O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Soares, Jandson Bernardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Brasil
UFRN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570
Resumo: The present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook.
id UFRN_e72e4a1f3fa37451cd7e32a4afa8bab7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrn.br:123456789/54570
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)Espaço públicoEnsino de HistóriaEspaço didático-editorialPNLDCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThe present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook.O presente trabalho se propõe a investigar como aconteceram as disputas entre o Estado brasileiro e os autores de livros didáticos, entre 1995 e 2016, em torno da constituição de um conceito de livro didático, entendido aqui como um saber-fazer. Nesse sentido, relaciono os documentos produzidos e divulgados pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educacionais (ABRALE) e os Guias do PNLD elaborados pelo Estado Brasileiro. Tais produções foram observadas à luz da Análise de Conteúdo, o que possibilitou ampliar a sua leitura para atingir aspectos práticos, psicológicos, históricos, econômicos e sociológicos (Laurence Bardin, 1980), os quais foram adensados a partir de escritos de Jürgen Habermas (1996) e Michel de Certeau (2013), autorizando a observar a linguagem e as práticas no mundo como duas faces da mesma moeda, elementos que dialeticamente comporiam as formas de agir, produzir e se relacionar com a realidade. Por fim, este texto demonstra como as relações entre o Estado brasileiro se desenvolveram a partir de modelos de racionalidades que oscilaram entre um modelo técnico e um comunicativo, ao passo que a avaliação dos livros didáticos e seus procedimentos se configuraram como o principal espaço de disputa, mas também de consenso entre os agentes sociais envolvidos com o livro didático.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilUFRNPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAOliveira, Margarida Maria Dias dehttps://orcid.org/0000-0001-8195-5113http://lattes.cnpq.br/9151962206801002https://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandeshttps://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Santos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Chaves, Edilson AparecidoOliveira, Itamar Freitas deSoares, Jandson Bernardo2023-08-21T22:52:11Z2023-08-21T22:52:11Z2023-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570ark:/41046/00130000221vcinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2023-08-21T22:52:52Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/54570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2023-08-21T22:52:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
title O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
spellingShingle O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
Soares, Jandson Bernardo
Espaço público
Ensino de História
Espaço didático-editorial
PNLD
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
title_full O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
title_fullStr O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
title_full_unstemmed O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
title_sort O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
author Soares, Jandson Bernardo
author_facet Soares, Jandson Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
https://orcid.org/0000-0001-8195-5113
http://lattes.cnpq.br/9151962206801002
https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
https://orcid.org/0000-0003-2690-5222
http://lattes.cnpq.br/8893350729538284
Santos, Magno Francisco de Jesus
https://orcid.org/0000-0002-2218-7772
http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
Chaves, Edilson Aparecido
Oliveira, Itamar Freitas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jandson Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público
Ensino de História
Espaço didático-editorial
PNLD
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Espaço público
Ensino de História
Espaço didático-editorial
PNLD
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T22:52:11Z
2023-08-21T22:52:11Z
2023-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/41046/00130000221vc
identifier_str_mv SOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
ark:/41046/00130000221vc
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Brasil
UFRN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Brasil
UFRN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@bczm.ufrn.br
_version_ 1846688730115473408