O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos. |
id |
UFRN_ff9d5a238a81cdd984b8121161a11bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27769 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Nayara Freire de SousaSouza, Jusamara Vieira deGaulke, Tamar GenzMendes, Jean Joubert Freitas2019-09-27T20:17:28Z2019-09-27T20:17:28Z2018-12-20SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.This dissertation aims to understand the performance of the multi-instrumentalist teacher by analyzing the life stories of teachers in different contexts. In the scope of this research, this professional is understood as someone who, besides playing several instruments, is also able to perform different tasks related to music, i.e., the ability to conduct, develop musical arrangements and compose in order to give greater meaning to his practice is also part of this concept. The chosen methodology to construct the results were the life stories JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015), and the investigation is presented within the qualitative approach (BRESLER (2000); FREIRE VLB, (2010); OLIVEIRA (2012). This research had the collaboration of three music teachers who are inserted in different contexts – school of basic education, specialized school and third sector (NGO and Church). Based on semi-structured thematic interviews with open questions, each one narrated his history and his performance as a musical educator who has the multiinstrumentalist characteristics. The theoretical basis of this research is the Intercultural Musical Education QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L(2004), the Intercultural Music Educator OLIVEIRA, (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO (2003) and the profile of this MultiInstrumentalist RAUBER (2017); PRESSER (2013). The results found on the profile of this teacher, pointing out aspects about his teaching profile, his diversity of functions, his field of action and the impact of this characteristic for him and his students. The obtained results show the profile of the multi-instrumentalist teacher, pointing out the aspects his teaching profile, his diversity of functions, his acting area and the impact of the multiinstrumental characteristic for him and his students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMulti-instrumentistaEducação musical interculturalAtuação docenteO educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdfapplication/pdf1880131https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/1/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf76600c1cab6712ab3b798d78de9ba699MD51TEXTEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txtEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain186488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/2/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txte4439436697155bedd5185b54d473966MD52THUMBNAILEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpgEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/3/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpg5cabda539285fd497afa6076d1c1746aMD53123456789/277692019-09-29 02:15:07.29oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27769Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-29T05:15:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
title |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
spellingShingle |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos Silva, Nayara Freire de Sousa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Multi-instrumentista Educação musical intercultural Atuação docente |
title_short |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
title_full |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
title_fullStr |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
title_full_unstemmed |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
title_sort |
O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos |
author |
Silva, Nayara Freire de Sousa |
author_facet |
Silva, Nayara Freire de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gaulke, Tamar Genz |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nayara Freire de Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
contributor_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Multi-instrumentista Educação musical intercultural Atuação docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multi-instrumentista Educação musical intercultural Atuação docente |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-27T20:17:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-27T20:17:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/1/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/2/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/3/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76600c1cab6712ab3b798d78de9ba699 e4439436697155bedd5185b54d473966 5cabda539285fd497afa6076d1c1746a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777638206472192 |