Sociologia e literatura: utopia em José Saramago

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cruz, Raphael de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24431
Resumo: A dissertação possui como tema a literatura de José Saramago e sua interface com conceitos clássicos e contemporâneos da sociologia. Tomando como corpus principal o livro A Caverna, tem por objetivo analisar a relação entre a literatura de José Saramago e a sociedade contemporânea e, de modo geral, a relação entre sociologia e literatura como narrativas complementares sobre o universo social. A questão central que se impõe é sobre a possibilidade de articular, através da obra de Saramago, sociologia e literatura como formas de expressão dos mesmos dilemas que marcam a experiência humana de estar-no-mundo. Inicialmente, desenvolvo comentários sobre a relação entre sociologia e literatura e apresento elementos que permitem apontar a proximidade da obra de Saramago com a sociologia. Elaboro em seguida a ideia da modernidade como expressão utópica, tanto na literatura quanto na sociologia, e do Centro tematizado em A Caverna como modalidade de utopia degenerada da sociedade de consumo. Retorno ao livro para encontrar no romance elementos que permitam escapar a uma ética da resignação e formular seu potencial utópico, tendo como ponto de partida a remodelagem da noção de utopia como interdição do presente, efetuada por Ernst Bloch. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através da qual procurei identificar, na obra de Saramago, passagens que subsidiem a hipótese de que sua literatura, em particular a obra A Caverna, pode ser tomada como uma forma de significação e leitura da realidade que se aproxima daquela realizada pela sociologia. Do ponto de vista da problematização teórica, o texto pode ser lido com um longo diálogo entre José Saramago e Zygmunt Bauman; este último como principal interlocutor, com eventual auxílio de outros autores, todos localizados no espaço de comunicação entre interpretação social e construção literária, como Wolf Lepenies, Franz Kafka, Beatriz Sarlo, Albert Camus, Ernst Bloch, Fiódor Dostoiévski, Peter Sloterdijk e Emil Cioran.
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A questão central que se impõe é sobre a possibilidade de articular, através da obra de Saramago, sociologia e literatura como formas de expressão dos mesmos dilemas que marcam a experiência humana de estar-no-mundo. Inicialmente, desenvolvo comentários sobre a relação entre sociologia e literatura e apresento elementos que permitem apontar a proximidade da obra de Saramago com a sociologia. Elaboro em seguida a ideia da modernidade como expressão utópica, tanto na literatura quanto na sociologia, e do Centro tematizado em A Caverna como modalidade de utopia degenerada da sociedade de consumo. Retorno ao livro para encontrar no romance elementos que permitam escapar a uma ética da resignação e formular seu potencial utópico, tendo como ponto de partida a remodelagem da noção de utopia como interdição do presente, efetuada por Ernst Bloch. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através da qual procurei identificar, na obra de Saramago, passagens que subsidiem a hipótese de que sua literatura, em particular a obra A Caverna, pode ser tomada como uma forma de significação e leitura da realidade que se aproxima daquela realizada pela sociologia. Do ponto de vista da problematização teórica, o texto pode ser lido com um longo diálogo entre José Saramago e Zygmunt Bauman; este último como principal interlocutor, com eventual auxílio de outros autores, todos localizados no espaço de comunicação entre interpretação social e construção literária, como Wolf Lepenies, Franz Kafka, Beatriz Sarlo, Albert Camus, Ernst Bloch, Fiódor Dostoiévski, Peter Sloterdijk e Emil Cioran.The dissertation has as its theme the literature of José Saramago and its interface with classical and contemporary concepts of sociology. Taking as main corpus the book A Caverna, the objective is to analyze the relationship between the literature of José Saramago and contemporary society and, in general, the relation between sociology and literature as complementary narratives about the social universe. The central question that is posed is the possibility of articulate, through Saramago's work, sociology and literature as forms of expression of the same dilemmas that mark the human experience of being-in-the-world. Initially, I develop comments about the relationship between sociology and literature and present elements that allow us to point out the proximity of Saramago's work to sociology. Henceforth, I elaborate the idea of modernity as a utopian expression, both in literature and in sociology, and of the Centro thematized in A Caverna as a modality of degenerate utopia of the consumer society. I return to the book to find in the novel elements that allow to escape from an ethics of resignation and to formulate its utopian potential, having as a starting point the remodeling of the notion of utopia as an interdiction of the present, elaborated by Ernst Bloch. From the methodological point of view, this is a bibliographical research, through which I tried to identify, in Saramago's work, passages that subsidize the hypothesis that its literature, in particular the work A Caverna, can be taken as a form of signification and reading of reality that is close to that realized by sociology. From the point of view of theoretical problematization, the text can be read as a long dialogue between José Saramago and Zygmunt Bauman; the latter as the main interlocutor, with eventual help from other authors, all located in the space of communication between social interpretation and literary construction, such as Wolf Lepenies, Franz Kafka, Beatriz Sarlo, Albert Camus, Ernst Bloch, Fyodor Dostoevsky, Peter Sloterdijk and Emil Cioran.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISLiteraturaSociologiaUtopiaJosé SaramagoSociologia e literatura: utopia em José Saramagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdfSociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdfapplication/pdf1053693https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24431/1/SociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf1d979cc5be2dc32c918ca22b4dbfccb9MD51TEXTRaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.txtRaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain326976https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24431/2/RaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.txtdc5124421034b7398badc7287707e3f0MD52SociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.txtSociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain326976https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24431/4/SociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.txt4f7c12fe1674f9de4e7b74a35d3efdddMD54THUMBNAILRaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.jpgRaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24431/3/RaphaelDeSouzaCruz_DISSERT.pdf.jpgd7f272cd0e8c32a2ece53893629e9749MD53SociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.jpgSociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24431/5/SociologiaLiteraturaUtopia_Cruz_2017.pdf.jpg628958f5ee90b553e5ea959a2315bcb9MD55123456789/244312019-05-26 02:59:54.157oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24431Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:59:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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