Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Ferrari, Fernanda Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88808
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0f361806a3489ce4a4cd9d17e6aaf3bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88808
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagemEngenharia de produçãoEngenhariaEstudo e ensinoMetodos de ensinoAprendizagemProjetos de engenhariaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas na busca constante de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é necessário haver interação entre as teorias da aprendizagem, as práticas de ensino dos professores e as formas de aprendizagem dos alunos. Uma das estratégias didáticas empregadas por professores é a Pedagogia de Projetos, que é "uma proposta lógica de trabalho, sistematizada de acordo com o modelo científico, que permite realizar investigação sobre determinado tema ou assunto" (MARTINS, 2003, p.66). A originalidade deste trabalho reside na utilização da Pedagogia de Projetos aplicando-se conjuntamente o conceito de Objetos de Aprendizagem. Os Objetos de Aprendizagem são "entidades digitais utilizadas para divulgar informação através da Internet, as quais são independentes umas das outras", isto é, uma padronização da distribuição de conteúdo digital (BETTIO, 2003, p.19). Considerando o problema desta pesquisa a dissociação existente, no Ensino Superior, entre teoria e prática, remete-se à seguinte questão: como utilizar os Objetos de Aprendizagem para subsidiar a construção do conhecimento por meio da Pedagogia de Projetos? Nesse contexto, esta tese tem como objetivo geral desenvolver um Método Didático para o Ensino de Engenharia, utilizando a concepção pedagógica de Pedagogia de Projetos em conjunto com o conceito emergente de Objetos de Aprendizagem. Many researches have been developed in the constant search of perfectioning of the teach-learning process. In this direction, it is necessary to have interaction enters the theories of the learning, practical of education of the professors and the forms of learning of the pupils. One of the didactic strategies used by professors is the Home Projects, which is "a work proposal logical, systemize in accordance with the scientific model, which allows carrying through inquiry on definitive subject or subject" (MARTINS, 2003, p.66). The unknown of this work jointly inhabits in the use of the Home Projects applying itself the concept of Learning Objects. The Learning Objects are "digital entities used to divulge information through the Internet, which are independent ones of the others", that is, a standardization of the distribution of digital content (BETTIO, 2003, p.19). Considering the problem of this research the existing separation, in Superior Education, between practical theory and, the following question is sent to it: how to use Learning Objects to subsidize the construction of the knowledge by means of the Home Projects? In this context, this thesis has as objective generality to develop a Didactic Method for Engineering Education, using the pedagogical conception of Home Projects in set with the emergent concept of Learning Objects.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaFerrari, Fernanda Barbosa2012-10-22T13:54:49Z2012-10-22T13:54:49Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis130 f.| il., grafs., tabs.application/pdf226672http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88808porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-22T13:54:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-22T13:54:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
title Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
spellingShingle Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
Ferrari, Fernanda Barbosa
Engenharia de produção
Engenharia
Estudo e ensino
Metodos de ensino
Aprendizagem
Projetos de engenharia
title_short Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
title_full Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
title_fullStr Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
title_sort Pedagogia de projetos utilizando objetos de aprendizagem
author Ferrari, Fernanda Barbosa
author_facet Ferrari, Fernanda Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Fernanda Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Engenharia
Estudo e ensino
Metodos de ensino
Aprendizagem
Projetos de engenharia
topic Engenharia de produção
Engenharia
Estudo e ensino
Metodos de ensino
Aprendizagem
Projetos de engenharia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T13:54:49Z
2012-10-22T13:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 226672
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88808
identifier_str_mv 226672
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653421274726400