A política de cotas da UFSC na opinião dos seus graduandos
Ano de defesa: | 2013 |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2013. |
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A política de cotas da UFSC na opinião dos seus graduandosSociologia politicaProgramas de ação afirmativaSanta CatarinaCotas universitáriasInclusão socialAnalise fatorialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2013.O presente trabalho apresenta uma análise da opinião dos graduandos de uma universidade federal brasileira sobre as chamadas Políticas de Ação Afirmativa para inclusão no ensino superior, iniciativa também conhecida como política de cotas. Este estudo começa com uma análise bibliográfica acerca da dinâmica histórica de implementação dessas políticas tendo como eixo a necessidade histórica de emancipação social do negro brasileiro. Em seguida, analisamos como a Sociologia nacional tem pensado, ao longo dos anos, a questão da inclusão social do negro, donde buscamos identificar as principais correntes interpretativas e suas respectivas teses. Em terceiro lugar apresentamos o detalhamento da pesquisa de campo onde procuramos averiguar quais as opiniões dos graduandos sobre tais políticas, bem como compreender quais os fatores que colaboraram para a formação dessas opiniões. Finalmente, analisamos o resultado das observações de campo à luz das teorias apresentadas ao longo do trabalho. O material coletado em campo foi organizado em forma de banco de dados totalizando 485 casos válidos, de onde procedeu-se uma série de testes estatísticos em busca de correlações que ajudassem a identificar os fatores sociológicos aos quais as diferentes opiniões sobre cada modalidade de cota estariam relacionados.<br>Abstract : This paper presents an analysis of the opinions of a set of undergraduates in a public Brazilian university about Affirmative Action Policy in higher education. The study begins with a review of the literature on the implementation of such policies. Then we analyze how Brazilian sociology has considered the social inclusion of black people over the years, seeking to identify the main interpretative currents and their respective arguments. Following this, we present the details of the research conducted, attempting to establish what the opinions of undergraduates on such policies clearly are, and to elucidate what factors contributed to the formation of their opinions. Finally, we analyze the results of our observations in the field according to the axis of theories presented throughout the work. The material collected in the field was organized into a database of 485 valid cases, where we used a series of statistical tests to find correlations that would help us to identify the sociological factors to which the different opinions on each type of Affirmative Action were probably related.Scherer-Warren, IlseUniversidade Federal de Santa CatarinaCassoli, Alessandro Theodoro2013-12-05T23:05:59Z2013-12-05T23:05:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| grafs., tabs.application/pdf320619https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107059porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:10:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107059Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:10:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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