O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Nayara Freire de Sousa
Orientador(a): Mendes, Jean Joubert Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.
id UFRN_ff9d5a238a81cdd984b8121161a11bd1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27769
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Nayara Freire de SousaSouza, Jusamara Vieira deGaulke, Tamar GenzMendes, Jean Joubert Freitas2019-09-27T20:17:28Z2019-09-27T20:17:28Z2018-12-20SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.This dissertation aims to understand the performance of the multi-instrumentalist teacher by analyzing the life stories of teachers in different contexts. In the scope of this research, this professional is understood as someone who, besides playing several instruments, is also able to perform different tasks related to music, i.e., the ability to conduct, develop musical arrangements and compose in order to give greater meaning to his practice is also part of this concept. The chosen methodology to construct the results were the life stories JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015), and the investigation is presented within the qualitative approach (BRESLER (2000); FREIRE VLB, (2010); OLIVEIRA (2012). This research had the collaboration of three music teachers who are inserted in different contexts – school of basic education, specialized school and third sector (NGO and Church). Based on semi-structured thematic interviews with open questions, each one narrated his history and his performance as a musical educator who has the multiinstrumentalist characteristics. The theoretical basis of this research is the Intercultural Musical Education QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L(2004), the Intercultural Music Educator OLIVEIRA, (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO (2003) and the profile of this MultiInstrumentalist RAUBER (2017); PRESSER (2013). The results found on the profile of this teacher, pointing out aspects about his teaching profile, his diversity of functions, his field of action and the impact of this characteristic for him and his students. The obtained results show the profile of the multi-instrumentalist teacher, pointing out the aspects his teaching profile, his diversity of functions, his acting area and the impact of the multiinstrumental characteristic for him and his students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMulti-instrumentistaEducação musical interculturalAtuação docenteO educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdfapplication/pdf1880131https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/1/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf76600c1cab6712ab3b798d78de9ba699MD51TEXTEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txtEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain186488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/2/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txte4439436697155bedd5185b54d473966MD52THUMBNAILEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpgEducadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/3/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpg5cabda539285fd497afa6076d1c1746aMD53123456789/277692019-09-29 02:15:07.29oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27769Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-29T05:15:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
title O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
spellingShingle O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
Silva, Nayara Freire de Sousa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Multi-instrumentista
Educação musical intercultural
Atuação docente
title_short O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
title_full O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
title_fullStr O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
title_full_unstemmed O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
title_sort O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
author Silva, Nayara Freire de Sousa
author_facet Silva, Nayara Freire de Sousa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gaulke, Tamar Genz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nayara Freire de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Multi-instrumentista
Educação musical intercultural
Atuação docente
dc.subject.por.fl_str_mv Multi-instrumentista
Educação musical intercultural
Atuação docente
description Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-27T20:17:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-27T20:17:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769
identifier_str_mv SILVA, Nayara Freire de Sousa. O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/1/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/2/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27769/3/Educadormusicalmulti-instrumentista_Silva_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 76600c1cab6712ab3b798d78de9ba699
e4439436697155bedd5185b54d473966
5cabda539285fd497afa6076d1c1746a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777638206472192