Um estudo geográfico do transporte aéreo no Brasil
Ano de defesa: | 2012 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99502 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Um estudo geográfico do transporte aéreo no BrasilGeografiaAeronáutica comercialAeroportosBrasilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em GeografiaEsta dissertação tem por objetivo analisar o transporte aéreo brasileiro no período de 1920-2012 e verificar a dinâmica econômica e social do setor. Para este estudo foi utilizado a ótica da Geografia Econômica seguindo os pressupostos teóricos de Ignácio Rangel e Armem Mamigonian. A Teoria da Formação Sócio-Espacial de Milton Santos está presente na pesquisa como método de análise que contempla aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. A análise observou um cenário de rígido controle do Estado e apresentava uma restrita quantidade de passageiros com acesso à via aérea. A desregulamentação, iniciada no final dos anos 1980 favoreceu a entrada de novas empresas, assim surgiram novas opções de viagens que contemplou uma nova classe econômica beneficiada pelo aumento do poder aquisitivo. Empresas com novas estratégias conquistaram passageiros, em contrapartida, companhias tradicionais perderam força com a pressão da competição. Nesse processo, o poder militar da aeronáutica foi reduzido e uma nova proposta governamental e social, com o apoio da população, impulsionou o controle civil sobre o mercado aéreo. O governo, pressionado pela nova realidade, buscou alternativas para organização da estrutura aérea que favorecesse a nova realidade. Em Santa Catarina, apesar da restrita infraestrutura a movimentação dos aeroportos, segue a tendência nacional e o crescimento é notável. O presente estudo mostrou que o aumento da demanda, consequência de uma nova realidade social e econômica do país, impulsionou o surgimento de um cenário que enfraqueceu o rígido controle do Estado. Diferentes empresas tiveram acesso a este mercado e com o surgimento de outras rotas partindo do Brasil, as relações com o exterior foram ampliadas. Diante disso, o resultado foi uma nova postura do governo, criando a Agência Reguladora e dando abertura para empresas privadas administrarem aeroportos. Esse estudo mostrou que o aumento da demanda, consequência de uma realidade social e econômica do país, impulsionou o surgimento de um novo cenário, que enfraqueceu o rígido controle do Estado, novas empresas tiveram acesso a este mercado, as relações com o exterior foram ampliadas com o surgimento de novas rotas alcançadas pelas empresas aéreas a partir do Brasil. Diante disso, o resultado foi uma nova postura do governo com a criação da Agência Reguladora e a abertura de concessão para empresas privadas administrarem aeroportos.This dissertation aims to analyze the Brazilian aircraft transportation in the period 1920-2012 and to verify the dynamic economic and social sector. For this study we used the perspective of economic geography following the theoretical assumptions of Ignacio Rangel and Armem Mamigonian. The Teoria da Formação Sócio-Espacial of Milton Santos is present in the research as a method of analysis that includes historical, political, social and economic. The study noted a scenario of rigid State control, which had a limited amount of passengers with access to the airway. Deregulation, begun in the late 1980s favored the entry of new companies, and emergence of new travel options that included a new economic class benefited by the increased purchasing power. Companies with new strategies gained passengers, however traditional companies lost power with the pressure of competition. In this process, the military aeronautics was reduced and a new proposal with the government and social support of the people drove the civilian control of the airline market. The government pushed for a new reality sought alternatives to the organization of the aerial structure that favored the new reality. In Santa Catarina, despite the limited infrastructure of airports handling follows the national trend and the growth is remarkable. This study showed that the increase in demand, a consequence of social and economic reality of the country prompted the emergence of a new scenario that has weakened the rigid state control, new businesses have access to this market, the foreign relations were extended with the emergence of new routes achieved by airlines from Brazil. Thus, the result was a new attitude of the government with the creation of the Regulatory Agency and the opening of concession to private companies manage airports.FlorianópolisBastos, Jose MessiasUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Andutsa Aline2013-03-04T21:04:13Z2013-03-04T21:04:13Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il., grafs., tabs.application/pdf305405http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99502porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:45:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99502Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:45:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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