O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45255 |
Resumo: | O fact-checking vem despontando como uma prática jornalística emergente no cenário de desinformação. A desordem informacional atual é favorecida por inúmeros fatores, como a intensa midiatização na sociedade e a função ativa do usuário que também se coloca como um polo emissor e suas implicações, mas principalmente pela ascensão de um capitalismo de plataformas e o modelo de negócios imposto pelas plataformas digitais. Além disso, soma-se ao cenário o declínio do jornalismo, tanto pela mudança do ambiente, como pela crescente descredibilização da instituição. Buscamos, nesta dissertação, entender como o fact-checking se insere no contexto construído pelo capitalismo de plataformas e pela desordem informacional e, mais especificamente, analisar como a Agência Lupa busca combater a desinformação por meio da checagem de fatos. Nosso principal objetivo com o estudo de caso é verificar como a Agência Lupa atua no combate à desinformação a partir da análise da prática de fact-checking e da produção de diferentes projetos e formatos realizados no ano de 2020 a fim de tecer reflexões gerais sobre as potencialidades e os limites da própria prática da checagem de fatos em busca do fortalecimento da verdade factual. Para isso, partimos de uma triangulação de métodos e nos baseamos em autores com diferentes perspectivas (como Graves, Amazeen, Dobbs, Uscinski, Butler, Albuquerque e Lelo) a fim de construir uma ampla visão sobre o objeto. Destacamos, por fim, a importância de esforços como a verificação de fatos para se colocar como um contraponto à desinformação e para valorizar algumas práticas jornalísticas. No entanto, reforçamos as limitações estruturais dessa produção e apontamos para a instrumentalização do formato pelas plataformas digitais. |
id |
UFRN_d6ca6fcfbdbd9d21695bb0e32de46371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45255 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nóbrega, Lizete Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/7381373923585208Condorelli, Antonino01409404480Leal, Leila SalimPereira, Livia Cirne de AzevedoCosta, Luciana Miranda2021-12-07T22:37:15Z2021-12-07T22:37:15Z2021-09-24NÓBREGA, Lizete Barbosa da. O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45255O fact-checking vem despontando como uma prática jornalística emergente no cenário de desinformação. A desordem informacional atual é favorecida por inúmeros fatores, como a intensa midiatização na sociedade e a função ativa do usuário que também se coloca como um polo emissor e suas implicações, mas principalmente pela ascensão de um capitalismo de plataformas e o modelo de negócios imposto pelas plataformas digitais. Além disso, soma-se ao cenário o declínio do jornalismo, tanto pela mudança do ambiente, como pela crescente descredibilização da instituição. Buscamos, nesta dissertação, entender como o fact-checking se insere no contexto construído pelo capitalismo de plataformas e pela desordem informacional e, mais especificamente, analisar como a Agência Lupa busca combater a desinformação por meio da checagem de fatos. Nosso principal objetivo com o estudo de caso é verificar como a Agência Lupa atua no combate à desinformação a partir da análise da prática de fact-checking e da produção de diferentes projetos e formatos realizados no ano de 2020 a fim de tecer reflexões gerais sobre as potencialidades e os limites da própria prática da checagem de fatos em busca do fortalecimento da verdade factual. Para isso, partimos de uma triangulação de métodos e nos baseamos em autores com diferentes perspectivas (como Graves, Amazeen, Dobbs, Uscinski, Butler, Albuquerque e Lelo) a fim de construir uma ampla visão sobre o objeto. Destacamos, por fim, a importância de esforços como a verificação de fatos para se colocar como um contraponto à desinformação e para valorizar algumas práticas jornalísticas. No entanto, reforçamos as limitações estruturais dessa produção e apontamos para a instrumentalização do formato pelas plataformas digitais.Fact-checking is emerging as a Journalism practice in the disinformation scenario. The current informational chaos is favored by countless factors like the intense mediatization in society and the active role of the user that also places himself as a sender and its implications, but mostly by the rising of a platform capitalism and the business model imposed by digital platforms. Furthermore, the downfall of Journalism adds to the scenario with the change of its environment and the growing damage to the institution’s credibility. In this master’s thesis we aim to comprehend how fact-checking inserts itself in the setting built by platform capitalism and informational chaos and, more specifically, analyze how Agência Lupa seeks to fight disinformation through fact-checking. The main objective of the case study is to verify how Agência Lupa acts in the fight of disinformation by analyzing its practice of fact-checking and production of different projects and formats in 2020 in order to reflect on the potentials and limitations of the fact-checking practice in search of the strengthening of factual truth. To that end, we use methodological triangulation and based ourselves on authors with different perspectives (Graves, Amazeen, Dobbs, Uscinski, Butler, Albuquerque and Lelo) to build an ample vision of the subject. We point out, lastly, the importance of efforts like fact-checking to establish a counterpoint to disinformation and to value some journalistic practices. However, we also underscore the structural limitations of the production and the instrumentalization of the format by social platforms.