Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
Orientador(a): Martins, André Ferrer Pinto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032
Resumo: O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.
id UFRN_cfb3ef6ffe98066455785eae2de7a9cd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29032
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Maria da Conceição de OliveiraPryjma, Marielda FerreiraBarolli, ElisabethAndrade, Erika dos Reis GusmãoFarias, Isabel Maria Sabino deDantas, Josivania MarisaRego, Maria Carmem Freire DiógenesMartins, André Ferrer Pinto2020-05-20T17:05:43Z2020-05-20T17:05:43Z2019-11-26ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.The study aimed to understand the contributions of collective training for the professional development of teachers, with reference to the construction and implementation of the science curriculum in the early years of elementary school in NEI-CAp/UFRN. The research took place at the Center for Childhood Education, College of Application of the Federal University of Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), a public education institution that serves children from Early Childhood Education in the early years of Elementary School I, with the participation and collaboration of professors from the early years of elementary school. Regarding the theoretical and methodological aspects, qualitative research with collaborative bias was chosen, according to Ibiapina (2016). It is based on the contributions of researchers of Teacher Training and Professional Development of Teachers: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Birth (2018). The construction and systematization of the data occurred during all stages of the investigation. Through document analysis, focus group-interview, participant observation and reflexive study group, with the transcription of audiovisual records of meetings and texts produced by teachers in journals, planning notebooks, and researcher field diary. The research data were analyzed using the Content Analysis technique (Bardin, 2008). With this orientation we organize the data in decoding units, grouped into themes of the practice of collective formation. Subsequently, we established relationships between the themes of training practice and the dimensions of analysis of professional development of teachers who teach sciences, which favored the description and reflection around the contribution of training to the professional development of teachers. The results of the research indicate that the teacher recognizes collective training as a driver of his personal and professional development, in the exercise of his profession, when re/elaborating reflections and actions for science teaching. The work contributes to the reflection to think about the teacher education that enables the professional and personal development of teachers of childhood.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresFormação coletivaDesenvolvimento profissional e pessoal de professoresEnsino de ciênciasNEI-CAp/UFRNFormação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txtFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain412772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/2/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txt92119f195d7cc9c4f5ce39f13a44372cMD52THUMBNAILFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpgFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1590https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/3/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpg460886ba490bd4973b402581241586f9MD53ORIGINALFormacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdfapplication/pdf1725781https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/1/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf1416a81d28f1fb069dd1f06e1de906e1MD51123456789/290322020-05-24 06:22:01.136oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-24T09:22:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
title Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
spellingShingle Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Formação coletiva
Desenvolvimento profissional e pessoal de professores
Ensino de ciências
NEI-CAp/UFRN
title_short Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
title_full Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
title_fullStr Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
title_full_unstemmed Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
title_sort Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN
author Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
author_facet Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pryjma, Marielda Ferreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Rego, Maria Carmem Freire Diógenes
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
contributor_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Formação coletiva
Desenvolvimento profissional e pessoal de professores
Ensino de ciências
NEI-CAp/UFRN
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação coletiva
Desenvolvimento profissional e pessoal de professores
Ensino de ciências
NEI-CAp/UFRN
description O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-20T17:05:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-20T17:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032
identifier_str_mv ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN. 2019. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/2/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/3/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29032/1/Formacaocoletivacontribuicoes_Andrade_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92119f195d7cc9c4f5ce39f13a44372c
460886ba490bd4973b402581241586f9
1416a81d28f1fb069dd1f06e1de906e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118049890828288