Jogo de origem africana na escola: uma proposta de intervenção nas aulas de matemática a partir do Shisima

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Costa, Clésia Jordânia Nunes da
Orientador(a): Magalhães, Ismênia Blavatsky de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58171
Resumo: Esta investigação pretende apontar a importância dos jogos como estratégia didático-pedagógica no trabalho com a Educação Matemática. E, aliado a tal pressuposto, percebe-se a necessidade de inserir a discussão das tradições afro-brasileiras no contexto educativo brasileiro, dadas as nossas matrizes étnicas, nesse caso, por meio do resgate dos jogos oriundos desse continente. Para tanto, propõe-se uma pesquisa – com matrizes qualitativa e quantitativa – com a finalidade de propor um trabalho pedagógico que privilegie o Shisima, jogo de origem africana, por meio da estruturação de estratégias didático-pedagógicas que permitam a promoção de diferentes ações que considerem o contexto sociocultural das crianças, os objetivos previstos para o ano de ensino que será alvo da pesquisa, além das potencialidades dos discentes envolvidos. Como aporte teórico, a pesquisa se ampara em D'Ambrosio 1985, Valentim e Backes 2008, Brasil 2018 e Passos 2021. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da pesquisa-ação, com elementos da pesquisa intervenção e, para a estruturação do trabalho, no uso das sequências didáticas como forma de sistematização das atividades a serem propostas (Prodanov e Freitas 2013, Gil 2008, Zabala 1998, e Thiollent 1986). Como parte primária da investigação, realizamos o “estado da arte", que aponta uma expansão significativa, mas mínima em trabalhos na área de jogos de origem africana aplicados ao ensino da matemática, com uma maior representatividade na região nordeste com uso no Ensino Fundamental e no Ensino Superior no que tange à formação de professores, explorando a geometria e a álgebra. A partir da aplicação de uma proposta de trabalho com o jogo físico e online, se espera reconhecer as potencialidades da aplicação do Shisima por intermédio da observação e das falas dos estudantes, além de estabelecer os conhecimentos específicos do campo matemático (análise de padrões por meio das possibilidades do raciocínio lógico matemático e geométricas do jogo). Tendo como objetivo geral, refletir sobre a importância da prática educacional com jogos de matriz africana na Educação Básica, no sentido de pensar em estratégias didático-pedagógicas que garantam sua inserção no ensino fundamental nos anos finais. A pesquisa pretende contribuir como uma alternativa possível ao cumprimento da Lei 11.645/2008 – estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do Ensino Fundamental e Médio – por meio de uma área ainda pouco explorada com essa finalidade – a matemática – no sentido de ajudar no letramento matemático por um viés histórico-cultural, usando a tecnologia como elemento importante nesse processo. Como produto, propõe a organização de um manual com orientações para o emprego dos jogos africanos no contexto educativo, com destaque para o Shisima em suas versões física e digital.
