Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Gil Robson de Oliveira lattes
Orientador(a): Almeida, Laura Camila Braz de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441
Resumo: This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers.
id UFS-2_e1f74dee6f8d57ced0212b6327341d97
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6441
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Gil Robson de OliveiraAlmeida, Laura Camila Braz dehttp://lattes.cnpq.br/04060612678762962017-09-27T19:44:34Z2017-09-27T19:44:34Z2016-12-07SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers.Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa-ação realizada no CEJBN/SE, envolvendo o uso do aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas – WhatsApp – como estratégia para alunos do 9ª ano do ensino fundamental desenvolverem competências para a prática da produção de texto do gênero artigo de opinião. A pesquisa baseia-se nos estudos de Köch, Boff e Marinello (2009/2014) sobre o gênero textual artigo de opinião; Dolz e Schneuwly (2004), sobre o trabalho com os gêneros textuais a partir de uma sequência sistemática de ações didáticas; Soares (2002) sobre letramentos na Cibercultura e Rojo (2015), sobre multiletramentos. A metodologia empregada é a proposta por Dolz e Schneuwly, reconhecida como Sequência Didática. A justificativa para a realização da pesquisa se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita. O produto final da pesquisa-ação realizada está registrado em um Caderno Pedagógico que visa socializar a experiência das ações didáticas com outros docentes de língua portuguesa do ensino fundamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilEscritaEscrita criativaEscrita criativa (ensino fundamental)Gêneros literáriosLetramentosGrupos de discussão pela InternetRedes sociais onlineArtigo de opiniãoMultiletramentosWhatsAppOpinion articleLiteraciesMultiliteraciesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESFórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdfapplication/pdf11025701https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/1/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdfd87641554c7e525ecf0d9bb0551a7727MD51TEXTGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain237074https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/2/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txt5f88d1f4fb7a4597cf4de5f60b3a9d25MD52THUMBNAILGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/3/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg1d8a110c1dce41a36a967b298d5a43e2MD53riufs/64412018-01-15 19:47:27.444oai:ufs.br:riufs/6441Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:47:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
title Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
spellingShingle Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
Santos, Gil Robson de Oliveira
Escrita
Escrita criativa
Escrita criativa (ensino fundamental)
Gêneros literários
Letramentos
Grupos de discussão pela Internet
Redes sociais online
Artigo de opinião
Multiletramentos
WhatsApp
Opinion article
Literacies
Multiliteracies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
title_full Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
title_fullStr Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
title_full_unstemmed Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
title_sort Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
author Santos, Gil Robson de Oliveira
author_facet Santos, Gil Robson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gil Robson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laura Camila Braz de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0406061267876296
contributor_str_mv Almeida, Laura Camila Braz de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Escrita criativa
Escrita criativa (ensino fundamental)
Gêneros literários
Letramentos
Grupos de discussão pela Internet
Redes sociais online
Artigo de opinião
Multiletramentos
WhatsApp
topic Escrita
Escrita criativa
Escrita criativa (ensino fundamental)
Gêneros literários
Letramentos
Grupos de discussão pela Internet
Redes sociais online
Artigo de opinião
Multiletramentos
WhatsApp
Opinion article
Literacies
Multiliteracies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Opinion article
Literacies
Multiliteracies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441
identifier_str_mv SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/1/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/2/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/3/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d87641554c7e525ecf0d9bb0551a7727
5f88d1f4fb7a4597cf4de5f60b3a9d25
1d8a110c1dce41a36a967b298d5a43e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1799759442385829888