O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)
| Ano de defesa: | 2023 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570 |
Resumo: | The present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook. |
| id |
UFRN_e72e4a1f3fa37451cd7e32a4afa8bab7 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufrn.br:123456789/54570 |
| network_acronym_str |
UFRN |
| network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
| repository_id_str |
|
| spelling |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016)Espaço públicoEnsino de HistóriaEspaço didático-editorialPNLDCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThe present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook.O presente trabalho se propõe a investigar como aconteceram as disputas entre o Estado brasileiro e os autores de livros didáticos, entre 1995 e 2016, em torno da constituição de um conceito de livro didático, entendido aqui como um saber-fazer. Nesse sentido, relaciono os documentos produzidos e divulgados pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educacionais (ABRALE) e os Guias do PNLD elaborados pelo Estado Brasileiro. Tais produções foram observadas à luz da Análise de Conteúdo, o que possibilitou ampliar a sua leitura para atingir aspectos práticos, psicológicos, históricos, econômicos e sociológicos (Laurence Bardin, 1980), os quais foram adensados a partir de escritos de Jürgen Habermas (1996) e Michel de Certeau (2013), autorizando a observar a linguagem e as práticas no mundo como duas faces da mesma moeda, elementos que dialeticamente comporiam as formas de agir, produzir e se relacionar com a realidade. Por fim, este texto demonstra como as relações entre o Estado brasileiro se desenvolveram a partir de modelos de racionalidades que oscilaram entre um modelo técnico e um comunicativo, ao passo que a avaliação dos livros didáticos e seus procedimentos se configuraram como o principal espaço de disputa, mas também de consenso entre os agentes sociais envolvidos com o livro didático.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilUFRNPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAOliveira, Margarida Maria Dias dehttps://orcid.org/0000-0001-8195-5113http://lattes.cnpq.br/9151962206801002https://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandeshttps://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Santos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Chaves, Edilson AparecidoOliveira, Itamar Freitas deSoares, Jandson Bernardo2023-08-21T22:52:11Z2023-08-21T22:52:11Z2023-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570ark:/41046/00130000221vcinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2023-08-21T22:52:52Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/54570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2023-08-21T22:52:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| title |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| spellingShingle |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) Soares, Jandson Bernardo Espaço público Ensino de História Espaço didático-editorial PNLD CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| title_short |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| title_full |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| title_fullStr |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| title_full_unstemmed |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| title_sort |
O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016) |
| author |
Soares, Jandson Bernardo |
| author_facet |
Soares, Jandson Bernardo |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Dias de https://orcid.org/0000-0001-8195-5113 http://lattes.cnpq.br/9151962206801002 https://orcid.org/0000-0002-8542-4173 http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes https://orcid.org/0000-0003-2690-5222 http://lattes.cnpq.br/8893350729538284 Santos, Magno Francisco de Jesus https://orcid.org/0000-0002-2218-7772 http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Chaves, Edilson Aparecido Oliveira, Itamar Freitas de |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jandson Bernardo |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço público Ensino de História Espaço didático-editorial PNLD CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| topic |
Espaço público Ensino de História Espaço didático-editorial PNLD CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| description |
The present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of the concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State were listed. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality. Finally, this text demonstrates how the relations between the Brazilian State developed from rationality models that oscillated between a technical and a communicative model, while the evaluation of textbooks and their procedures were configured as the main space of dispute, but also of consensus between the social agents involved with the textbook. |
| publishDate |
2023 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21T22:52:11Z 2023-08-21T22:52:11Z 2023-04-13 |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
| format |
doctoralThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570 |
| dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/41046/00130000221vc |
| identifier_str_mv |
SOARES, Jandson Bernardo. O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 358f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. ark:/41046/00130000221vc |
| url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54570 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
| publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
| instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
| instacron_str |
UFRN |
| institution |
UFRN |
| reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
| collection |
Repositório Institucional da UFRN |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
| repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@bczm.ufrn.br |
| _version_ |
1846688730115473408 |