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E, aliado a tal pressuposto, percebe-se a necessidade de inserir a discussão das tradições afro-brasileiras no contexto educativo brasileiro, dadas as nossas matrizes étnicas, nesse caso, por meio do resgate dos jogos oriundos desse continente. Para tanto, propõe-se uma pesquisa – com matrizes qualitativa e quantitativa – com a finalidade de propor um trabalho pedagógico que privilegie o Shisima, jogo de origem africana, por meio da estruturação de estratégias didático-pedagógicas que permitam a promoção de diferentes ações que considerem o contexto sociocultural das crianças, os objetivos previstos para o ano de ensino que será alvo da pesquisa, além das potencialidades dos discentes envolvidos. Como aporte teórico, a pesquisa se ampara em D'Ambrosio 1985, Valentim e Backes 2008, Brasil 2018 e Passos 2021. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da pesquisa-ação, com elementos da pesquisa intervenção e, para a estruturação do trabalho, no uso das sequências didáticas como forma de sistematização das atividades a serem propostas (Prodanov e Freitas 2013, Gil 2008, Zabala 1998, e Thiollent 1986). Como parte primária da investigação, realizamos o “estado da arte", que aponta uma expansão significativa, mas mínima em trabalhos na área de jogos de origem africana aplicados ao ensino da matemática, com uma maior representatividade na região nordeste com uso no Ensino Fundamental e no Ensino Superior no que tange à formação de professores, explorando a geometria e a álgebra. A partir da aplicação de uma proposta de trabalho com o jogo físico e online, se espera reconhecer as potencialidades da aplicação do Shisima por intermédio da observação e das falas dos estudantes, além de estabelecer os conhecimentos específicos do campo matemático (análise de padrões por meio das possibilidades do raciocínio lógico matemático e geométricas do jogo). Tendo como objetivo geral, refletir sobre a importância da prática educacional com jogos de matriz africana na Educação Básica, no sentido de pensar em estratégias didático-pedagógicas que garantam sua inserção no ensino fundamental nos anos finais. A pesquisa pretende contribuir como uma alternativa possível ao cumprimento da Lei 11.645/2008 – estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do Ensino Fundamental e Médio – por meio de uma área ainda pouco explorada com essa finalidade – a matemática – no sentido de ajudar no letramento matemático por um viés histórico-cultural, usando a tecnologia como elemento importante nesse processo. Como produto, propõe a organização de um manual com orientações para o emprego dos jogos africanos no contexto educativo, com destaque para o Shisima em suas versões física e digital.This investigation aims to highlight the importance of games as a didactic-pedagogical strategy in working with Mathematics Education. And, combined with this assumption, there is a need to insert the discussion of Afro-Brazilian traditions into the Brazilian educational context, given our ethnic matrices, in this case, through the rescue of games originating from this continent. To this end, a research is proposed – with qualitative and quantitative nuances – in order to propose a pedagogical work that favors Shisima, a game of African origin, through the structuring of didactic-pedagogical strategies that allow the promotion of different actions that consider the sociocultural context of the children, the objectives foreseen for the year of teaching that will be the target of the research, in addition to the potential of the students involved. As a theoretical contribution, the research is based on D'Ambrosio 1985, Valentim and Backes 2008, Brasil 2018 and Passos 2021. Methodologically, it is anchored in the assumptions of action research, with elements of intervention research and, for the structuring of the work, in the use of didactic sequences as a way of systematizing the activities to be proposed (Prodanov and Freitas 2013, Gil 2008, Zabala 1998, and Thiollent 1986). As a primary part of the investigation, we carried out the “state of the art”, which points to a significant, but minimal, expansion in work in games of African origin applied to the teaching of mathematics, with greater representation in the northeast region with use in Elementary and in Higher Education about teacher training, exploring geometry and algebra. From the application of a work proposal with physical and online games, it is expected to recognize the potential of applying Shisima through observation and speech of students, in addition to establishing specific knowledge of the mathematical field (analysis of patterns through the possibilities of logical mathematical and geometric reasoning of the game). With the general objective, to reflect on the importance of educational practice with African-based games in Basic Education, in the sense of thinking about didactic-pedagogical strategies that guarantee their inclusion in primary education in the final years. The research aims to contribute as a possible alternative to complying with Law 11,645/2008 – study of indigenous and Afro-Brazilian history and culture in the Elementary and High School curricula – through an area still little explored for this purpose – mathematics – in the sense to help with mathematical literacy from a historicalcultural perspective, with technology as an important element in this process. As a product, it proposes the organization of a manual with guidelines for the use of African games in the educational context, with emphasis on Shisima in its physical and digital versions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino da MatemáticaJogo como estratégia de ensinoShisimaJogo africanoJogo de origem africana na escola: uma proposta de intervenção nas aulas de matemática a partir do Shisimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJogoorigemafricana_Costa_2023.pdfapplication/pdf2742672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58171/1/Jogoorigemafricana_Costa_2023.pdf912ef53e849448f68d29ed9347067931MD51123456789/581712024-04-16 17:14:30.254oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58171Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-16T20:14:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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