Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Paninson, Leticia Anelise Soares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009
id UFSC_2736e61ca311dbe71e2db79cb090766d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92704
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências BiológicasEducaçãoCiências biológicasEstudo e ensino (Superior)CurriculosEstudantes universitariosFlorianopolis (SC)Avaliação educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009A pesquisa "Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse de apreender quais as ideias de ensino e avaliação escolar, concebidas pelos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados, foram colhidas informações e argumentos dos acadêmicos da referida turma, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguido de entrevista individual, com uma mostra de representação do mesmo grupo. Integrou a construção do material, a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando a subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pôde-se identificar uma expectativa de educação, ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico, na pessoa do professor. Ainda, pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação, como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, de um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno, em uma articulação metodológica numa proposta mais democrática de avaliação. Tais ideias são entendidas como parte de sua construção, como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica, que se combinam às práticas formativas e aos conteúdos das mediações, em sua inserção nos estágios curriculares. Concluiu-se, destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão do ensino e da avaliação, em Ciências e em Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as várias problematizações relevantes e que já fazem parte do repertório pedagógico dos acadêmicos.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaPaninson, Leticia Anelise Soares2012-10-24T11:23:21Z2012-10-24T11:23:21Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf266099http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T13:26:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:26:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
title Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
spellingShingle Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
Paninson, Leticia Anelise Soares
Educação
Ciências biológicas
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Estudantes universitarios
Florianopolis (SC)
Avaliação educacional
title_short Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
author Paninson, Leticia Anelise Soares
author_facet Paninson, Leticia Anelise Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vânia Beatriz Monteiro da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paninson, Leticia Anelise Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciências biológicas
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Estudantes universitarios
Florianopolis (SC)
Avaliação educacional
topic Educação
Ciências biológicas
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Estudantes universitarios
Florianopolis (SC)
Avaliação educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T11:23:21Z
2012-10-24T11:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 266099
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704
identifier_str_mv 266099
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188048966778880