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilMídiaFact-checkingDesinformaçãoPlataformas digitaisJornalismoO fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALfactcheckingcombate_Nobrega_2021.pdfapplication/pdf2586957https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45255/1/factcheckingcombate_Nobrega_2021.pdf18af7da5f6efb7d281d9a2cd6030764eMD51123456789/452552022-05-02 12:39:43.85oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45255Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:39:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
title |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
spellingShingle |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual Nóbrega, Lizete Barbosa da Mídia Fact-checking Desinformação Plataformas digitais Jornalismo |
title_short |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
title_full |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
title_fullStr |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
title_full_unstemmed |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
title_sort |
O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual |
author |
Nóbrega, Lizete Barbosa da |
author_facet |
Nóbrega, Lizete Barbosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7381373923585208 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Leal, Leila Salim |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pereira, Livia Cirne de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Lizete Barbosa da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Condorelli, Antonino |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
01409404480 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Luciana Miranda |
contributor_str_mv |
Condorelli, Antonino Costa, Luciana Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Fact-checking Desinformação Plataformas digitais Jornalismo |
topic |
Mídia Fact-checking Desinformação Plataformas digitais Jornalismo |
description |
O fact-checking vem despontando como uma prática jornalística emergente no cenário de desinformação. A desordem informacional atual é favorecida por inúmeros fatores, como a intensa midiatização na sociedade e a função ativa do usuário que também se coloca como um polo emissor e suas implicações, mas principalmente pela ascensão de um capitalismo de plataformas e o modelo de negócios imposto pelas plataformas digitais. Além disso, soma-se ao cenário o declínio do jornalismo, tanto pela mudança do ambiente, como pela crescente descredibilização da instituição. Buscamos, nesta dissertação, entender como o fact-checking se insere no contexto construído pelo capitalismo de plataformas e pela desordem informacional e, mais especificamente, analisar como a Agência Lupa busca combater a desinformação por meio da checagem de fatos. Nosso principal objetivo com o estudo de caso é verificar como a Agência Lupa atua no combate à desinformação a partir da análise da prática de fact-checking e da produção de diferentes projetos e formatos realizados no ano de 2020 a fim de tecer reflexões gerais sobre as potencialidades e os limites da própria prática da checagem de fatos em busca do fortalecimento da verdade factual. Para isso, partimos de uma triangulação de métodos e nos baseamos em autores com diferentes perspectivas (como Graves, Amazeen, Dobbs, Uscinski, Butler, Albuquerque e Lelo) a fim de construir uma ampla visão sobre o objeto. Destacamos, por fim, a importância de esforços como a verificação de fatos para se colocar como um contraponto à desinformação e para valorizar algumas práticas jornalísticas. No entanto, reforçamos as limitações estruturais dessa produção e apontamos para a instrumentalização do formato pelas plataformas digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-07T22:37:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-07T22:37:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NÓBREGA, Lizete Barbosa da. O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45255 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Lizete Barbosa da. O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45255/1/factcheckingcombate_Nobrega_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18af7da5f6efb7d281d9a2cd6030764e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777763306831872 |