Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Lima, Lenice Praia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82699
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_17af57ce0db2f87c33709ed3983af7db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82699
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAMEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades (Trustees)Competencia e desempenho(Linguistica)Melhoria contínuaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A fundamentação do presente trabalho está baseada em proposições da "gestão baseada nas competências". Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar, segundo a percepção de gestores e alunos, quais as competências essenciais necessárias para a busca da competitividade, que deverão ser implementadas pelos Cursos de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior # ICESAM, na cidade de Manaus, segundo a percepção de gestores e alunos, com o intuito de estabelecer quais as competências essenciais exigidas pelo setor do Ensino Superior para os cursos de Administração de Instituição de Ensino Superior na cidade de Manaus, identificou, através da percepção de gestores, quais são as competências essenciais relevantes para o alcance da competitividade no setor, pesquisou e listou quais são as competências essenciais exigidas pelos alunos, descreve as competências que o aluno gostaria de perceber nos serviços prestados pelos cursos de Administração e aquelas essenciais identificadas por Gestores, verifica se há divergência entre a percepção interna e dos alunos. Pretendeu-se também identificar a mudança de percepção dos alunos ao longo do curso e propôs ações de melhoria no relacionamento do Gestor com o Aluno. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de entrevistas pessoais e semi-estruturadas para levantamento preliminar de dados. Com base nas entrevistas, elaborou-se um questionário semi-estruturado, não-disfarçado, para mensurar o grau de importância de 46 competências profissionais. A amostra foi constituída por 12 gestores e 294 alunos do Curso de Administração do ICESAM na cidade de Manaus. Realizou-se análise fatorial, seguida de análise de confiabilidade dos itens. Foram realizadas, ainda, análises de variância e de regressão múltipla. Foi verificado que a média dos graus de importância atribuídos por gestores é significativamente superior às médias das amostras de alunos. Na estratificação por período da amostra dos alunos verificou-se percepção diferente dos alunos do 1º e 2º períodos, dos coletados pelos alunos do 3º e 4º, bem como dos alunos do 6º e 7º períodos. O estudo indica novas exigências de qualificação para os Gestores do Curso de Administração do ICESAM, poderá contribuir para o aperfeiçoamento das políticas de recursos humanos da Instituição.Os resultados sugerem que, em um futuro próximo, o Gestor do curso de Administração exercerá a função de um consultor educacional, passando a desempenhar um papel ocupacional bastante diverso daquele que representa atualmente. Para finalizar, são apresentadas ações de melhoria a serem desenvolvidas pela Coordenação do Curso.Florianópolis, SCRossetto, Carlos RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Lenice Praia2012-10-19T17:30:08Z2012-10-19T17:30:08Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.| il., tabs., grafs.application/pdf195122http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82699porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T21:51:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82699Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T21:51:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
title Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
spellingShingle Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
Lima, Lenice Praia
Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Competencia e desempenho
(Linguistica)
Melhoria contínua
title_short Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
title_full Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
title_fullStr Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
title_full_unstemmed Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
title_sort Competências essenciais, segundo a percepção de gestores e alunos do Curso de Administração do Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas-ICESAM
author Lima, Lenice Praia
author_facet Lima, Lenice Praia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossetto, Carlos Ricardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lenice Praia
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Competencia e desempenho
(Linguistica)
Melhoria contínua
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Competencia e desempenho
(Linguistica)
Melhoria contínua
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T17:30:08Z
2012-10-19T17:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 195122
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82699
identifier_str_mv 195122
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187753812557824