construcaovalidacaoefeito_Bezerril_2023.pdf709175e4a6401ce0426cbc26d1d635b0MD51123456789/528112023-06-20 20:55:31.337oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-20T23:55:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Construction, validation and effect of a course for training nurses in the training of expert patients
title Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
spellingShingle Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
Bezerril, Manacés dos Santos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Educação em saúde
Autogestão do cuidado
Atenção primária à saúde
Enfermeiro
Segurança do paciente
title_short Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
title_full Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
title_fullStr Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
title_full_unstemmed Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
title_sort Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
author Bezerril, Manacés dos Santos
author_facet Bezerril, Manacés dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9003-2334
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3707838155711185
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Isabelle Campos de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-5322-7987
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0677259394113490
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, Quenia Camille Soares
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ayllon, Francisca Sanchez
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Ferreira Júnior, Marcos Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerril, Manacés dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Viviane Euzebia Pereira
contributor_str_mv Santos, Viviane Euzebia Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Educação em saúde
Autogestão do cuidado
Atenção primária à saúde
Enfermeiro
Segurança do paciente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Autogestão do cuidado
Atenção primária à saúde
Enfermeiro
Segurança do paciente
description O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T23:54:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-20T23:54:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRIL, Manacés dos Santos. Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert. Orientador: Viviane Euzébia Pereira Santos. 2023. 163f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52811
identifier_str_mv BEZERRIL, Manacés dos Santos. Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert. Orientador: Viviane Euzébia Pereira Santos. 2023. 163f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52811/1/Construcaovalidacaoefeito_Bezerril_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 709175e4a6401ce0426cbc26d1d635b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777657961644032