Um lírico na periferia do capitalismo: modernismo e modernização na “comunidade imaginada” brasileira a partir da obra poética e em três epistolários de Carlos Drummond de Andrade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Renato Kleibson da
Orientador(a): Santana, Gilmar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31528
Resumo: Esta tese investiga a relação entre a modernidade estética, na poesia de Carlos Drummond de Andrade, com ênfase nos decênios de 1930 e 1940, em face da modernização da sociedade brasileira durante o período. Utilizando o conceito de “comunidade imaginada”, do historiador britânico Benedict Anderson, analisamos a contribuição de Drummond para a formação da sociedade brasileira moderna à luz da modernidade estética e da modernização na periferia do capitalismo. Para tanto, utilizamos como recorte metodológico, dois suportes materiais em duas frentes distintas de atuação. O primeiro deles na esfera pública, o escrutínio dos cinco primeiros livros de Drummond – Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942) e A rosa do povo (1945), cujo objetivo é fazer uma análise, na área da sociologia da cultura e da arte, das modificações e dos jogos no interior da modernidade estética na interface com a dinâmica dosintelectuais/escritores durante a primeira Era Vargas. O segundo suporte, desta vez na esfera privada, direcionamos na pesquisa de três epistolários cujos respectivos correspondentes contribuíram para entendemos a dinâmica e os conflitos internos que levaram à “comunidade imaginada” brasileira moderna. Dentre os missivistas que se corresponderam com Drummond, por ordem cronológica, aqui nesta tese, temos Mário de Andrade com sua verve performática e suas encruzilhadas na estética moderna; Alceu Amoroso Lima e a conjuntura política do quimérico catolicismo na rotina do poeta-servidor público Drummond e, por fim, Cyro dos Anjos, o melancólico amanuense que no ramerrão do dia a dia nos revelou as circunstâncias e as angústias do intelectual/escritor na periferia do capitalismo.
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Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31528Esta tese investiga a relação entre a modernidade estética, na poesia de Carlos Drummond de Andrade, com ênfase nos decênios de 1930 e 1940, em face da modernização da sociedade brasileira durante o período. Utilizando o conceito de “comunidade imaginada”, do historiador britânico Benedict Anderson, analisamos a contribuição de Drummond para a formação da sociedade brasileira moderna à luz da modernidade estética e da modernização na periferia do capitalismo. Para tanto, utilizamos como recorte metodológico, dois suportes materiais em duas frentes distintas de atuação. O primeiro deles na esfera pública, o escrutínio dos cinco primeiros livros de Drummond – Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942) e A rosa do povo (1945), cujo objetivo é fazer uma análise, na área da sociologia da cultura e da arte, das modificações e dos jogos no interior da modernidade estética na interface com a dinâmica dosintelectuais/escritores durante a primeira Era Vargas. O segundo suporte, desta vez na esfera privada, direcionamos na pesquisa de três epistolários cujos respectivos correspondentes contribuíram para entendemos a dinâmica e os conflitos internos que levaram à “comunidade imaginada” brasileira moderna. Dentre os missivistas que se corresponderam com Drummond, por ordem cronológica, aqui nesta tese, temos Mário de Andrade com sua verve performática e suas encruzilhadas na estética moderna; Alceu Amoroso Lima e a conjuntura política do quimérico catolicismo na rotina do poeta-servidor público Drummond e, por fim, Cyro dos Anjos, o melancólico amanuense que no ramerrão do dia a dia nos revelou as circunstâncias e as angústias do intelectual/escritor na periferia do capitalismo.This thesis investigates the relation between the aesthetic modernity in Carlos Drummond de Andrade’s poetry, emphasizing the 1930s and 1940s, considering the modernization of Brazilian society in that same period. Using Benedict Anderson’s concept of imagined community, we analyzed Drummond’s contribution to the formation of Brazilian society in the light of aesthetic modernity and the modernization at capitalism’s periphery. For this purpose, we took a methodological approach which used two material supports in two distinct fronts of performance. The first one is in the public sphere, where we undertook the scrutinizing of the poet’s first five books – Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942) and A rosa do povo (1945) –, whose objective was the analysis, in the area of the sociology of culture and art, of the modifications and games in aesthetic modernity on the interface with the dynamics of writers and intellectuals at the first Vargas Era. The second support, thistime in the private sphere, were direct in the research of three epistolaries respective authors contributed for the understanding of the dynamics and internal conflicts that led to the imagined modern Brazilian community. Among the letter writers who exchanged mail with Drummond, in chronological order, here in this thesis, we have Mário de Andrade with his performative verve and his crossroads in modern aesthetics; Alceu Amoroso Lima and the political climate of the chimerical Catholicism in the routine of the public servant and poet Drummond; and finally Cyro dos Anjos, the melancholic amanuensis, who in the daily asshole revealed to us the circumstances and the anguishes of the intellectual / writer on the periphery of capitalism.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCapitalismoDrummondEpistolografiaModernismoPolíticaUm lírico na periferia do capitalismo: modernismo e modernização na “comunidade imaginada” brasileira a partir da obra poética e em três epistolários de Carlos Drummond de Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdfapplication/pdf2613734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31528/1/Liricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf2596371283744847b76e2c7e7d203660MD51TEXTLiricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.txtLiricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain629502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31528/2/Liricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.txtcc2c05ee68969d7bbcaaafdea38eb3c1MD52THUMBNAILLiricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.jpgLiricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31528/3/Liricoperiferiacapitalismo_Silva_2019.pdf.jpge878ae8cd1c788cab0f234c41f2a6b3eMD53123456789/315282021-02-14 05:49:32.142oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31528Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:49:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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