O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias do curo de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bonfanti, Claudete
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178310
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
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spelling O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias do curo de pedagogiaEducaçãoProfessoresFormaçãoEstágios supervisionadosEducação infantilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como objeto a formação de professores para a Educação Infantil, investigando-a a partir do estágio obrigatório do curso de Pedagogia. O objetivo geral da investigação é compreender as relações teórico-práticas do estágio obrigatório em Educação Infantil, na perspectiva das significações construídas pelas estagiárias. Fazem parte do estudo vinte e nove estagiárias de um curso de pedagogia e três docentes de um Centro de Educação Infantil (CEI) de um município do sul do Brasil. As informações aqui analisadas foram produzidas tendo como procedimento de recolha de dados: entrevistas, produções de textos e análise documental, por meio do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e regulamento de estágio, nos anos de 2014 (primeiro e segundo semestres) e 2015 (primeiro semestre). Os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural, especialmente as contribuições de Vigotski (2003, 2004, 2010) embasam o processo de constituição das significações. Estudos na área da formação de professores, estágio e especificidades da Educação Infantil, tais como os de Catarsi e Fortunati (2012), Rocha (2012, 1999), Haddad (2006), Pimenta e Lima (2004, 2006) também fundamentam o trabalho. Como procedimento metodológico de análise das informações coletadas adotamos os ?Núcleos de Significação? (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2015). As significações são entendidas como a unidade de sentidos e significados na perspectiva histórico-cultural. Foram analisados quatro núcleos de significação, a saber: Relação teoria e prática no estágio e suas contradições; O estágio como tempo e espaço na formação de um professor para a Educação Infantil; Especificidades da Educação Infantil: pertinências entre cuidar e educar; O processo de aprender a profissão docente neste curso de pedagogia. Quanto aos resultados da pesquisa cabe enfatizar que as análises realizadas revelaram significações acerca das especificidades da educação Infantil, evidenciaram como são construídas as significações em torno da relação teoria-prática por parte das participantes e, por fim, indicou as implicações do estágio no processo de formação profissional (tornar-se professora) para a Educação Infantil. O estudo traz contribuições para os estudos sobre formação de professores de Educação Infantil, em nível universitário e formação continuada. Além disso, aponta possibilidades para a ampliação da discussão acerca da relação entre teoria-prática e as especificidades da primeira etapa da Educação Básica, de modo a incitar estudos posteriores na área.<br>Abstract : This present qualitative-based research focuses on early childhood teacher education, by means of studying the Pedagogy undergraduate course compulsory teaching-practice. The main purpose of this investigation is to understand theoretical and practical relations, from the compulsory teaching-practice, based on the perspective of pre-service teachers? meaning makings. Twenty-nine (29) pre-service teachers of undergraduate Pedagogy degree and three (3) teachers from an Early Childhood Education Center constitute participants of this investigation. Data stem from interviews and writings produced by the participants as well as from the Pedagogy Educational Project and Teaching-Practice Regulations, in 2014 and 2015 years long. Cultural-Historical Psychology theory, especially through Vygotsky?s (2003, 2004, 2010) contributions, supports the process of meaning making. Besides, studies on teacher education, teaching-practice and early childhood specifications based on Catarsi and Fortunati (2012), Rocha (2012, 1999), Haddad (2006), Pimenta and Lima (2004, 2006) support this research, as well. ?Meaning Core? (Aguiar and Ozella, 2006, 2015) methodological procedures were followed in order to carry out analysis of data collected. Four meaning cores were selected for analysis: Relationship theory and practice in the stage and their contradictions; the internship as time and space in the formation of a teacher for early childhood education; specifications of early childhood education: between caring and educating; the process of learning the teaching profession in this Pedagogy course. Regarding the results of the research, it should be emphasized that the analyzes carried out revealed meanings about the specifications of Early Childhood Education and finally, Indicated the implications of the internship in the process of professional training (becoming a teacher) for Early Childhood Education.Results of this study may contribute to early childhood undergraduate and continuing teacher education, by means of pointing out possibilities to expand discussions about theoretical and practical relations and the particularities of the first step on early childhood education, in order to urge further studies in the area of education.Schlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaBonfanti, Claudete2017-08-15T04:10:36Z2017-08-15T04:10:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis263 p.| il., gráfs.application/pdf346993https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T04:10:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-15T04:10:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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