Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694 |
Resumo: | O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula. |
id |
UFRN_ac3daf8b761dffbd30342f1149f86715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30694 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Juliana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7178716166149437http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Falcão, Carla Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731Campos, Thayane Silvahttp://lattes.cnpq.br/3866738515451534Weissheimer, Janaina2020-11-26T21:43:08Z2020-11-26T21:43:08Z2020-07-16FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula.The technological advances in the area of teaching and learning have multiplied the number of possible research objects within Applied Linguistics in recent years. This study aims to investigate the impact of the use of student response systems applications (SRS, in English) on learners' performance and cognitive engagement in pre-evaluation reviews in Spanish as L2 in High School. A total of forty-nine participants were observed during review classes under three different conditions: an intervention without applications, one with a nongamified SRS application (Plickers) and one with a gamified SRS application (Kahoot). After the reviews, a verbal protocol was recorded and an evaluation was performed. We adopted a mixed approach methodology (DÖRNYEI, 2007) with the collection and analysis of qualitative and quantitative data. The results indicate that there was a statistically significant impact of the gamified SRS in terms of learners' cognitive engagement and of the non-gamified SRS in terms of performance. Finally, the learners' perceptions were positive regarding the insertion of such applications in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilAprendizagem de L2Engajamento cognitivoSistemas de resposta.Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de respostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf1773532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/1/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf1c75be971d32579299aacf4932580af5MD51TEXTEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txtEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain147462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/2/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txt3c496b606c34e2a07c62270639172c4dMD52THUMBNAILEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpgEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/3/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpg7e4c94ec62df3a6e2ffcc9f97145f7f5MD53123456789/306942020-11-29 04:45:39.606oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:45:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
title |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
spellingShingle |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta Fernandes, Juliana da Silva Aprendizagem de L2 Engajamento cognitivo Sistemas de resposta. |
title_short |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
title_full |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
title_fullStr |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
title_full_unstemmed |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
title_sort |
Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta |
author |
Fernandes, Juliana da Silva |
author_facet |
Fernandes, Juliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7178716166149437 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7345837860360864 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Falcão, Carla Aguiar |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Campos, Thayane Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3866738515451534 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Juliana da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weissheimer, Janaina |
contributor_str_mv |
Weissheimer, Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de L2 Engajamento cognitivo Sistemas de resposta. |
topic |
Aprendizagem de L2 Engajamento cognitivo Sistemas de resposta. |
description |
O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-26T21:43:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-26T21:43:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/1/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/2/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/3/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c75be971d32579299aacf4932580af5 3c496b606c34e2a07c62270639172c4d 7e4c94ec62df3a6e2ffcc9f97145f7f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118107565654016 |