Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana da Silva
Orientador(a): Weissheimer, Janaina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694
Resumo: O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula.
id UFRN_ac3daf8b761dffbd30342f1149f86715
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30694
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Juliana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7178716166149437http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Falcão, Carla Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731Campos, Thayane Silvahttp://lattes.cnpq.br/3866738515451534Weissheimer, Janaina2020-11-26T21:43:08Z2020-11-26T21:43:08Z2020-07-16FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula.The technological advances in the area of teaching and learning have multiplied the number of possible research objects within Applied Linguistics in recent years. This study aims to investigate the impact of the use of student response systems applications (SRS, in English) on learners' performance and cognitive engagement in pre-evaluation reviews in Spanish as L2 in High School. A total of forty-nine participants were observed during review classes under three different conditions: an intervention without applications, one with a nongamified SRS application (Plickers) and one with a gamified SRS application (Kahoot). After the reviews, a verbal protocol was recorded and an evaluation was performed. We adopted a mixed approach methodology (DÖRNYEI, 2007) with the collection and analysis of qualitative and quantitative data. The results indicate that there was a statistically significant impact of the gamified SRS in terms of learners' cognitive engagement and of the non-gamified SRS in terms of performance. Finally, the learners' perceptions were positive regarding the insertion of such applications in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilAprendizagem de L2Engajamento cognitivoSistemas de resposta.Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de respostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf1773532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/1/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf1c75be971d32579299aacf4932580af5MD51TEXTEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txtEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain147462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/2/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txt3c496b606c34e2a07c62270639172c4dMD52THUMBNAILEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpgEngajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/3/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpg7e4c94ec62df3a6e2ffcc9f97145f7f5MD53123456789/306942020-11-29 04:45:39.606oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:45:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
title Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
spellingShingle Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
Fernandes, Juliana da Silva
Aprendizagem de L2
Engajamento cognitivo
Sistemas de resposta.
title_short Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
title_full Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
title_fullStr Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
title_full_unstemmed Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
title_sort Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta
author Fernandes, Juliana da Silva
author_facet Fernandes, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7178716166149437
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7345837860360864
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7568583885893731
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Thayane Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3866738515451534
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
contributor_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de L2
Engajamento cognitivo
Sistemas de resposta.
topic Aprendizagem de L2
Engajamento cognitivo
Sistemas de resposta.
description O desenvolvimento de tecnologia na área de ensino e aprendizagem multiplicou, nos últimos anos, a quantidade de objetos de pesquisa possíveis dentro da Linguística Aplicada. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aplicativos de sistemas de resposta (do inglês, SRS) no desempenho e no engajamento cognitivo dos aprendizes em revisões de conteúdo pré-avaliação da disciplina de espanhol como L2 no nível médio. Ao total, quarenta e nove participantes foram observados durante aulas de revisão sob três condições diferentes: uma intervenção sem aplicativos, uma com um aplicativo SRS não-gamificado (Plickers) e uma com um aplicativo SRS gamificado (Kahoot). Após as revisões havia a gravação de um protocolo verbal e a avaliação era realizada. Adotamos uma metodologia de abordagem mista (DÖRNYEI, 2007) com coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que houve um impacto estatisticamente significativo do SRS gamificado quanto ao engajamento cognitivo dos alunos e do SRS não-gamificado quanto ao desempenho deles na avaliação subsequente. Por fim, as percepções dos aprendizes se mostraram positivas quanto à inserção dos aplicativos em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T21:43:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T21:43:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694
identifier_str_mv FERNANDES, Juliana da Silva. Engajamento cognitivo e a sala de aula de língua espanhola: um estudo com aplicativos de sistemas de resposta. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/1/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/2/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30694/3/Engajamentocognitivo_Fernandes_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c75be971d32579299aacf4932580af5
3c496b606c34e2a07c62270639172c4d
7e4c94ec62df3a6e2ffcc9f97145f7f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118107565654016